LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
A Teoria de Contingência
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Daciane de Oliveira Silva
LIDERANÇA.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
O FENÔMENO DA LIDERANÇA
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Teoria Geral da Administração
Valor Consultoria Empresarial
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Conceitos associados a liderança:
CAPÍTULO 12 Liderança.
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Gestão por Competências
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
O que é Liderança? Liderança
I – DEFINIÇÃO DE LÍDER   -  Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira:
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Capítulo 7 Direção.
12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor?
Novos parâmetros de Liderança.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança Contingencial
Abordagem Comportamental da Administração
A Liderança e seus Conceitos
Liderança e Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Direção.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
Abordagem Carismática e Transformacional
1.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Velhos e Novos Perfis de Liderança
LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força.
LIDERANÇA As águas de um rio, quando represadas e canalizadas, transformam-se em forças produtivas, a serviço da vida. Caso contrário, irrompem de forma.
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
LEARNING ORGANIZATION
Relembrando: A liderança depende da:
APRENDIZAGEM ORGANICIONAL E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Liderança.
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

O QUE É LIDERANÇA ORGANIZACIONAL? Definição: Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada.  

O que faz um líder Segundo John Gardner: Define os objetivos   Segundo John Gardner: Define os objetivos Motiva os liderados Cria, mantém e administra uma equipe de bom nível Explica as razões do que deve ser feito Serve de símbolo para os liderados Representa externamente a equipe Renova os sistemas complexos que ele lidera

O líder deve ser capaz de: Ver com clareza os seus objetivos e se esforçar para alcançá-los; Tomar decisões e ter calma na hora da crise; Verificar o cumprimento das ordens; Julgar as pessoas e fazer com que as pessoas certas ocupem os lugares certos nos momentos certos; Compreender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe; Visualizar o sistema como um todo, ver o conjunto

ABORDAGENS MAIS RECENTES Á LIDERANÇA Liderança carismática  Atribuição da liderança Transacional versus transformacional Liderança Visionária

Lideres carismáticos Os lideres carismáticos possuíam quatro competências comuns: uma visão ou sentido de objetivo que os impulsionava; capacidade de comunicar; coerência e foco na perseguição dessa visão, e consciência de seus próprios pontos fortes.

Teoria da Atribuição de liderança A teoria da atribuição da liderança; diz que a liderança é apenas uma atribuição que as pessoas fazem a respeito de outros indivíduos. As pessoas tendem a caracterizar os lideres como possuidores de traços como inteligência, personalidade destacada, fortes habilidades verbais, agressividade, conhecimento e disposição.

Liderança transacional x transformacional: Líderes transacionais orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas. Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por bom desempenho, reconhece realizações; Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios de regras e padrões, toma medidas corretivas; Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos; Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.  

Liderança transacional x transformacional Líderes transformacionais (1) inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e (2) exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles. Carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança; Inspiração: comunica expectativas elevadas, expressa objetivas importantes de maneiras simples; Estímulo intelectual: promove a racionalidade, inteligência e solução cuidadosa dos problemas; Consideração individualizada: dedica atenção pessoal, orienta tecnicamente, aconselha.

Liderança visionária   É a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. Características do líder visionária Podem explicar a visão aos demais. Conseguem expressar a visão não apenas verbalmente, mas também por seu comportamento. Conseguem estender a visão para diferentes contextos de liderança.

Sexo e liderança As mulheres tendem a adotar um estilo mais democrático ou participativo e menos autocrático ou diretivo do que os homens. Elas têm maior probabilidade de incentivar a participação, dividir o poder e a informação e tentar aumentar a auto-estima dos seguidores. Elas lideram através da inclusão e confiam em seu carisma, competência, contatos e habilidades interpessoais para influenciar os outros.

Sexo e liderança Os homens têm maior chance de usar um estilo diretivo e de ordens e controles. Eles se baseiam na autoridade formal de sua posição para sua base de influência. Utilizam a liderança transacional, distribuindo recompensas por um bom trabalho e punição pelo ruim.

Mitos sobre a liderança   Mito 1 - A Liderança é uma habilidade rara. Mito 2 - Os líderes são natos, não feitos. Mito 3 - A liderança existe só na cúpula da organização. Mito 4 - O líder controla, dirige, impulsiona, manipula.

Verdades sobre a liderança   1- LIDERANÇA É UMA HABILIDADE LATENTE; PODE SER APRENDIDA. A capacidade de liderança pode ser desenvolvida, todos nós somos educáveis se desejarmos aprender. Liderança é um fenômeno situacional que depende muito do contexto e do momento. 2- O LÍDER DESENVOLVE PESSOAS Líderes eficazes lideram inspirando e não dando ordens. 3- LIDERANÇA EXISTE EM TODOS OS NÍVEIS Em todos os grupos há a presença de um líder (formal ou informal) seja em empresas, órgãos públicos, grupos informais, em uma organização nos níveis mais baixos de hierarquia.