Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Docência universitária: repensando a aula
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola

Objetivos da Unidade Proporcionar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista pedagógico

Organização da Unidade Introdução Contextualização Identidade do professor Aprendizagem A escola diante deste novo panorama da sociedade Tecnologia na escola Ensinar e aprender com as mídias digitais O papel do professor Aprendizagem significativa Uso das tecnologias no trabalho por projetos

Contextualização A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios. Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor. Atividade 01 – Quem sou como professor e aprendiz? Proporcionou uma reflexão sobre a prática docente do cursista

Identidade do Professor “...Podemos, hoje, distinguir na identidade do profissional da educação três dimensões inseparáveis, pois ele é, simultaneamente: a) um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele; b) um pensador capaz de repensar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação; c) um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade." (Trecho do texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado, 2003)

Aprendizagem Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento. Atividade 02 – Registrando a própria reflexão Proporcionou uma reflexão sobre a identidade do professor e a sua própria aprendizagem

A escola diante deste novo panorama da sociedade “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico” (Dowbor, L., 2001) Atividade 03 – Educação e Tecnologia Proporcionou uma reflexão sobre a postura da escola e da educação diante das novas tecnologias

Tecnologia na Escola A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar, de aprender e de desenvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, a qual se caracteriza pela integração, complexidade e convivência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento. Atividade 04 – Tecnologia na minha escola Propõem orientar os cursistas para a prática em suas escolas através da observação das tecnologias nela existentes e a forma como estão sendo utilizadas

Ensinar e Aprender com as Mídias Digitais "O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional." (ALMEIDA E PRADO, 2005)

Ensinar e Aprender com as Mídias Digitais Atividade 05 – Conhecendo uma experiência Analisar uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares Atividade 06 – Olhando para a prática do professor com uso da tecnologia Focalizar o papel do professor e sua competência para facilitar a aprendizagem significativa com o uso das TIC

O Papel do Professor

Aprendizagem Significativa O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza - sociais e humanos - instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano.

Uso das Tecnologias no Trabalho por Projetos Esta situação de aprendizagem favorece ao aluno a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente, por meio de questões investigativas que o impulsionam a contextualizar conceitos conhecidos e a construir outros que surjam durante o desenvolvimento do projeto. Atividade 07 – Pesquisando sobre Trabalho por Projeto Propõem pesquisar e analisar sobre experiências desenvolvidas por meio de Trabalho por Projetos, realizadas no contexto da escola Atividade 08 – Divulgando a Pesquisa Divulgar o resultado e analise da pesquisa sobre Trabalho por Projetos realizadas nas escolas

Os 10 Mandamentos para o Aluno de Educação Online Acesso à internet; Habilidade e disposição para operar programas Vontade para aprender colaborativamente; Comportamentos compatíveis com a etiqueta; Organização pessoal; Vontade para realizar as atividades no tempo correto; Curiosidade e abertura para inovações; Flexibilidade e adaptação Objetividade em sua comunicação; Responsabilidade

Pontos para Reflexão Leitura do material (módulo/conteúdo do módulo); Seguir os prazos, organizar uma agenda; Evitar copiar atividades; Função do professor da STE; Buscar auxílio; Disciplina;