Governança Corporativa e Forças de Controle

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governança Corporativa
Advertisements

A crise mundial de confiança nas empresas:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26.
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Organização, Método & Ambiente A3
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Regulação do mercado de valores mobiliários Onde estamos: Onde estamos: Por que é importante para o Estado regular o mercado de valores mobiliários? Por.
Paulo Todescan Lessa Mattos
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Empresas Estatais Federais
FINANÇAS CORPORATIVAS
FINANÇAS CORPORATIVAS
A Ética na Gestão do Patrimônio de Terceiros 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais IBRI, Abrasca - Junho 2004.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
AGRONEGÓCIO.
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
GTI Claudia Salles Haddad
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Estratégias em Utilities O jogo que constitui o processo de regulação, tipicamente em utilities, propicia a possibilidade de comportamentos estratégicos.
Estratégias Financeiras em F&A Neste ponto e, independentemente das diferentes explicações teóricas dos processos de F&A, é o seu potencial caráter estratégico.
CONTROLE ESTRATÉGICO E DESEMPENHO
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Introdução: Conceitos
Empresa Estatal e Governança Corporativa
A Governança Corporativa
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Os instrumentos de Governança Corporativa
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
Tópicos Contemporâneos de Administração
Objetivos de Aprendizagem
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Estratégia de Nível Corporativo
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Governança Corporativa
Teoria da Contabilidade Contabilidade e Governança Corporativa
Análise das Demonstrações Contábeis
Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 MEMÓRIA DE AULA 1 Introdução, conceitos e valores da Governança Corporativa Objetivos das Corporações, Conceitos, Valores,
©2003 South-Western Publishing Company 1 Governança Corporativa Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 10.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Sociedade Anônima Características
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Arquitetando o Setor Elétrico do Futuro: Governança, Transparência e Qualidade Antonio Araújo da Silva Superintendente de Fiscalização Econômica e Financeira.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa e Forças de Controle Problemas: Conflitos de Agência Assimetria de Direitos Assimetria de Informações Estruturas de poder desequilibradas Forças de Controle

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 1 Mecanismos regulatórios 2 Padrões contábeis 3 Mercado de capital eficiente 4 Mercados competitivos 5 Ativismo dos investidores Institucionais 6 Ativismo dos acionistas

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 1 Mecanismos regulatórios Ambiente Legal Direito de voto Proteção dos acionistas minoritários Representação proporcional no Conselho de Administração Recebimento de dividendos Participação em órgãos colegiados Brasil – média baixa

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 2 Padrões contábeis Normas Internacionais de contabilidade Empresas Contabilidade Governamental Auditoria Center for International Financial Analysis & Research – 90 índices financeiros 1990 Brasil 54 pontos - baixo

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 3 Mercado de capital eficiente Take-over hostil Poison Pills = táticas de defesa ** (texto) PP1 - Pára quedas dourado (golden Parachutes) A empresa dá a seus executivos garantias de grandes indenizações em caso de demissão por Take-over hostil. PP2 – Adeus Dourado (golden goodbye) = grandes compensações pela não renovação de contrato independentemente das razões da demissão ou take-over (mesmo se mantido no cargo)

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 3 Mercado de capital Não eficiente** Poison Pills = táticas de defesa ** (texto) PP3 –Supermaioria – mais de 50% dos votos do conselho. PP4 - Renovação alternada do Conselho. PP5 - Critérios de emissão de capital – com direito a voto e a um preço menor que o de mercado PP6 - Investimentos alavancados = dívida elevada

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 3 Mercado de capital Não eficiente** Poison Pills = táticas de defesa ** (texto) PP7 – Bônus de Castidade (Chastity bond) – prevê que a maturidade de um título seja ativada antecipadamente em casos de tomada de controle. PP8 – Pac Man – A empresa alvo vira o jogo e tenta adiquirir aquela que fêz a oferta hostil (Perdigão-Sadia**).

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 3 Mercado de capital Não eficiente** Poison Pills = táticas de defesa ** (texto) PP9 – Mão Morta – Cláusula que impede a remoção de uma PP, mesmo quando os acionistas da firma-alvo aprovam a aquisição. PP10 Pílula Jim Jones – Para tentar impedir a aquisição a firma vende ativos bons e contrai dívidas (estratégia de terra arrasada)

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 4 Mercados competitivos Poucas Bolsas de Valores

Governança Corporativa e Forças de Controle Externas 5 Ativismo dos investidores Institucionais Capitalismo de século XXI é o capitalismo dos fundos de pensão 60% das 1000 maiores empresas Foco em resultados Forte monitoramento Profissionalismo Visão global Resultado recente Retornos futuros

Governança Corporativa e Forças de Controle Internas 1 - Concentração da Propriedade Acionária 2 - Conselhos de Administração Insiders Outsiders relacionados Outsiders

Governança Corporativa e Forças de Controle Internas 3 – Modelos de remuneração dos executivos Comitê de remuneração Vinculação com o desempenho Bonificações por resultado Stock Options Padrões de mercado