Características Biográficas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
TEORIA COMPORTAMENTAL
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Joseph J. Pear A social constructivist approach to computer- mediated instruction.
PERCEPÇÕES.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Tecnologia em Marketing
Behaviorismo.
Teoria Comportamental
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
R = Resposta = Comportamento
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O que é Aprendizagem?.
Motivação e Endomarketing
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
PERCEPÇÃO.
Prof. Msc. Magali de Macedo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O que é personalidade? “É a organização dinâmica interna dos sistemas psicológicos do indivíduo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente”.Gordon.
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
Terapia cognitivo comportamental
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
CONDICIONAMENTO Antonio Lemos.
O que é Liderança? Liderança
Exercício O Copo de Papel.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Direção.
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Personalidade e Valores
Comportamento Organizacional
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
TIPOS DE PERSONALIDADE
Introdução à Administração
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
Motivação e satisfação no trabalho
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Transcrição da apresentação:

Características Biográficas: FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL Características Biográficas: Idade: qual a relação entre idade e desempenho? Sexo: homens e mulheres têm o mesmo desem- penho? Estado Civil: efeitos na produtividade? Tempo de Serviço: interferem no desempenho?

8 8 A C AMARU MAXIMIANO FA USP 2000

Determinantes da Personalidade Soma total das maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. (traços mensurados que uma pessoa exibe) Determinantes da Personalidade Hereditaridade Ambiente Situação : influencia o efeito das duas acima. A personalidade de um indivíduo, embora estável e constante, muda em situações diferentes.

Principais atributos de Personalidade que influenciam o CO: TRAÇOS DE PERSONALIDADE Características como tímido, agressivo, ambicioso, leal, reservado, dentre outras, quando exibidas num grande número de situações, são chamadas de Traços de Personalidade. Principais atributos de Personalidade que influenciam o CO: Lugar de Controle: percepção que o indivíduo tem da fonte de seu destino. Por ex: pessoas que acreditam controlar seu destino - INTERNAIS; ou pessoas que vêem suas vidas como controladas por forças externas - EXTERNAIS.

Maquiavelismo: (origem Niccolo Machiavelli, escreveu sobre como obter e usar o poder, séc.XVI) Os fins justificam os meios. Auto-estima (AE): Grau em que as pessoas gostam ou não de si mesmas. A AE está diretamente rela-cionada à expectativas para o sucesso. AE elevada: acreditam que possuem habilidades que necessitam para o sucesso no trabalho. Assumem mais riscos; escolhem mais trabalhos não convencionais. Estão mais satisfeitos com seus trabalhos que as que possuem AE baixa.

Baixa AE: susceptíveis à influência externa, dependentes da avaliação positiva dos outros, necessitam da aprovação dos outros e se ajustam mais às crenças e comportamentos dos que respeitam. Automonitoramento: refere-se à capacidade de um indivíduo constantemente ajustar seu comportamento a fatores situacionais externos. Elevado automonitoramento: capazes de apresentar contradições surpreendentes entre vida pública e privada. São capazes de colocar diferentes caras para diferentes públicos. Gerentes com estas características costumam receber mais promoções.

Baixo Automonitoramento: tendem a demonstrar suas verdadeiras disposições e atitudes em cada situação. Maior coerência comportamental entre o que são e fazem. Assumir riscos: assumir ou evitar riscos influenciam comportamentos gerenciais. Personalidade: tipo A e tipo B Qual é o seu tipo? Teoria de ajuste personalidade-trabalho

Aprendizagem Quase todo comportamento complexo é aprendido. Def.: Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorre como resultado de experiência. Porém , pode-se dizer que mudanças no compo-rtamento indicam que a aprendizagem aconteceu, e que a aprendizagem é uma mudança no comportamento. Condicionamento: Clássico, Operante, Social

Condicionamento Clássico: (Ivan Pavlov) aprender uma resposta condicionada envolve a construção de uma associação entre estímulo condicionado e estímulo não condicionado. Condicionamento Operante: (B.F. Skinner) o comportamento é uma função de suas conseqüências. Condicionamento Social: é uma extensão do condicionamento operante, porém, trata-se de um aprendizado através tanto de observação quanto de experiência direta. Modelagem de Comportamento: oferece uma abordagem lógica para atingir o comportamento desejável. Reforço Positivo Punição Reforço Negativo Extinção

Reforço: tanto o reforço positivo como o negativo, resultam em aprendizagem e demonstram bons resultados. A Punição e a Extinção enfraquecem o comporta-mento e tendem a diminuir sua freqüência. Quando o comportamento não é reforçado, tende a ser extinto. Programas de Reforço: Contínuo e Intermitente Contínuo: reforça o comportamento desejado todas as vezes que é demonstrado. Pode chegar rápido a saturação. Intermitente: existe um intervalo entre os reforços. Este intervalo pode ser fixo ou variável. O reforço deve ser dado com intervalo suficiente para que valha a pena repetí-lo

Percepção: efeito halo; efeito contraste; projeção; e esteriótipo. O elo entre Percepção e Tomada de decisão Individual. Toda decisão requer interpretação e avaliação de informação. E esse processo passa pela percepção que cada indivíduo tem sobre cada situação.