SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Proposta para formação continuada
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
OS TRÊS PORQUINHOS.
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
Universidade Federal do Amapá
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
Profa. Dra. Eliane Lourdes da Silva Moro
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Portfólio Jan/Fev Acad. Bolsista: Juliana Pedroso. Pedagogia
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Colégio Estadual Augusto Meyer
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
RESENHA.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Transcrição da apresentação:

SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker. CURSO: Pedagogia COORDENADORA de ÁREA: Clarice Pires

Portfólio referente as atividades desenvolvidas no mês de outubro: confecção dos materiais para a montagem da biblioteca infantil e leitura complementares sobre a temática “Biblioteca Infantil".

Dados de Identificação Introdução e Cronograma SUMÁRIO   Dados de Identificação Introdução e Cronograma Processo de Investigação: Execução e Análise Planejamento das ações Reflexão e análise Referências

INTRODUÇÃO No mês de outubro as acadêmicas bolsistas confeccionaram as almofadas que serão utilizados na biblioteca infantil, assim como realizaram a disposição dos caixotes que serão utilizados como prateleiras para os livros. Como complemento as ações as bolsistas realizaram leituras que corroboraram para realização das ações, leituras essas que foram fornecidas pela supervisora de área. 4

CRONOGRAMA DATA: ATIVIDADES: LOCAL: 01/10/14 Montagem do portfólio de setembro C.E.I TIA ANA 04/10/14 Reunião com supervisores e bolsistas UNIFEBE 07/10/14 Pintura das almofadas 16/10/14 Organização dos livros e leitura complementares 24/10/14 Elaboração do portfólio de outubro

OBJETIVOS Aperfeiçoar o conhecimento sobre biblioteca infantil a partir de leituras; Adequar o espaço tornando-o ideal para as crianças na Biblioteca Infantil; Elaborar os materiais destinados a biblioteca infantil.

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE Durante o mês de outubro, as bolsistas continuaram a construção de materiais e à adequação da biblioteca infantil. As bolsistas durante o processo de construção dos materiais puderam constatar a importância de um espaço lúdico e atraente para as crianças que frequentarão esse espaço. A biblioteca infantil é um espaço lúdico por excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de conta, do contar e ouvir histórias . É o local onde se pode dançar, desenhar e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da imaginação (MELO; NEVES; 2005, p.02 ). 7

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE Assim como a prática na organização da biblioteca é importante para a adequação do espaço que será destinado as crianças da educação infantil (pufs, almofadas, prateleiras, disposição dos livros, etc...), a leitura também é necessária para que as bolsistas tenham base teórica para a construção do conhecimento. Com isso a supervisora de área disponibilizou os seguintes artigos: “Espaço e Tempo de Leitura na Educação Infantil”, “A importância da biblioteca infantil” e “A importância da literatura infantil para formação de leitores letrados”.

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, EXECUÇÃO E ANÁLISE Diante das ações realizadas no mês de outubro, concluímos que a disposição dos materias disponíveis na biblioteca infantil bem como os caixotes que serão utilizados para a exposição dos livros, são de extrema importância para o ambiente infantil, e de acordo com Melo e Neves,

Tem como finalidade conduzir o freqüentador da biblioteca a conhecer livros ou assuntos existentes desconhecidos do leitor. As exposições de livros constituem elemento de atração da criança abrindo-lhe a curiosidade por determinados livros. Dando-lhe completo domínio sobre a escolha infantil. A exposição deverá ser realizada em um ponto estratégico, para que possa ser facilmente percebida e manuseada (2005, p.3).

REFLEXÃO E ANÁLISE A biblioteca infantil possui especificidades, desde aspectos físicos como lúdicos. A seleção e as disposições dos livros, são importantes para o bom funcionamento de uma biblioteca infantil. A biblioteca infantil tem como objetivo primordial familiarizar as crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer. Visa a despertá-las para os livros e a leitura, desenvolvendo sua capacidade de expressar-se (MELO; NEVES, 2005, p. 02). As acadêmicas constataram durante o mês de outubro que a organização da biblioteca é essencial assim como o planejamento de ações que concretizem a finalidade que ela têm.

Almofadas e puff confeccionado para a biblioteca infantil.

Pintura e confecção das almofadas. Organização dos livros nas prateleiras.

REFERÊNCIA SILVA, Sariane da. Espaços e Tempos de Leitura na Educação Infantil. Disponível em: http:<//websmed.portoalegre.rs.go.br> acesso em 01de out. 2014. LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para formação de leitores letrados. Disponível em: http://<revista.univar.edu.br> Acesso em: 16 de out. 2014. MELO, Maurizeide Pessoa de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. A importância da biblioteca infantil. Disponível em: http:<//brapci.ufpr.br> Acesso em: 16 de out. 2014. 14