Narrativas completas e outros textos Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Texto dramático e outros textos
Narrativas completas e outros textos Amizade
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
LÍNGUA PORTUGUESA.
Curso de Gêneros Textuais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
Língua de escolarização: estudo comparativo
Caracterização do 2º ciclo
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PROGRAMAS DE PORTUGUÊS
Anualização: problemas, critérios e propostas
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
EBS de São Roque do Pico 10 de Março de 2010 Lurdes Simão
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Renda até 2 SM.
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
O QUE É O PROJETO KEY FOR SCHOOLS?
Caracterização dos Ciclos
Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Projeto Medindo minha escola.
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Avaliação Projeto Testes Intermédios de Português 2013 Aúrea Medeiro, Cláudia Franco e Joana Burguete.
Replicação Metas Curriculares de Português
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Tecnologias / Produção de texto
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Abrir o Apetite Poético
Rede Social de Sustentabilidade Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do.
TRABALHO COLABORATIVO
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Narrativas completas e outros textos Escola SEQUÊNCIA 1 Narrativas completas e outros textos Escola

Destaques nesta sequência: Sequência 1 | Escola Destaques nesta sequência: 1. Variedade de tipologias textuais 2. Variedade de temas 3. Variedade de práticas por competência 4. Integralidade dos textos 5. Treino de competências 5.1. Oficina de escrita 5.2. Enfoque na competência do CEL 5.3. Compreensão e expressão oral 5.4. A competência de leitura 6. Ler para apreciar textos variados 7. Avaliar competências

1. Variedade de tipologias textuais SEQUÊNCIA 1 Esta SEQUÊNCIA compõe-se por: 2 textos JORNALÍSTICOS 2 textos de BLOGUES 2 textos NARRATIVOS (exc.) 1 texto POÉTICO 2 NARRATIVAS integrais

SEQUÊNCIA 1 2. Variedade de temas Temas dos textos: 1. Entrar na escola (“A minha primeira aula”) 2. Mudar de ciclo (“3.º ciclo, menos preocupações”) 3. A escola de magia (“Harry Potter e a Professora Umbridge”) 4. A aula (“Escola”) 5. Um desenho sobre o Natal (“Neve preta”) 6. O bullying (“Portugal: o bullying na escola”) 7. Os jovens e a tecnologia (“Jovens enviam 29 SMS por dia”) 8. Contos com temática sobre a escola (“Bilhete com foguetão” e “O museu de pintura”)

SEQUÊNCIA 1 3. Variedade de práticas 1 Oralidade (destaques) Leitura - Práticas de compreensão oral (escuta para apreensão de sentidos globais e apreensão de pormenores, pág. 45) - Práticas de expressão oral (Planificação/execução/avaliação – págs. 47-48) Leitura Práticas de compreensão de leitura (em todos os textos da Sequência)

SEQUÊNCIA 1 3. Variedade de práticas 2 Escrita (destaques) Práticas de expressão escrita (Oficina de escrita, págs. 25-29) Conhecimento Explícito da Língua Práticas do conhecimento explícito da língua – em relação com outras competências/aprendizagem explícita (ao longo de toda a Sequência)

SEQUÊNCIA 1 4. Integralidade dos textos Textos integrais: Conto “Bilhete com foguetão”, de Ondjaki Conto “O museu de pintura”, de Sempé, Goscinny

SEQUÊNCIA 1 5. Treino de competências 5.1 Atividade completa de OFICINA DE ESCRITA (págs. 25-29 e 63) Texto narrativo: Planificação (como fazer) Textualização (escrita pelo aluno e monitorização pelo professor) Revisão (texto aperfeiçoado pelo aluno e que incorpora as intervenções do professor)

SEQUÊNCIA 1 5. Treino de competências 5.2 Conhecimento explícito da língua Formação de palavras, pág. 24 Conjunções e locuções coordenativas, pág. 32 Adjetivos, pág. 36 Conjunções locuções subordinativas causais, pág. 38 Pronomes pessoais e sua função sintática, pág. 43 Quantificador, pág. 50 Conjunções e locuções subordinativas temporais, pág. 56 Advérbios, pág. 61

SEQUÊNCIA 1 5. Treino de competências 5.3 Atividades de compreensão e expressão oral Compreensão oral a partir de escuta, pág. 45 Expressão oral: o bullying. Expressão da opinião. Integrada com CEL (marcadores de opinião e de ordenação discursiva), pág. 47

SEQUÊNCIA 1 5. Treino de competências 5.4 Atividades de compreensão de leitura Indicação de objetivos de leitura Atividades de pré-leitura (no Livro Prático do Professor - LPP) Práticas de leitura em permanente interação com o texto Relação das práticas de leitura com as restantes competências

Atividades de leitura integradas no PLANO NACIONAL DE LEITURA SEQUÊNCIA 1 6. Ler para apreciar textos variados Atividades de leitura integradas no PLANO NACIONAL DE LEITURA Continuar as atividades do Clube de Leitura criado no início do ano. Atividade de apresentação de leituras (Clube de Leitura) precedida de audição de vídeo, que serve como motivação.

SEQUÊNCIA 1 7. Avaliar competências 1. Teste de avaliação de conhecimentos, págs. 66-68 2. Lista de verificação de desempenho, pág. 69