O Estatuto Disciplinar da Lingüística Aplicada: o Traçado de um Percurso, um Rumo para o Debate. Angela B. Kleiman (1998) Disciplina: Teoria da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Advertisements

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: BUSCANDO RIGOR E QUALIDADE
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Pedagogia da pesquisa-ação
Enquanto isto na roça....
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
Programa Ler e Escrever
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Estrutura do documento:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Finalidades da pesquisa científica
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
A pré história da linguagem escrita
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

O Estatuto Disciplinar da Lingüística Aplicada: o Traçado de um Percurso, um Rumo para o Debate. Angela B. Kleiman (1998) Disciplina: Teoria da Linguagem Docente: Prof. Dr. Roberto Camacho Discente: Sandra Mari Kaneko Marques

Organização Relação da LA com a Lingüística. Características, objeto, objetivo, metodologia, linhas de pesquisa e problemas. Objetos, fontes e métodos na pesquisa em leitura. Prática de pesquisa e aplicação. Considerações de ordem política.

Bases Históricas Lingüística e LA: Questões Históricas: Fronteiras entre o lingüista e o lingüista aplicado não são nitidamente marcadas em departamentos, associações, encontros profissionais e na própria esfera de ação. Questões Históricas: Emergência tardia da LA no Brasil, Democratização do ensino.

Bases Históricas Lingüistas se propuseram a responder às perguntas levantadas por professores frente aos problemas trazidos pela democratização do ensino nas escolas e pela instituição de um novo objeto - a comunicação na língua. Lei 5.692/71 institui que “No ensino de 1º e 2º graus dar-se-á especial relêvo ao estudo da língua nacional, como instrumento de comunicação e como expressão da cultura brasileira”.

Gêneros Normativos Lingüistas: julgam a adequação descritiva da produção da LA pelo parâmetro da descrição ou modelo lingüístico, partindo do pressuposto de que a LA trabalha com o que as pessoas falam e ouvem, lêem e escrevem, logo, a aplicação de modelos que descrevem as estruturas lingüísticas/textuais devem ajudar a entender o problema.

Gêneros Normativos Lingüistas Aplicados: justificam a multi, inter, transdisciplinaridade de suas abordagens, pois aquilo que as pessoas falam e ouvem, lêem e escrevem, em diferentes situações e contextos institucionais, com objetivos e graus de domínio da situação distintos estaria sujeito às determinações da vida social, assim esses diferenciais devem ser incluídos nas descrições dos fatos.

Questões Pertinentes A percepção de que o problema deva ser discutido sob a ótica da dependência ou independência em relação à Lingüística traz a “concomitante redução da LA ao campo da aplicação e validação de teorias, modelos ou generalizações de outras disciplinas ou subdisciplinas” (p.54).

Questões Pertinentes Mesmo na multiplicidade de visões, há uma identidade. Conceitos, modelos e instrumentos de outras disciplinas fazem parte do processo de busca e produção de conhecimento. Exemplo: Psicolingüística- o método experimental da Psicologia e as teorias gramaticais para o estudo do processamento de frases.

Características da LA Expansão de dados, disciplinas-fonte e metodologias em função da necessidade de entendimento dos problemas. Objeto Abrangente: compreensão de problemas sociais de comunicação em contexto específicos. Objetivo Abrangente: resolução de tais problemas. Tipos de dados: expansão natural de dados empíricos em função dos problemas abordados.

Características da LA Fontes: disciplinas que tratam de assuntos relevantes para a LA subsidiam a pesquisa sobre o uso e a aprendizagem de uma língua. Disciplinas de contato: psicolingüística, sociolingüística, análise do discurso, psicologia, ciências cognitivas, sociologia, literatura, antropologia...

Características da LA Metodologia: introspecção, observação naturalística, método experimental. A heterogeneidade não denota a indefinição do objeto / objetivo, mas a quantidade de subdisciplinas distintas quanto aos seus interesses e objetos de conhecimento, métodos e graus de desenvolvimento que fazem parte da LA.

Características da LA Estudos: aquisição de segunda língua, interação verbal, escrita e ensino de línguas estrangeiras (subdisciplina: bilingüismo, aprendizagem de segunda língua, socioconstrução da aprendizagem, comunicação intercultural, análise do discurso pedagógico, leitura e compreensão, estudos do letramento, produção textual, entre outros).

Características da LA Problemas: produção inibida de um aprendiz de LE, interpretação hermética de um leitor na sala de aula, mal-entendido como recurso autoritário do mais poderoso ou de resistência do mais fraco numa interação escolar. Forçam o pesquisador a ampliar seus dados, fontes e métodos.

