Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.

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Transcrição da apresentação:

Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes

Visita guiada do Departamento do Pré-Escolar - 10/09/09 às 9h30m Visita guiada do Departamento Curricular do 1º Ciclo 10/09/09 às 14h00m Visita guiada dos Departamentos Curriculares de Línguas e de Ciências Sociais e Humanas 10/09/09 às 14h30m Visita guiada dos Departamentos Curriculares de Matemática e Ciências Experimentais e de Expressões 10/09/09 às 16h30m

Conselho Pedagógico; Reuniões de Departamento; Conselho de Directores de Turma; Conselhos de Turma.

Consulta do Dossier da BE que se encontra na sala dos DT (disponibilização de informações do PNL, de instrumentos de apoio no âmbito da Literacia da Informação, etc.; Realização de acções informais de formação sobre a BE para alunos e docentes para conhecerem como está organizada e como utilizar os seus serviços; Comunicação entre a BE e os Órgãos Pedagógicos para a actualização e adequação dos recursos às necessidades (preenchimento da Ficha de Levantamento de Necessidades de Materiais); no âmbito do PNL sugestão de + livros para o Pré- Escolar, 1º e 2º ciclos; Recepção de sugestões para a dinamização dentro das várias áreas disciplinares de dias temáticos; exposições, comemoração de efemérides…; Apresentação de sugestões de trabalho conjunto em torno das diferentes unidades de ensino ou temas (preenchimento do questionário de colaboração)

Utilização e integração dos recursos documentais nas estratégias de ensino e aprendizagem (sala de aula); Planos de Intervenção (ou acções) feitos de acordo com as necessidades individuais dos alunos; Integração de actividades e recursos da BE nos PCT e nos PAA; Selecção da documentação, tendo em conta os programas de ensino (prevendo empréstimos interbibliotecas - fazer o pedido 2 ou 3 semanas antes );

Realização de actividades de Animação da Leitura e da Escrita; Cooperação na preparação e na realização de trabalhos de pesquisa e no tratamento da informação; Acompanhamento do aluno na realização: Trabalhos de pesquisa Apoio à questão das referências bibliográficas Cooperação na elaboração de tutórias de apoio aos alunos

Reuniões da BE com os docentes responsáveis pelas NAC ( Novas Áreas Curriculares Não Disciplinares – Áreas de Projecto, Estudo Acompanhado, Apoio ao Estudo e Formação Cívica) para a integração dos recursos da BE nos PCT; Reuniões da BE com os docentes responsáveis pelos SAE (rentabilização da BE para o Apoio Educativo); Colaboração no planeamento e realização de actividades de substituição no âmbito do POT (Plano de Ocupação dos Tempos Livres)- leitura nas aulas de acompanhamento dos alunos; actividades de estudo, leitura e pesquisa orientada, uso das TIC, …);

Colaboração com os docentes na produção de materiais didácticos, páginas da internet, guiões de pesquisa, dossiers temáticos; Colaboração no cumprimento dos objectivos do PTE (uso das TIC e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem);

Colaborar com a BE ao nível da divulgação e da sensibilização das famílias e da comunidade em geral, relativamente ao empréstimo de livros a este público, bem como à sua integração nos Clubes de Leitura que venham a ser dinamizados; Não esquecer de fazer referência nos PAA e nos PCT às actividades de articulação com a BE e ao tipo de recursos utilizados; Estabelecer com a BE uma Parceria de Sucesso Educativo.

Equipa de Coordenação: Coordenadora Interconcelhia RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) - Ana Marta Farrajota Coordenadora da BE - Ana Maria Palma Professoras - Noémia Coelho - Maria de Jesus Pires Professores Colaboradores: - Cidália David - Luísa Carreira - Luísa Crispim - Maria Filomena Pedro - Ricardo Funcionárias: D. Dália Rosa e D. Célia Guerreiro