Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Advertisements

A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
A Fiscalização e a Auditoria nas operações realizadas na BOVESPA
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Questões sobre SFN.
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
Mercado Secundário de Ações
5. Ações Ações: Definições SAs
8 - Mercado a Vista de Ações
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado de Capitais Brasileiro
Introdução às Finanças Corporativas
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Mercados Financeiros.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
Mercado de Capitais.
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
SOCIEDADE ANONIMA.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
AULA 2 – Mercados Financeiros
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mercado Financeiro e Investimentos
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
MERCADO DE TÍTULOS DE CRÉDITO CETIP – CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA FINANCEIRA DE TÍTULOS Local onde se custodiam, registram e liquidam.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade V Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja, que apresentam déficit de investimento (EMPRESAS). Recursos Permanentes: A captação através da emissão de ações, por exemplo, não estipula PRAZO para pagamento de juros (das empresas aos investidores). Estas operações são chamadas de operações com prazo INDETERMINADO. Neste caso, como é feita a remuneração aos investidores? Através da participação nos LUCROS e/ou através da VALORIZAÇÃO DAS AÇÕES (no mercado secundário de ações). Portanto o mercado de capitais, para que seja bem sucedido em seu propósito, necessita de um ambiente que gere liquidez para os participantes envolvidos (doadores de recursos x tomadores de recursos).

Mercado de Capitais Mercado Primário x Mercado Secundário: O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado PRIMÁRIO; essencialmente, todo ativo financeiro é colocado no mercado (negociado pela primeira vez) por meio do mercado primário. Negociações posteriores, em BOLSAS DE VALORES ou em MERCADO DE BALCÃO, envolvendo compra e títulos já lançados entre os investidores, são realizados no mercado SECUNDÁRIO. Destinação dos recursos: As empresas captam recursos efetivamente no mercado PRIMÁRIO. Ou seja, somente no lançamento dos ativos financeiros é que as empresas recebem recursos. O mercado SECUNDÁRIO servirá, então, para dar LIQUIDEZ a estes ativos, aproximando eventuais compradores e vendedores de ativos negociados. É, portante, extremamente importante para que o mercado PRIMÁRIO seja bem sucedido.

Bolsa de Valores O mercado secundário registra unicamente a transferência dos títulos e valores mobiliários, não determinando variações diretas sobre os fluxos de recursos das sociedades emitentes. Definição: Associações civis sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é o de manter local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. Alguns objetivos da Bolsa de Valores: Preservação de valores éticos nas negociações realizadas em seu âmbito; Divulgação rápida e eficiente dos resultados de todas as transações realizadas; Promover segura e eficiente liquidação das negociações realizadas; Desenvolver sistema de negociação que proporcione as melhores condições de segurança e liquidez aos títulos negociados; Fiscalizar seus membros e as sociedades emissoras de títulos.

Bolsa de Valores Composição: A Bolsa de Valores é composta por seus membros, as Sociedades Corretoras que tenham adquirido título patrimonial (Aprox. R$2,4 Mi p/ Título). As Sociedades Corretoras são o elo de ligação entre o investidor individual e a Bolsa de Valores. Podem ser classificadas como: Corretoras Regionais: 4 Títulos Patrimoniais Corretoras Nacionais: 6 Títulos Patrimoniais Corretoras Internacionais: 12 Títulos Patrimoniais Investidor Distribuidora X Investidor Investidor BOLSA de VALORES Corretora A Corretora B Investidor Investidor N Corretoras Investidores Investidores

Bolsa de Valores Integrantes do sistema de intermediação no mercado de renda variável: CBLC Informações sobre negócios Analistas BOLSA de VALORES (Negociações) Assessores * * * Gestores N Corretoras Corretora Distribuidora Investidor Investidor Investidores Investidor Investidor

Bolsa de Valores A Bolsa de Valores tem como característica a auto-regulação. O Poder de Auto-Regulação confere à BOVESPA faculdade para estabelecer normas e procedimentos (inclusive de conduta) e para fiscalizar seu cumprimento, os quais deverão ser observados pelas corretoras, empresas listadas e investidores. CVM: A Comissão de Valores Mobiliários (órgão vinculado ao Ministério da Fazenda) tem por finalidade básica a normatização e o controle do mercado de valores mobiliários (de todos os seus participantes – instituições financeiras, empresas de capital aberto e investidores). BACEN: Banco Central do Brasil. Banco fiscalizador, disciplinador e gestor do SFN. Executor da política monetária.