O trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

Programa Mais Educação Escola Municipal Profª Rita de Cássia C. Silva
“O Mal-estar na Civilização” de Sigmund Freud
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O Mal-Estar na Civilização
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Teoria comportamental
MOTIVACAO NO TRABALHO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
TRABALHO E SAÚDE MENTAL
Sofrimento Psíquico e Trabalho
ESTRESSE.
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
DOENÇAS AGUDAS E CRONICAS RELAÇÃO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO COMO PROMOTORA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Educação Ambiental.
Educação Ambiental.
Professora Suraia Rahmé
Desmistificando a Psicologia Organizacional
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O início da transformação
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSERÇÃO PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO EM ORGANIZAÇÕES E NO TRABALHO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CARGA PSÍQUICA NO TRABALHO
 Estimular o nascimento da consciência adulta, libertando as dores inconscientes e reunificando as partes rejeitadas em nós.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Profª. Taís Linassi Ruwer
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ergonomia I.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uma análise metodológica sob a ótica vigotskiana da consciência Autor: Antonio Gregory Rocha Carvalho Co-autoras: Sinara Monique Guimarães Mendonça Karlinne.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Agnes, Clélia, Erika, Lidiane, Maria Carolina, Thaís e Yara
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Sofrimento no trabalho
1 1.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
O INDIVÍDUO E A ORGANIZAÇÃO
AMBIENTE ORGANIZACIONAL SAÚDE E ERGONOMIA
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
AMOR E CONHECIMENTO “O amor ensinado no processo da aprendizagem espírita é o amor-conhecimento, racional, crítico e de eternidade. Nunca poderá ser confundido.
Psicologia da Educação
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Transcrição da apresentação:

O trabalho

O TRABALHO 1. A Organização do Trabalho, a importância e valores do trabalho. 2. Os benefícios do trabalho na integração do homem na sociedade 3. As patologias e psicopatologias do trabalho 4. As doenças ocupacionais

O TRABALHO: o que e ?

O TRABALHO “O termo trabalho procede do latim tripalium, instrumento de tortura utilizado para castigar escravos. Originalmente, conserva o sentido de empenho, sacrifício, esforço físico ou intelectual para atingir determinado objetivo. Para Codo (1994) o trabalho é ao mesmo tempo criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens.

O TRABALHO O trabalho foi definido segundo Lapo e Bueno (2002) como: [...] o resultado de esforço, de dispêndio de energia física e mental, que produz bens e serviços e que, para além de satisfazer as necessidades individuais e o bem-estar pessoal, contribui ainda para a manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo.” (PINHEIRO ET AL, 2004)

O LUGAR DO TRABALHO “[…] para que um ser humano seja de fato um ser humano, ele precisa produzir a si mesmo, precisa continuar vivo […] precisa comer, beber, vestir, morar […]fazemos isso por meio do nosso trabalho; sobrevivemos porque trabalhamos, portanto, se compreendermos o trabalho, saberemos muito mais a respeito de nós mesmos.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

(CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278) O LUGAR DO TRABALHO “[…] como as coisas migram de um objeto natural para um objeto humano (social)? Como deixam de definir-se pela mesmice (iguais entre si) para o serem por sua individualidade (diferentes entre si)? A resposta é uma só: a coisa socializa-se pelo trabalho. O trabalho humaniza a coisa. […] Um grupo, qualquer que seja ele, permite-se entender, constrói-se e exprime-se na exata medida que interpõe o trabalho entre a natureza e os homens.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

O LUGAR DO TRABALHO MÚSICA DE TRABALHO

SAÚDE E TRABALHO Para Sigmund Freud, a saúde mental é a “capacidade de amar e trabalhar” […] Pelo amor reproduzimo-nos e pelo trabalho produzimos.” Se a psicologia pretende compreender o ser humano e auxiliar no enfrentamento dos distúrbios precisa entender como ama e como trabalha e propor formas saudáveis de amar e trabalhar. É fácil dizer porém difícil de executar.

