PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Currículo Inclusivo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Caracterização do 2º ciclo
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caros(as) professores(as):
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Altinópolis.
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
Caracterização dos Ciclos
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Orientação Técnico-Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Alfabetização na perspectiva do letramento
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Estrutura do documento:
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ALFABETIZAÇÃO E METODOLOGIA Telma Ferraz Leal –
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PROFª Leila de Souza Ganem
Novo programa Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PROFª. Leila de Souza Ganem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Transcrição da apresentação:

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem

Concepções e reflexões – Unidades I e II Direitos de Aprendizagem “(...) é primordial a consideração dos direitos de aprendizagem como um compromisso social, de modo a garantir que até ao 3º ano do Ensino Fundamental todos estejam alfabetizados.” (Un. 1, ano 2, p.06) “Os direitos de aprendizagens permitem (...) planejar e orientar as progressões do ensino e das aprendizagens, delimitando os saberes que devem ser construídos pelas crianças ao final de cada ano escolar do ciclo de alfabetização. Estes não devem ser entendidos como formas padronizadas, mas como caminhos a serem construídos por cada criança na sua singularidade, para que o processo de alfabetizar letrando não perca o foco pela ausência de intencionalidade.” (Un. 1, ano 2, p.20)

Concepções e reflexões – Unidades I e II Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos. Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros). Diferenciar os diversos gêneros literários, tendo em vista suas finalidades.

Concepções e reflexões – Unidades I e II Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...). Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...). Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).

Concepções e reflexões – Unidades I e II Eixos de aprendizagem “(...) os direitos de aprendizagem são organizados em quatro eixos centrais: leitura, produções de textos escritos, linguagem oral e análise linguística.” (Un. 2, ano 3, p.15) “(...) quatro eixos direcionais (...).” (Un. 2, ano 1, p.07) “(...) É fundamental, no entanto, não perder de vista que diferentes dimensões do ensino são interligadas, mas há especificidades a serem contempladas.” (Un. 2, ano 3, p.15)

Concepções e reflexões – Unidades I e II Sobre cada eixo: Leitura – enfatiza dimensão sociodiscursiva; desenvolvimento de estratégias de leitura; o domínio dos conhecimentos linguísticos. Produção de texto – enfatiza a dimensão sociodiscursiva; desenvolvimento de estratégias de produção de texto; domínio de conhecimentos linguísticos. Oralidade – enfatiza a dimensão da valorização dos textos de tradição oral; oralização do texto escrito; relações entre fala e escrita; produção e compreensão de gêneros orais. Análise linguística – enfatiza a caracterização e reflexão sobre gêneros e suportes de texto; o uso de recursos linguísticos expressivos; aprendizagem de convenções gramaticais e o domínio do sistema alfabético e da norma ortográfica. (Un. 2, ano 3, p.15-19)

Referências Bibliográficas BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Planejamento Escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2012. 48p. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. A Organização do Planejamento e da Rotina do Ciclo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento. Brasília: MEC/SEB, 2012. 48p. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Brasília: MEC/SEB, 2012. 45p.