ARTE E A MÚSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Nazaré Marta M. C. Lazarone
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Estadual Angelina J

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
Projeto de reforço de Matemática
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Plano de Ação Pedagógica
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Projecto de Identidade
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Murais Profa. Simone Costa.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
O fazer literário Prosa e poesia.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
ÁREA PROJECTO.
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 1.SEM PROFa. ZÉLIA HALICKI
OFICINA DE ARTES VISUAIS
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Profª. Msc. Rejane da Silva Marques
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Capítulo 9 Inferências.
Sequência Pedagógica da Dança
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
Franceline Michailoff
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
MÚSICA.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
A música em grupo como fator de motivação para a educação musical junto de jovens entre os 10 e os 15 anos.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
CURSO LINUX EDUCACIONAL MARILENE R. ZANOTELLI PROF. ANA VIRGINIA ESC. ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

ARTE E A MÚSICA

EXPERIÊNCIAS MUSICAIS E.E.B. Prof°. Nelson Horostecki Séries 6ª Turmas 61, 62, 63 Aulas de artes Professora: Anelise B. Almeida Ano Letivo de 2006

Desenvolver o sentimento e a percepção através da cor e do som. OBJETIVOS Organizar uma produção textual com coerência e aplicativa a letra musical. Desenvolver o sentimento e a percepção através da cor e do som. Produzir instrumentos musicais para criação de ritmos adequados para a letra musical.

INTRODUÇÃO Durante um semestre os alunos participaram da atividade arte e música, trabalhando a cor, a expressão, elaboração de texto, criação de ritmo, confecção de instrumentos musicais e apresentação de bandas musicais.

METODOLOGIA Formou-se grupos de livre escolha; Cada grupo definiu uma música de sua preferência trouxe o CD e a letra da mesma, caso estrangeira com a tradução da música; Aplicando o conteúdo trabalhado anteriormente sobre as cores, desenvolveu-se a expressão do som;

Numa segunda etapa trabalhou-se com as letras das músicas; Criou-se um texto e o ritmo; Na terceira etapa utilizou-se instrumentos musicais originais e artesanais; Finalizando com as apresentações;

Cada aluno continha uma folha de oficio branca e lápis de cor; DESENVOLVIMENTO Cada aluno continha uma folha de oficio branca e lápis de cor; Recolhia-se os CD de cada grupo e alternava-se as músicas em curto espaço de tempo;

No momento em que se interrompe cada música troca-se a folha com o colega que está atrás o qual deve dar continuidade ao desenho iniciado sem se esquecer que deve- se expressar o sentimento que a música lhe transmite e a cor adequada para este sentimento; O número de trocas das folhas depende do número de grupos formados;

Na segunda etapa as frases foram retiradas das letras das músicas aleatoriamente formando um texto sem nexo; De acordo com cada grupo, ordenou-se as frases e acrescentou-se verbos de ligação para dar sentido ao texto; Com o texto elaborado produziu-se um ritmo exclusivo para a letra da música criada; Cada aluno deveria criar ou ter um instrumento musical;

Analisamos o resultado do trabalho; CONCLUSÃO Após passar todos os CDs, observou-se os trabalhos através de exposição e comentou-se verbalmente porque havia escolhido a cor e o que a música poderia alterar emocionalmente; Analisamos o resultado do trabalho;

Após as apresentações das bandas formadas analisou-se quais as dificuldades que haviam encontrado e como poderia-se superá-las, depois de tudo superado abriu-se show para outras turmas assistirem.

Muito legal, bem diferente de todos os trabalhos já feitos em artes; AVALIAÇÃO Muito legal, bem diferente de todos os trabalhos já feitos em artes; Gostei, pois podemos mostrar o que sabemos fazer com a música; Foi massa, pois eu não sabia que gostava de cantar em público... Profª podemos repetir o trabalho no ano que vem! ...

Em uma análise conclusiva deste trabalho experimental diferenciado das aulas de artes que incluem teoria, música, prática, análise, avaliação e superação de medos e dificuldades é que nos leva a determinações de ousar na criatividade e nos trás certezas que apesar da pouca importância governamental com a educação nós educadores ainda encontramos formas de nos superar e investir em idéias originais para fazermos a diferença educacional em nossas escolas.

OBRIGADA!