A Herança Familiar Desigual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estratificação social
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
Expectativas dos Estudantes do
Reprodução Cultural e Reprodução Social
Quadro geral das Ciências da Educação.
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
HABITUS: fundamentos CONCEITO CENTRAL.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Novos Modelos de Empresas
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
ESTÉTICA Arte e realidade
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Funções da Administração
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
II Orientação Técnica PCAGP.
O ingresso na Universidade
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Judo / Externato Passos Manuel Desculpe, O seu filho pratica Judo?
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
Perspectivação Económico-Ética da Educação
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Empreendedorismo.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Metodologia Científica
Max Weber e as ações sociais
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Sociologia Clássica e Educação II
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
anos inserção social independência, criatividade e responsabilidade. capacidade física – força muscular, impulsos, agudez sensorial e rendimento.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
QUALIDADE DE VIDA: UMA MERA REPRESENTAÇÃO SOCIAL? SIM E NÃO Sim: através dos elementos da subjetividade e de incorporação cultural. Não: existem parâmetros.
Max Weber e a educação.
CULTURA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

A Herança Familiar Desigual EDU 01053 - Sociologia da Educação: Espaços Escolares A Herança Familiar Desigual Andréia, Jéssica, Mayara, Rochele, Rosinara, Sibele

Bourdieu nega da forma mais radical possível, o caráter autônomo do sujeito individual. O capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria o maior impacto na definição do destino escolar. Compreensão das hierarquias mais ou menos sutis que distinguem as ramificações escolares. O capital econômico e o social funcionam, muitas vezes, apenas como meios auxiliares na acumulação do capital cultural.

Acúmulo Histórico de experiências de êxito e de fracasso. […] os grupos sociais, com base nas experiências e nos exemplos de sucesso e fracasso no sistema escolar vividos por seus membros, formulam uma estimativa de suas chances objetivas no universo escolar e passam a adequar, inconscientemente, seus investimentos a essas chances. (NOGUEIRA, 2006, p. 393) O que está e não está ao alcance na realidade social na qual está inserido. “Causalidade do Provável”

Estratégias Investimentos ligados a posição social Retorno que o certificado escolar pode proporcionar

“Translação Global das Distâncias”: O crescimento das taxas de escolarização faz acirrar a concorrência entre os grupos sociais pela posse do capital escolar e cultural e por consequência, o grupo detentor de maior capital deslocam suas estratégias escolares a níveis cada vez mais altos do sistema escolar. Ex.: Cursos de Línguas, Estudos no exterior, Graduação e Pós Graduação. “Lei do Rendimento Diferencial do Diploma”: Jovens com origem social mais elevada tendem a obter um maior rendimento de seus certificados escolares. Ex.: Filhos de médicos, advogados, etc. Segundo Bourdieu a mais importante é a transmissão doméstica do capital cultural, posição que contraria a opinião dos economistas, que acreditam que o mais importante dos investimentos é aquele direto de recursos monetários na escolarização dos filhos.

As classes populares e a lógica da necessidade Classe que possui posição mais dominada; Pequeno volume de patrimônio; Marcada pelas pressões materiais e urgências temporais; Escolha do necessário;

Possui envolvimento moderado com os estudos; Investimento escolar tende a oferecer retorno baixo, incerto e a longo prazo; Estudar apenas o suficiente para se manter; Privilégio das carreiras escolares mais curtas que dão acesso mais rapidamente à inserção profissional; Não há cobrança intensiva em relação ao sucesso escolar por meio dos pais e a vida escolar não é acompanhada de modo muito sistemático.

As classes médias e a lógica da ascensão pela ascese Para Bourdieu, as classes médias ou pequena- burguesia ocupam posição intermediária entre dois pólos, com tensão e equilíbrio instável entre os dominantes e os dominados. Divide-se em: Pequena burguesia em declínio: composta por pequenos proprietários, com característica de situação de declínio econômico e social.

Pequena burguesia em execução: com empregados subalternos e, setor público e privado, com bom capital cultural. Nova pequena burguesia: profissões de apresentação e representação, com boa aparência e bom gosto (publicitários, decoradores, fotógrafos) e profissionais de ofertas de bens recém criados (terapeutas, sexólogos) com nível de instrução mais elevados.

Estratégias Educativas: A classe média tende a investir pesada e sistematicamente na educação dos filhos, pelas possíveis chances de alcançar sucesso e, pela esperança de ascensão. Como componentes desse esforço Bourdieu destaca: Ascentismo: maneira de viver renunciando prazeres imediatos pensando no futuro. Com dedicação contínua e intensiva aos estudos. Malthusianismo: controle da fecundidade, para investir o máximo possível nos filhos.

Boa vontade cultural: esforço e tenacidade para aquisição da cultura. As frações mais ricas em capital econômico (pequenos proprietários) investem antes em estratégias econômicas (poupança) e só depois nos estudos. As frações com capital escolar importante (pequena burguesia de execução) investe em estratégias culturais (escola). Nessa fração encontramos os “convertidos” representados pelos filhos de professores e de intelectuais (devem a escola o essencial de seu capital cultural) e os “oblatos”, que depositam na escola expectativas de ascensão social.

As elites e as lógicas da distinção e do diletantismo + Capital Econômico + Capital Cultural Empresários Acadêmicos, artistas e intelectuais

Distinção Base de suas condutas – conscientes ou inconscientes: cultivo em se diferenciar dos demais (vulgar) nas diversas esferas da vida social: linguagem, costumes, posturas corporais, vestuário, decoração, alimentação, consumos em geral, em que Bourdieu chama de “estilo de vida”.

Separação das frações + Capital econômico (dominantes): Hedonismo “ o diploma não é tudo” Legitimação ao acesso às posições de comando já garantidas pela posso do capital econômico. + Capital cultural (dominadas): “Ascentismo aristocrático” Investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino.