Daciane de Oliveira Silva

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Transcrição da apresentação:

Daciane de Oliveira Silva Liderança e coaching Daciane de Oliveira Silva Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas.

Liderança Qual o significado de liderança no trabalho? Uma forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados (GIL, 2006). Processo de influenciar outras pessoas para atingirem um conjunto de objetivos organizacionais (WILLIANS,2010). Forneça uma breve visão geral da apresentação. Descreva o foco principal da apresentação e por que ela é importante. Introduza cada um dos principais tópicos. Para fornecer um roteiro para o público, você pode repita este slide de Visão Geral por toda a apresentação, realçando o tópico específico que você discutirá em seguida.

Abordagens acerca da liderança Abordagem dos traços Abordagem do comportamento Abordagem situacional Qual delas é a mais indicada? Esta é outra opção para um slide de Visão Geral usando transições.

Abordagem dos traços Vinculada a disposições inatas; Ligada aos traços: intelectuais, sociais e ligados à tarefa. Intelectuais: adaptabilidade, entusiasmo, autoconfiança e elevado QI. Sociais: cooperação, habilidades interpessoais e administrativas. Ligados à tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. Essa teoria não se sustentou por muito tempo.

Abordagem do comportamento Ênfase ligada a treinamento; Reconheceu-se dois tipos de liderança : orientado para a tarefa(líder autocrático) e outro para relações humanas (líder democrático); Conclui-se que os gerentes mais bem sucedidos são aqueles que combinam de forma relativamente alta ambas as dimensões, embora conferindo maior ênfase à consideração pelas pessoas.

Abordagem situacional ou contingencial Existem outros fatores além da personalidade do líder que devem ser considerados: A- As expectativas e o comportamento dos superiores; B- As características, as expectativas e as experiências dos subordinados; C- As exigências do trabalho; D- O clima e as políticas da organização.

Teoria situacional de liderança A mais conhecida foi desenvolvida por Paul Hersey e Kenneth Blanchard (1986). Esses autores sustentam que a liderança depende da maturidade dos funcionários- capacidade e a experiência relacionada com o trabalho e a disposição para aceitar responsabilidade. São 4 fases: 1ª fase: a orientação do líder se volta para o trabalho 2ª fase: quando os subordinados já estão inteirados de seu trabalho, o líder começa a manifestar um comportamento voltado para o relacionamento. Esta é outra opção para um slide de Visão Geral.

Teoria situacional de liderança 3ª fase: quando a capacidade para o trabalho aumenta, assim como o desejo de assumir responsabilidades, o líder já não precisa dar muitas ordens. 4ª fase: quando os subordinados estão mais confiantes, capazes de se dirigirem sozinhos, o líder pode diminuir tanto a ênfase no trabalho quanto no relacionamento. Esta é outra opção para um slide de Visão Geral.

Teoria dos estilos de liderança Autocrático Democrático Laissez-faire O Que o público poderá fazer após a conclusão deste treinamento? Descreva brevemente cada objetivo e como o público se beneficiará apresentação.

Teoria dos estilos de liderança AUTOCRÁTICO: é aquele que ilustra o célebre ditado: manda quem pode, obedece quem te juízo”. DEMOCRÁTICO: é aquele que busca a participação. Às vezes, até nos faz crer que só temos direitos(onde Estão os deveres?) LAISSEZ-FAIRE: é aquele conhecido na intimidade por Deixar rolar. Use um cabeçalho de seção para cada um dos tópicos, para que a transição seja evidente ao público.

Líder: Capacidades requeridas Compartilhar missão, visão, valores, objetivos, tecnologias e estratégias; Ter habilidade na busca de clarificação de problemas; Ser criativo; Ouvir e ser ouvido; Conhecer seus pontos fortes e fracos; Fazer da informação sua ferramenta de trabalho. Adicione slides a cada seção de tópico conforme necessário, incluindo slides com tabelas, gráficos e imagens. Consulte a próxima seção para obter um exemplo tabela, gráfico, imagem e layouts de vídeo.

Microsoft Excelência em Engenharia REFERÊNCIAS GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: um enfoque nos papeis organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006. VERGARA, Sylvia Constant. Administração de pessoal. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2011. Confidencial da Microsoft

Microsoft Excelência em Engenharia APÊNDICE A sua apresentação é a mais clara e direta possível? Considere mover o conteúdo extra para o apêndice. Use slides de apêndice para armazenar conteúdo ao qual você queira fazer referência durante o slide de Perguntas ou que possa ser útil para os participantes investigarem mais a fundo no futuro. Confidencial da Microsoft