SAÚDE E TRABALHO “[…] saúde mental é a capacidade de construir-se a si próprio e à espécie, produzindo e reproduzindo a si próprio e à espécie. Distúrbio psicológico, sofrimento psicológico ou doença mental são o rompimento dessa capacidade.”

SAÚDE E TRABALHO Durante muito tempo se estudou como a psicologia poderia auxiliar a produtividade no trabalho, porém nada de como o trabalho seria de auxílio para compreender o ser humano. Por isso, a psicologia organizacional (industrial) foi vista como ‘a serviço da exploração do trabalhador’.

SAÚDE E TRABALHO A Psicologia do Trabalho traz a compreensão do ser humano no seu trabalho para possibilitar saúde e bem-estar, não necessariamente mais produtividade e lucro.

SAÚDE E TRABALHO: abordagens TEORIAS DE ESTRESSE PSICODINÂMICA DO TRABALHO ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA

SAÚDE E TRABALHO: ESTRESSE Deve estar em equilíbrio. Fontes de desequilíbrios deve ser combatida. CONCEPÇÃO DO HOMEM Quanto mais tranquilidade e paz, melhor. As modernas concepções de estresse falam de um nível aceitável de conflitos/tensão. E não, ausência de estímulos. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Quando é submetido a período intenso de ‘fuga ou luta’ O acúmulo de substâncias provoca danos. Limite entre a saúde e a doença. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? Quanto menos conflito no trabalho, melhor.

ESTRESSE CONTROLE Uso de habilidades. Tomada de decisão.

SAÚDE E TRABALHO: PSICODINÂMICA DO TRABALHO As experiências na infância estrutura o ser humano. CONCEPÇÃO DO HOMEM O trabalho traz sofrimento e afasta o homem do prazer. Quando o trabalho permite sublimação (adaptar aos desejos individuais), não há desprazer. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Não existe doença mental produzida pelo trabalho, pode descompensar. O sofrimento ocorre quando não há saídas para as dificuldades. Quando não há possibilidade de transformar o sofrimento em criatividade (sofrimento criativo) e se forma sofrimento patogênico (as defesas individuais e coletivas fracassam). CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho deve permitir a sublimação.

SAÚDE E TRABALHO: ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA CONCEPÇÃO DO HOMEM O ser humano vive e desenvolve pelo conflito com os outros, a natureza e consigo, pois é um ser psicossocial. CONCEPÇÃO DE TRABALHO O trabalho deve ser prazeroso. Se não for deve ser combatido. O indivíduo vive e precisa viver em constante metabolismo com a natureza, fazendo o mundo e sendo feito por ele. Quando este circuito se rompe, por exemplo, quando o trabalho é alienado, a doença mental ocorre. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho no qual o sujeito sente e sabe que o autransforma, e no qual pode controlar a direção em que isso ocorre.

O FUTURO: tendências Teorias do estresse. Psicodinâmica. São suas contribuições as ginásticas laborais que pretendem ‘gerenciar’ o estresse, porém suas pesquisas oferecem pistas sobre os problemas que a organização de trabalho traz. O estresse deve visto como aliado desde que se abandone soluções paliativas. Psicodinâmica. Como método qualitativo de pesquisa, a psicodinâmica é um importante ‘semeador de hipóteses’ sobre doença e saúde mental. Abordagem epidemiológica. Se o trabalho constrói o ser humano, devemos buscar compreendê-lo para que não gere mais ansiedade, depressão e denúncias de que é ruim sem propostas de melhoria.

Referências ARAÚJO, Tânia M. et al. Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadores de enfermagem. Revista Saúde Pública, Ago. 2003, Vol.37, no.4, p.424-433. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000400006&lng=pt&nrm=iso>. LEGIÃO URBANA. Música de trabalho. Álbum A tempestade, p. 1996. PINHEIRO, Cristina A. A.CRUZ, Eliana Bárbara Guimarães. SENA, Jane Cléia Almeida. SILVA, Sylvanna Maria V. Gomes. Estresse ocupacional: um estudo de caso com professores de escolas públicas em Salvador-Bahia. 2004, 57 f. Monografia (Especialização em Psicologia Organizacinal), Universidade Salvador, Salvador. ZANELLI, José Carlos. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.