Pesquisa da Leitura Língua Materna: a)“Crise da leitura” em ingressantes universitários na década de 70. b) Fracasso cíclico de grupos mais pobres ao aprenderem a ler. Língua Estrangeira: a) Necessidade de competitividade de profissionais com o mundo anglofalante. b) Ampliação de relações internacionais e reafirmação das identidades lingüístico-culturais.

Identificação e Valores Pesquisa da Leitura: importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo, em todos os grupos sociais, independentemente de seu nível de formação. Premissas: a) A leitura era um problema de linguagem em interação com outros processos cognitivos. b) As características dessa interação poderiam contribuir para a resolução de problemas de leitura nas escolas.

Fontes e Métodos Psicologia Cognitiva: Contribuição para a investigação de um problema social de uso da escrita, embora os estudos da compreensão e da memória não fossem um fim em si. Abandono progressivo do método experimental em favor dos estudos das situações naturais utilizando métodos interpretativos. Método experimental não supria as necessidades da pesquisa em leitura, uma vez que ninguém memoriza ou lê nas formas propostas nos experimentos.

Fontes e Métodos Lingüística Textual: Os estudos permitiam realizar variações nas situações de leitura modificando somente os aspectos textuais que não invalidassem a experiência, por sua ausência de traços comuns com os textos do cotidiano. Propiciou a construção de generalizações explicativas sobre a compreensão da leitura em contexto escolar, apontando para um conjunto de fatores da textualidade que poderiam dificultar o processo.

Outros Objetos e Métodos na Pesquisa da Leitura A pesquisa experimental privilegiava a análise quantitativa dos dados, pois permitiria a validação pelos métodos estatísticos. As respostas mais elucidativas de alunos apontavam para a necessidade de uma análise qualitativa dos erros, encaminhando a pesquisa da leitura para metodologias interpretativas.

Outros Objetos e Métodos na Pesquisa da Leitura Entendimento da situação social dos sujeitos por meio de metodologias de observação de contextos naturais- Etnografia e Antropologia. Pesquisa etnográfica: dicotomia entre os paradigmas científicos (objetivos) e os naturalísticos (interpretativos). Construir descrições da realidade social de fenômenos cotidianos.

Outros Objetos e Métodos na Pesquisa da Leitura Pesquisa “de cunho etnográfico”: parentesco com a metodologia de coleta em contextos naturais, mas a caracterização poderia se referir ao caráter híbrido quanto ao papel da teoria na construção e análise do problema. Caracterização e valorização dos participantes da situação e do contexto (situacional, institucional e macrossocial) . Diferentes instrumentos com a finalidade de conferir validade aos estudos.

Relação Pesquisa e Aplicação Um problema de pesquisa (leitura) permite múltiplos recortes a partir de diferentes perspectivas. Objeto Compreensão, interpretação, legibilidade, dislexia, analfabetismo, alfabetização, estratégias de aprendizagem, práticas de letramento, etc... Situação ou Instituição Social Escola, universidade, local de trabalho, etc... Sujeitos Aprendizes adultos, grupos profissionais específicos, etc... Objetivos da Pesquisa Construção de modelos de leitura, descrição da mediação, análise do discurso do professor, modelos de aprendizagem de leitura, estudo da transferência, elaboração de projetos colaborativos, intervenções críticas, etc.. Campo de Aplicação Ensino de LM, ensino de língua instrumental, ensino de segunda língua.

Relação Pesquisa e Aplicação Heterogeneidade: não impede que os resultados sejam consistentes, mas pode contribuir para a aplicação prematura de resultados. Aplicação prematura de resultados: compromete o desenvolvimento da prática científica. Problemas sociais precisam de respostas e podem ser resolvidas sem descrições teóricas abrangentes que ajudem a compreender e resolver o problema.

Relação Pesquisa e Aplicação Essa é a situação ideal para a aplicação prematura de resultados de pesquisa. Os riscos dessa aplicação terão de ser assumidos como conseqüência do valor que se atribui à relevância social.

Considerações de Ordem Política Considerações Finais Considerações de Ordem Política 1) Relevância da pesquisa em LA na resolução de problemas sociais. O fato de se valorizar a utilidade social não implica que os resultados sejam utilizáveis ou utilizados.

Considerações Finais 2) Trabalhos sobre o desenvolvimento da disciplina podem ajudar a identificar os grandes problemas sociais que interessam a mais de uma área, com a participação de mais pesquisadores. A especialização na prática científica é necessária, mas traz consigo o dogmatismo e o isolamento.

Considerações Finais 3) Grande demanda de lingüistas aplicados que ainda não foi suprida. Necessidade de reflexão sobre os quadros acadêmicos que estão sendo formados para que eles tenham as ferramentas necessárias para a resolução de problemas.