Cooperação na santificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Propósito da Salvação
Advertisements

Maria missionária de Cristo
O Apostolado de Maria.
O pecado original Gn 3, 4: «Então a serpente disse
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.
Maria, singular cooperadora da Redenção
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Teologia Fundamental Revelação primitiva
Conversão CCE 1849: “O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência recta; é faltar ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo.
Maria, Mãe de Misericórdia
A IMACULADA CONCEIÇAÕ Não consiste o privilégio da Imaculada Conceição somente na ausência do pecado original, porém, mais ainda, na plenitude de graça.
Salve, Maria Mãe de Deus.
A Virgem converteu-se em Mãe de todos os homens no momento em que consentiu livremente em ser Mãe de Jesus, o primogênito entre muitos irmãos.
Na Origem da Eucaristia, está presente Maria.
O Apostolado de Maria.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
O motivo dominante da Liturgia desta solenidade é o da oferta, da entrega total a Deus. Cantado na antífona de entrada, repetindo o refrão do Salmo.
Paixão e morte Na Morte de Jesus, sobrepondo-se às causas
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
Maria estava "aos pés" da cruz. Ela entregava o seu Filho à humanidade, porque estando cheia do Espírito Santo, sabia no seu coração desde sempre, que.
Elevação e queda CIC 375: O primeiro homem foi
Quando o Senhor veio de modo visível ao que era seu, levado pela própria criação que Ele sustenta, tomou sobre si, por sua obediência, na árvore da.
Maria, Mãe do fruto divino! Maria, redentora do género humano, pois foi tua carne que sofreu em Cristo pela redenção do mundo…
REDEmPTORIS MATER.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
Deus inefável, cujas vias são a misericórdia e a verdade, cuja a vontade é onipotente, e cuja a sabedoria se estende com poder de uma à outra extremidade.
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, sois a Mãe da graça, a esperança do mundo, atendei vossos filhos que clamam por vós.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Querendo Deus, sumamente benigno e sábio, realizar a redenção do mundo.
Mistérios Gozosos - Alegria -
Origem e finalidade A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
TEMAS BÍBLICOS.
Virgindade de Maria Maternidade e virgindade são alternativas da
Virgem Maria no projeto de Salvação
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
Aula 9 As Missões Divinas
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Escola Bíblica Dominical
A sedução de que foi vítima, miseravelmente, a virgem Eva, destinada ao primeiro homem, foi desfeita pela boa-nova da verdade, maravilhosamente anunciada.
Te conhecer o amor sem fim, Um pecador fui eu; Em o meu pensar não houve lugar Para Cristo e o céu.
Escatologia intermédia - Purgatório
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Aula 6 Cooperação na santificação
Transcrição da apresentação:

Aula 6 Cooperação na santificação Mariologia Aula 6 Cooperação na santificação

Cooperação na santificação Pode-se falar da corredenção da Virgem Maria. A identificação com o seu Filho, não há dúvida, abarca desde o princípio todo o plano de salvação. Foi junto à Cruz de Jesus, onde com particular intensidade exerceu a sua missão corredentora. Arnaldo de Chartres (s. XII): “Uma foi a vontade de Cristo e de Maria; ambos ofere- ciam a Deus um mesmo holocausto: Maria, com sangue no coração; Cristo, com sangue na carne”. “Movida por um imenso amor por nós, ofereceu Ela própria o seu Filho à divina justiça para nos receber como filhos” (Leão XIII, Iucunda semper). Por nós morre Jesus e por nós sofre Maria. Colaborou com seu Filho para nos fazer filhos de Deus e também - por desígnio divino - filhos seus.

Cooperação na santificação Quando Deus disse profeticamente à serpente (o Maligno): “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua, que te esmagará a cabeça”(Gn 3, 15), está a colocar juntos o futuro Vencedor de Satanás e a Mulher, e esta Mulher, em concreto, é Maria. Deus pensou desde toda a Eternidade em Maria como “unum” com Cristo Cabeça da humanidade redimida. Satanás serviu-se da mulher para arrastar Adão e os seus filhos para o abismo do pecado e da perdição. Deus servir-se-á de uma mulher para realizar as maravilhas da Encarnação e da Redenção por meio de Cristo, Verbo encarnado no seio de Maria.

Cooperação na santificação A maternidade divina impõe e justifica radical- mente o principio de uma participação – íntima, intensa e omni-abrangente – de Maria na inteira vida e missão do Verbo encarnado. Por si própria esta associação coloca a Maria em toda a história da redenção e santificação. Cristo é a Cabeça indiscutível e única da Igreja por direito próprio, e é-o inseparavelmente de Maria como Mãe. Cristo é o único Mediador, mas quis manter junto de si, estreitamente unida, associada á sua tarefa redentora e santificadora, uma Mulher. E a Mulher foi Maria, sua Mãe.

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com