Agropecuária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Globalização Com o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar (vários pólos de poder), muitos países, antes socialistas, passaram a adotar.
Urbanização no mundo.
Agropecuária em países subdesenvolvidos
Agropecuária em países desenvolvidos
Subdesenvolvimento.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
GEOGRAFIA.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Agropecuária Victor Hugo.
Consequências da Revolução Industrial
ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
Os trabalhadores e o mercado de trabalho
América Latina Professora Rosaine Lima
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
População.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A população e o mercado de trabalho
ÁSIA DE MONÇÕES.
AS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Ementa Realizar análise,através de noções dos aspectos Fisiográficos, Psicossociais, Políticos e Econômicos do Brasil. Realizar análise,através de noções.
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
CANADÁ.
SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DA ATUALIDADE
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Profª. Graziella Fernandes de Castro
A globalização econômica nos anos 1990
Crescimento econômico
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
A AGRICULTURA E A QUESTÃO AGRÁRIA
9 – Os complexos agroindustriais
África: Aspectos Naturais.
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
AGRICULTURA E PECUÁRIA
América Platina.
Sistemas Agrícolas INTENSIVO
Origem da agricultura Originou-se há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico). Povos caçadores-coletores notaram que determinados grãos ao serem enterrados,
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Agricultura portuguesa
Campo e agropecuária.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO RURAL ● AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); ● Primeiras comunidades.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
EUA 8º Ano.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

Agropecuária

A agropecuária em paises desenvolvidos A agricultura e a pecuária, no geral, são praticados de forma intensiva, com grande utilização de agrotóxicos, fertilizantes, técnicas aprimoradas de correção e conservação dos solos, técnicas biotecnológicas modernas e elevados índices de mecanização agrícola. Por isso, a mão-de-obra no setor primária da economia é bem pequena.

Nesses países, além do enorme índice de produtividade, obtém-se um enorme volume de produção que abastece o mercado interno e é responsável por grande parcela do volume de produtos agropecuárias que circulam o mercado mundial. Uma quebra na safra de qualquer produto cultivado nos Estados Unidos ou na Europa tem reflexos imediatos no comércios mundial e na  cotação dos produtos agrícolas.

Agropecuária em paises subdesenvolvidos. Nos países subdesenvolvidos é impossível estabelecer generalizações, já que os contrastes verificados entre os membros desse bloco repetem-se também no interior dos próprios países, onde convivem lado a lado, modernas agroindústrias e pequenas propriedades nas quais se pratica a agricultura de subsistência.

Tanto nos países subdesenvolvidos cuja base econômica é rural, como nas regiões pobres dos países subdesenvolvidos industrializados, há um amplo predomínio da agricultura de subsistência contrastando com o sistema de plantation. Essa situação é uma herança histórica   do   período   em que esses países foram colônias. Desde então,  excluem a população dos benefícios econômicos atingidos.

O setor primário constitui a base da economia nesses países O setor primário constitui a base da economia nesses países. Como se pratica uma agricultura predominantemente extensiva, o percentual da população economicamente ativa  que trabalha no setor primário é sempre superior a 25%, ou até muito mais, como a Etiópia, 77% da população ativa é agrícola. É comum vigorar uma política agrícola que priorize a produção voltada ao abastecimento do mercado externo, mais lucrativo.

A maior quantidade de alimentos por trabalhador agrícola não é produzida pelos países com maior concentração populacional no campo. Ao contrário, a alta produtividade é característica dos países mais urbanizados, mais industrializados, mais mecanizados e com maiores investimentos em pesquisas tecno-científicas. Isso permite-nos afirmar que, os países ou regiões onde a economia tem por base a produção agrícola são os que passam por maiores dificuldades econômicas e, por conseguinte, são os países onde a maioria de sua população tem problemas (grave as vezes) de desnutrição ou subnutrição. O setor primário constitui a base da economia nesses países.