TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Advertisements

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
Professor: Alex Avellar
Certificação Digital na CAIXA
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Nota Fiscal Eletrônica
Aplicações de Certificados Digitais
PROJETO.
Certificação Digital.
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública de Atos de Pessoal
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Certificação Digital.
Certificação Digital Assinatura Digital.
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
Autoridades de Certificação
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Documentos Digitais Aula 9.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
O futuro da internet Lei nº /06
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
 É uma assinatura eletrônica, obrigatória para todas empresas com mais de 10 funcionários, desde de 1º de Julho de 2012, e para todas as demais empresas.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
Documentos Digitais Aula 8.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Aplicações de Certificados Digitais. Receita Federal do Brasil - RFB - e-CAC DBE - Documento Básico de Entrada no CNPJ Sistema Público de Escrituração.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
Sua Ideia é nossa maior estratégia. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
Lei n° /2006 Processo Eletrônico
GESTÃO DE T.I. E DIREITO Patentes de software Contratos Digitais Assinatura Digital Privacidade e Direitos do Consumidor Responsabilidade Civil na Informática.
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Na era do fisco eletrônico, da onipresença, onde inúmeras e impensáveis regras de controle e acompanhamento.
TECNOLOGIA E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
GED e Assinatura Digital
Sistema Público de Escrituração Digital Panamá, 14 y 15 de febrero de 2011 Taller sobre “Facturación”
Certificação Digital e Assinatura Digital. A Certisign *Ponto de Atendimentos Fonte: Revista Exame Melhores e Maiores Escritórios Porto Alegre.
ASSINATURA DIGITAL.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA

1. PESQUISA- EXPLICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO Como vivemos na era da informática na qual trabalhamos, fazemos compras, fazemos transações bancáriais, e estudamos por meio de um computador, precisamos garantir a segurança e a privacidade das transações realizadas por pessoas e empresas dentro do ambiente virtual. Por isso precisa-se de uma certificação digital que é uma carteira de identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma transação efetuada em serviços oferecidos por orgãos púbicos e privados, que possibilita mesmo sem a presença física do cidadão, a assinatura de contratos. o fechamento de transações comerciais, além do acesso a informações sensíveis

1. PESQUISA- EXPLICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO A ICP- Brasil ou Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, foi instituída pela Medida Provisória , de 24 de agosto de 2001 que criou o Comitê Gestor da ICP Brasil, a Autoridade Certificadora Raiz Brasileira e define as demais entidades que compõem sua estrutura. A partir dessa MP, foram elaborados os regulamentos que regem as atividades das entidades integrantes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira: Resoluções do comite gestor da ICP-Brasil, as Instruções Normativas e outros documentos.

1. PESQUISA- EXPLICAÇÃO DO FUNCIONAMENTO O modelo de Infraestrutura adotado pela ICP-Brasil foi o de Certificado com Raiz única. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, autarquia federal ligada à Casa Civil da Presidência da República está na ponta deste processo como Autoridade Certificadora Raiz. Cabe ao Instituto credenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

2.VALOR DA ASSINATURA A infra- estrtura de Chave Pública se baseia num par de chaves, sendo uma pública e outra privada, que são geradas em um mesmo momento, são dependentes porem ineduzíveis matematicamente uma da outra. O remetente assina com a chave privada, gerando o não repúdio ou irretratabilidade e o destinatário confere com a chave pública, gerando a integridade e autenticidade que é o objetivo da assinatura digital. Os atores interessados são cidadãos, profissionais liberais, empresas, orgãos públicos e privados, que podem acessar documentos e operar transações eletrônicas.

3. APLICAÇÕES Um caso de sucesso é a adoção da Nota Fiscal Eletrônica que vêm substituindo as notas anteriormente emitidas em papel. É parte de uma iniciativa mais abrangente que tem por objetivo tornar eletrônico tanto a escrituração fiscal, como a escrituração contábil. A NFE é um primeiro passo neste sentido e otimiza os processos que envolvem as empresas, a Secretaria da Fazenda a a Receita Federal. Pode-se também citar os acessos aos serviços e informações da Receita Federal disponibilizados para pessoas f;isicas e jurídicas, uma aplicação muito conhecida da certificação digital. O contribuinte se beneficia devido ter acesso a uma quantidade maior de serviços por formas eletrônicas de interação, sem a necessidade presencial em uma das unidades da RFB. Por outro lado, a RFB se beneficia da Certificação digital devido ao aumento de serviços prestados por canais de interação eletrônica, que diminui a pressão nas unidades permitindo a melhoria da qualidade do atendimento.

3. APLICAÇÕES Outra aplicação é no Poder Judiciário que está ganhando agilidade ao reduzir custos ao desmaterializar a sua rotina com o uso da certificação digital. Os processos virtuais já são uma realidade tanto nos tribunais federais como nos regionais. Os benefícios são vários e estão ligados principalmente à celeridade e à eficiência na sua tramitação A certificação digital é também a última etapa do projeto TIS (Tecnologia da Informação na Saúde) da Agência Nacional de Saúde, vindo para garantir a relação e a confidencialidade das informações que são geradas dentro dos hospitais, dos laboratórios e dos médicos que são enviadas para as operadoras de serviço. O obetivo maior do TIS é fazer com que essas relações e o sigilo principalmente com o diagnóstico sejam mantidas.

3. APLICAÇÕES Também ba Gestão Publica a Certificação Digital é aplicada em diversas cidades.como na de Colatina –ES, que tem hohe diversos processos governamentais internos realizados eletronicamente, gerando uma GP transparente e moderna. As micro e pequenas empresas podem por meio da Certificação Digital comprovar sua identidade no meio virtual realizando operações comerciais e financeiras com validade jurídica, segurança e agilidade entre outros benefícios, sendo uitizads por mais de um milhão de empresas.

4. DDA

DDA é um sistema que permite o recebimento em meio eletrônico de boletos de cobrança, atualemente emitidos em papel. Foi lançado em 19/10/2009. Os objetivos são proporcionar: - Confidencialidade: eliminação do manuseio do boleto por intervenientes externos, além dos bancos; - Controle: possibilidade de se visualisar no banco em que se cadastrar como sacado eletrônico, todos os boletos da carteira de cobrança registrada em que figure como sacador/pagador, independentemente da instituição financeira emissora da cobrança;

4. DDA - Praticidade: eliminação da necessidade da digitação dos dados da cobrança; - Agilidade: chegada da cobrança para o sacado eletrônico em um dia útil (hoje são até seis dias úteis após o registro). Quanto a segurança, há a eliminação da possibilidade de perda ou extravio de documentos, eliminando fraudes, além de só o sacado ter acesso ao boleto, evitando alterações.