Fundamentos de Marketing Segmentação de Mercado- dividir o mercado, agrupar os clientes que tenham características semelhantes, possibilitando a definição da necessidade de cada público- alvo. As pessoas são únicas, principalmente em suas expectativas... desconhecido
“Segmentação de Mercado” Por que segmentar? Não se pode tratar todos os clientes da mesma forma, bem como não se pode tratá-los de forma diferente. O que é segmentação de mercado? Dividir o mercado ,agrupar clientes que tenham características semelhantes. Por que é importante segmentar? Conhecendo melhor o cliente iremos direcionar estratégias voltadas pra seu perfil.
Fundamentos de Marketing Mercados consistem de compradores Compradores são indivíduos Diferenciam-se Recursos Localidades Atitudes Comportamentos Expectativas Práticas Desejos
Segmentação de Mercado Níveis de Segmentação OU estratégias de segmentação MASSA Nenhuma segmentação Alguma segmentação SEGMENTO Segmentação NICHO MICROMARKETING Segmentação completa
Segmentação de Mercado Marketing de Massa Crenças Atende-se a todos indistintamente- mesmas estratégias de distribuição, produção e promoção; Mercado maior - menor custo de produção = maiores margens de lucro. EX: Produtos como: farinha, feijão, etc. Marketing de Segmento A segmentação isola grandes grupos de clientes “iguais” O critério de segmentação é único. EX: Laboratório de análises clínicas para: crianças, adultos e idosos.
Segmentação de Mercado Marketing de Nicho (sub-segmentos) Crenças Concentração de custos - fidelização; Grupo restrito de compradores cujas necessidades não são bem atendidas; Empresas menores não competem. EX: Ramo de carros de luxo. Micromarketing (local e individual)-”Marketing Um a Um”. A individualização fabricada = personalização: Produtos e programas para atender as necessidades de cada cliente; Customização = diferenciação. EX: Consultoria de empresas, empresas de softwares, etc.
Segmentação de Mercado Geográfica Demográfica País,região, cidade, bairro Idade - Sexo Localidade: periferia, grandes centros, etc. Tamanho e Ciclo de Vida da Família Psicográfica Renda - Ocupação Estilo de Vida- independentes, organizados, líderes, arrojados, etc Grau de Instrução Religião - Raça Multicritérios Comportamental Utiliza-se de vários critérios, Ocasiões Idade, benefícios, localidade. Grau de utilização Variáveis de Segmentação: * Mercado de Consumo
Segmentação de Mercado Geográfica: divide o mercado em unidades geográficas diferentes(região, estado, cidade, bairro, clima). EX: Farmácia SILVA (FSA)-atuando em diferentes bairros, mercado de confecção, alimentos, etc. Demográfica: divide o mercado de acordo com as características populacionais (sexo, idade, renda, ocupação, tamanho e ciclo de vida da família, etc) EX: Contas bancárias para universitários, empréstimos para aposentados, carros de acordo o tamanho da família, produtos para raças diversas e sexo(cosméticos),alimentos congelados para solteiros e casais sem filhos etc.
Segmentação de Mercado Psicográfica: os compradores são divididos em grupos diferentes baseados no estilo de vida (atividades, interesses, opiniões e convicções) e personalidade. Idade, renda por si só não são parâmetros para observarmos o estilo de vida das pessoas. EX: Livros- produto para pessoas intelectuais, gosto sofisticado. Comportamental: os profissionais de marketing podem segmentar de acordo com os diversos comportamentos de compra.São divididos em ocasiões e frequência de uso. Frequência de uso: Usuários frequentes, moderados e esporádicos. Ocasiões: os consumidores são agrupados de acordo com as ocasiões. Ex: Dia das Mães, mostrar a utilidade de um produto em diversas ocasiões - suco no almoço e janta.
Segmentação de Mercado Estratégias para Segmentação Devem ser sempre Mensuráveis: fácil quantificação do tamanho e do poder de compra do segmento; Acessíveis: fácil de ser atendido através de seus sistemas de promoção e distribuição; Substanciais:o segmento deve ser grande o suficiente para ser lucrativo.
Passos para uma segmentação eficiente: Estratégia de segmentação; Escolha de variáveis e critérios; Seleção do(s) segmentos(s) de mercado: mercado-alvo/ cliente-alvo; Posicionamento de mercado; Vantagem competitiva.