BASES CIENTÍFICAS e PSICONEUROIMUNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

Assunto = Titulo X Tema Objetivos. Assunto = Titulo X Tema Objetivos.
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
A Relação Terapêutica: Aplicação à Terapia Cognitiva
Laboratório de Neurociências
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Autor: Alírio de Cerqueira Filho
Qualidade de vida Equilíbrio / Harmonia = Bem estar Plenitude / Felicidade.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
MEDICALIZAÇÃO A quem serve?.
Reiki Prof. Marlon A Santos.
TRATAMENTOS Psicoterapia Yoga Tai-chi Método Laura Mitchell.
O CPVI: História e Objetivos
ÁREA DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Desmistificando a Psicologia Organizacional
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
O CUIDADO DE SI COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA MANUTENÇÃO DOS RESULTADOS ADQUIRIDOS NO PROCESSO DE CORREÇÃO POSTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autor:Fátima.

HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
O Coração tem Cérebro Esther Hicks Abraham.
Princípios Gerais Pr. Kenneth Eagleton.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Teoria Geral de Sistemas
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Relaxamento e Visualização
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
EMOÇÃO.
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
História da Terapia Cognitiva
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Identidade da Pastoral
Identidade da Pastoral
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PRÁTICAS ALTERNATIVAS.
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
® Maha “O equilíbrio energético para uma vida saudável”
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Relato de Experiência Psicologia do Esporte – Vivência Terapêutica com o Paciente Obeso Denise Gersen Pinto Coelho – Psicóloga Fernanda Teixeira Carneiro.
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Terapia Familiar.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
Medicinas Alternativas
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

BASES CIENTÍFICAS e PSICONEUROIMUNOLOGIA

“ Holístico provem do grego HOLOS, que significa totalidade. Refere-se a compreensão da realidade como um todo integrado, um todo cósmico, onde os elementos participam de uma dança complexa de inter-relação e correlação permanentes, entre si e com o todo, onde a parte está no todo, assim como o todo está na parte.” “INTERAÇAO DO TODO COM O TODO”

INTRODUÇAO Sec. XIX Mente e corpo

INTRODUÇAO 1970 Inicio do movimento Holístico Integração do pensamente, mente e espírito numa abordagem cujo objetivo é a manutenção da saúde e tratamento da doença.

INTRODUÇAO

INTRODUÇAO Desafios das abordagens holísticas Escassez de documentação científica (impossibilidade de ensaios randomizados) Ceticismo Crise de assistência a saúde

INTRODUÇAO Visão da medicina energética Fáscia > “Fio de cobre”: Mecanismo de condução para transmissão de sinais bioelétricos Vias de transmissão do Qi Fluxo que é responsável em parte pela homeostasia e auto-regulação Responsável pela capacidade de manter o corpo em equilíbrio e gerar a própria cura

INTRODUÇAO

INTRODUÇAO

“ O funcionamento do sistema imunológico é extremamente dependente das emoções, conforme está sendo demonstrado por ciências como a psiconeuroimunologia”

PSICONEUROIMUNOLOGIA Relação terapeuta X paciente Empatia Desobstruir as conexões que contribuem para o fluxo de energia * ABORDAGENS TERAPÊUTICAS ALTERNATIVAS

PSICONEUROIMUNOLOGIA New England Journal of Medicine, 1991; A incidência de infecções respiratórias e resfriados detectáveis clinicamente aumentavam numa relação dose-resposta com a acentuação do grau de estresse psicológico.

PSICONEUROIMUNOLOGIA “ Não precisamos ter um certificado de formação em alguma terapia complementar para realizar a cura holística dos nossos pacientes, o que precisamos é prestar serviço de qualidade!”

PSICONEUROIMUNOLOGIA 1992 – Office of Alternative Medicine Investigar e aprovar as propostas de pesquisa sobre métodos alternativos de cura.

PSICONEUROIMUNOLOGIA Estudos demonstram que há um diálogo entre mente, sistema nervoso e imune, sugerindo que as emoções poderiam afetar o sistema imune de maneira positiva ou negativa.

TERAPIAS ALTERNATIVAS Reducionismo X Holismo Questionamento sobre a energia corporal; Incorporação das terapias alternativas às terapias convencionais

TERAPIAS ALTERNATIVAS “ A medicina alopática e o cuidado tradicional à saúde são apropriados para cerca de 10 a 20% de todos os problemas de saúde e para os restante 80 a 90%, nos quais não há emergência e nao existe a necessidade de fazer intervenções vigorosas, há tempo suficiente para experimentar outros métodos, terapias alternativas que são menos dispendiosas, mais seguras e por fim, mais eficazes porque trabalham com os mecanismos curativos do corpo, em vez de atuarem contra eles!” (Andrew Weil)

BASES CIENTÍFICAS OMS: “...cuidar de modo que as pessoas sejam vistas na totalidade dentro de um aspecto ecológico amplo, que enfatize a visão de que a saúde ou a doença é gerada por uma perturbação ou desequilíbrio, de uma pessoa em seu sistema ecológico global, e não causada apenas pelo agente etiológico e pela evolução patogenética”

BASES CIENTÍFICAS A totalidade do indivíduo: Físico (corpo e movimento) Intelectual (cérebro e mente) Emocional (sentimentos) Espiritual

BASES CIENTÍFICAS A controvérsia em torno do Qi Oriente Ocidente: Não “identificação” dos meridianos Impossibilidade de mensuração da energia E os canais linfáticos?

BASES CIENTÍFICAS Fundamentos científicos Física quântica e Teoria dos Sistemas (defendida pelas ciências biológicas)

BASES CIENTÍFICAS Teoria materialista tradicional X Física quântica (e Teoria Holística) A consciência do investigador é separada de qualquer parte que esteja sendo examinada X O que está sendo investigado é influenciado pelo investigador, por mecanismos que não podem ser percebidos diretamente.

BASES CIENTÍFICAS Física Quântica “ A percepção dos nossos cérebros” cria os limites demarcados do mundo que vemos.

“O todo é sempre mais que a soma das partes” BASES CIENTÍFICAS Teoria dos sistemas: “O todo é sempre mais que a soma das partes”

BASES CIENTÍFICAS Terapia holística: Foca os relatos do pct durante a intervenção Energia + ação profissional = influenciar o indivíduo como um todo.

BASES CIENTÍFICAS Evidências experimentais 1998, Office of Alternative Medicine do NIH foi ampliado para montar o Center for the Study of Complementary and Alternative Medicine

BASES CIENTÍFICAS Alguns resultados: PNI: Tratamento de pcts com AIDS Biofeedback, acupuntura e uso de ervas Tai Chi: Prevenção de quedas

TERAPIAS ALTERNATIVAS Trabalho Corporal Massagem terapêutica Terapia Craniossacral Liberação miofascial Terapia Descongestionante completa/ Drenagem linfática manual Método Ida Rolf de Integração Estrutural

TERAPIAS ALTERNATIVAS Trabalho Mente e Corpo Tai Chi Biofeedback Ioga terapêutica Técnica de Alexander Métodos Feldenkrais Pilates

TERAPIAS ALTERNATIVAS Trabalhos com Energia Reiki Qi Gong para Saúde e Cura Magnetos Acupuntura Toque Terapêutico Cura distância

CONCLUSAO

“ O tratamento espiritual não substitui a fisioterapia, apenas a complementa!” (Nilton Petrone)