SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING

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Transcrição da apresentação:

SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING O que é SIM? É um composto formado por pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar,analisar,avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias para tomada de decisão. Montagem de um SIM: REGISTROS INTERNOS ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING Utilização: Fonte essencial para coleta de informação no ambiente externo, fatos que não podem ser detectados pelos registros internos e atividade de inteligência de marketing. Conceito: É uma forma sistemática de coleta de dados, registro e análise de dados relativos a uma situação específica(problema ou oportunidade) de mercado que contribuem para tomada de decisão.

ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CAMPO OU COLETA DE INFORMAÇÕES ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E REGISTROS DE AÇÕES

PESQUISA DE MARKETING DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Um situação que requer algum tipo de ação. ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO TIPO DE PESQUISA: 1. PESQUISA DE MERCADO: Identifica preferências, hábitos e perfil socioeconômico; Avalia a imagem da marca e a corporativa, intenções de compra; Tendências de negócios.

MÉTODO DE COLETA DE DADOS PESQUISA DE MARKETING 2- PESQUISA DE PRODUTO Identifica diferenciais competitivos entre produtos concorrentes Potencial para novos produtos ou alterações nos existentes; Determinação de preços. MÉTODO DE COLETA DE DADOS Dados primários- advindos de pesquisa de campo junto ao público-alvo. Dados secundários- advindos de pesquisas já realizadas sobre o assunto. Ex: IBGE, MEC, SEBRAE e bibliografias da área de estudo.

PESQUISA DE MARKETING MÉTODOS DA PESQUISA PESQUISA EXPLORATÓRIA Prover maior compreensão do problema Gerar hipóteses ou explicações prováveis PESQUISA DESCRITIVA Descrever característica de determinada situação- grupos(clientes, vendedores, fornecedores, áreas de mercado); Relacionar e confirmar as hipóteses levantadas

MÉTODOS DE COLETA DE DADOS PESQUISA DE MARKETING MÉTODOS DE COLETA DE DADOS PESQUISA EXPLORATÓRIA - DISCUSSÕES DE GRUPO E ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE PESQUISA DESCRITIVA QUESTIONÁRIO : pessoal, por telefone, por correio e pela internet. Perguntas abertas Qual sua opinião sobre a UNEF? Qual a primeira palavra que lhe vem a mente quando ouve: Sabão em pó__________________ Palha de aço__________________ Perguntas fechadas

MÉTODOS DE COLETA DE DADOS Perguntas fechadas 1- Vc foi ao cinema na semana passada? ___SIM ____NÃO 2 -Como quem você saiu ontem? ___NINGUÉM ___CÔNJUGE ___FILHOS 3- A empresa oferece melhores serviços que os concorrentes? ___ DISCORDO TOTALMENTE ___DISCORDO ____NÃO DISCORDO NEM DISCORDO ____CONCORDO 4- A refeição daquele restaurante é: EXCELENTE, MUITO BOA, BOA, RAZOÁVEL E RUIM

MÉTODOS DE COLETA DE DADOS Perguntas fechadas: 5- Se um notebook estivesse disponível no vôo, eu: Certamente usaria Provavelmente usaria Não tenho certeza 6- Para mim, o café da manhã de um hotel é: Extremamente importante Importante Alguma importância Pouco importância Totalmente sem importância

PESQUISA DE MARKETING AMOSTRA(neste caso) –NÃO PROBABILÍSTICA: Não há como obter uma listagem de todos os sujeitos da população. TRABALHO DE CAMPO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E SUGESTÕES DE AÇÕES