GESTÃO COM PESSOAS 2 LIDERANÇA.

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GESTÃO COM PESSOAS 2 LIDERANÇA

LIDERANÇA O que significa ser líder? Há líderes natos? O que torna a pessoa um líder? Liderança pode ser desenvolvida? Liderança depende do contexto Fonte: domínio público. Reprodução para fins de análise crítica.

Gerência vs. Liderança Liderar ≠ gerir, administrar, chefiar: Liderança: capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos (ROBBINS, 2002). Liderar = criar visão, influenciar, motivar, inspirar, direcionar, orientar, promover mudanças Administrar = planejar, organizar, coordenar, controlar e avaliar o trabalho, promover a eficiência

Gerência vs. Liderança Para exercer influência sobre os outros não é necessário ocupar cargo de chefia (liderança informal). Por outro lado, há gerentes (“chefes”) que não lideram, apenas mandam, supervisionam e resolvem os problemas do dia-a-dia (de forma eficiente ou não). As organizações precisam dos dois perfis de pessoas!! Porém, hoje há mais necessidade de lideranças que no passado devido à mudança de paradigmas organizacionais.

Gerência vs. Liderança Antigos “paradigmas” organizacionais Novos “paradigmas” organizacionais Gestor = administrador, chefe Liderança rígida, autocrática, centralizada, paternalista (relação de "cima para baixo"): Foco: gerenciar processos, mandar, supervisionar Uso da informação principalmente para controle Só homens na liderança Gestor = administrador e líder Liderança situacional, democrática (incentiva participação e promove a delegação), descentralizada (de "mão dupla") Foco: gerenciar pessoas e projetos, inspirar, motivar, orientar, coordenar Uso da informação para controle e tomada de decisões estratégicas Homens e mulheres na liderança

Teorias sobre Liderança Teoria dos traços Liderança como característica inerente ao indivíduo Teorias comportamentais Liderança como comportamento aprendido Teorias contingenciais Liderança como fruto do contexto social, da situação

Teoria dos Traços Líderes possuem características em comum? Há como identificar essas características? Julio César Gandhi Getulio Vargas Bill Gates Imagens: Wikimedia Commons Reprodução para fins de análise crítica.

Teoria dos Traços Revisitada A Liderança Carismática Premissa: Líderes carismáticos inspiram altos desempenhos. Características dos líderes carismáticos: Visão de futuro, sentido de missão, inspiração Disposição para correr riscos Sensibilidade ao ambiente e para com os liderados Comportamentos não convencionais Implicação: É preciso selecionar líderes carismáticos Questão em aberto: será possível formá-los?

Teorias Comportamentais Premissa: Liderança não vêm de traços, mas de formas específicas de comportamento. Implicação: É possível treinar pessoas para tornarem-se líderes eficazes. HÁ 3 TIPOS DE LIDER: Autocrática: centralizadora, controladora Liberal (“laissez-faire”): ausência de controle e supervisão Democrática: esboça diretrizes, incentiva a participação e decisão coletiva, orienta e descentraliza

Teorias Comportamentais Habilidades Requeridas dos Líderes Habilidades cognitivas: transmissão eficaz de informações (falada ou escrita), escuta ativa e reflexiva, compreensão do que se lê, aprendizagem ativa, raciocínio lógico e crítico. Habilidades interpessoais: percepção social, adaptação ao comportamento alheio e à situação, negociação visando o conciliar as diferenças, persuasão. Habilidades de negócio: análise de necessidades, de operações e processos, gestão de pessoas (motivação, desenvolvimento de pessoas e liderança), gestão de recursos financeiros, gestão de recursos materiais. Habilidades estratégicas: visão, inovação, percepção e avaliação sistêmica, estabelecimento de metas (de curto, médio e longo prazos), identificação de causas, conseqüências e de problemas, e lições aprendidas.

Teorias Contingenciais Premissa: Um líder pode ser eficaz em um determinado contexto e ser ineficaz em outro. Implicação: É preciso analisar os fatores situacionais, e adaptar o estilo de liderança aos mesmos: Estrutura das tarefas Apoio do grupo Nível de estresse situacional Inteligência, experiência e poder do líder Características dos liderados: motivação, capacidade etc.

Teorias Contingenciais e a Questão da Confiança Bases da confiança: “Confiança” baseada na intimidação: frágil, superficial, efêmera, autocrática, unidirecional Confiança baseada no conhecimento sobre o outro: integridade, competência, lealdade, honestidade, previsibilidade Confiança baseada na identificação e laços afetivos: nível mais alto de confiança

Confiança e Liderança Confiança gera mais confiança, coesão e cooperação A desconfiança no líder: Corrói sua autoridade e capacidade da liderança. Gera mais desconfiança (espiral negativa). Destrói a cooperação. Reduz a produtividade. No longo prazo, contribui para uma cultura de individualismo e descrença na organização.

GESTÃO DE PESSOAS 3 O PODER NAS ORGANIZAÇÕES

"A ambição é uma paixão tão imperiosa no coração humano, que, mesmo que galguemos as mais elevadas posições, nunca nos sentimos satisfeitos.“ Nicolau Maquiavel, filósofo e político (1469-1527)

O Poder Visto como Atributo ou Mercadoria Poder como “mercadoria”: algo adquirido, tomado ou compartilhado por indivíduos ou instituições Poder: Direito de deliberar, agir e mandar. Capacidade ou potencial de influenciar outros indivíduos, conforme a própria vontade. Só existe quando há uma relação de dependência ou submissão dos subordinados. É situacional: depende da subordinação dos liderados.

Fatores que Geram a Dependência A dependência aumenta quando se detêm controle sobre recursos... Importantes Escassos Não-substituíveis Exemplo: poder dos produtores de petróleo (O que acontecerá se encontrarem uma fonte abundante e facilmente substituível para o petróleo?)

Poder e Liderança Poder e liderança geralmente estão relacionados, mas há exceções: A liderança pode ou não ter poder. Quem tem poder, nem sempre é um líder. Liderança  congruência de objetivos entre líder e liderados. Poder  não requer compatibilidade de objetivos, apenas relação de dependência.

Bases do Poder Poder Formal Poder coercitivo: advém da aplicação ou ameaça de aplicação de sansões / punições. Ex.: guarda de trânsito Poder de recompensa: advém da aplicação ou potencial de aplicação de recompensas. Ex.: jurado de concurso Poder legítimo: advém da estrutura hierárquica formal (normas, papéis). Ex.: prefeito eleito pela população Poder de informação: advém do acesso e controle sobre informações. Ex.: secretária do presidente da empresa Essas bases geralmente são inter-relacionadas!!!

Bases do Poder Poder Pessoal Poder do talento: advém da competência pessoal reconhecida pelos outros. Ex.: cineasta famoso Poder de referência, influência e carisma: emanam da admiração das características pessoais pelos outros, ou da identificação e relação afetiva com eles. Exs.: “amigo do chefe”, guru, celebridade etc. Estas são as bases de poder que mais agradam, motivam e inspiram os demais .

Táticas de Poder De forma explícita ou não, as pessoas buscam influenciar outras por meio de: Legitimidade / autoridade formal Persuasão racional Apelo inspirativo / emocional / pessoal Consulta / envolvimento do outro na decisão Troca de favores, benefícios e recompensas Insinuação / sedução Pressão / coerção Coalizão (poder coletivo. Ex.: sindicatos)

Implicações para Gestão de Pessoas Para gerenciar, é preciso conhecer os subordinados. Para conhecê-los é preciso: Usar classificações/categorias que reduzam a complexidade. Ordenar e hierarquizar essas categorias. Atribuí-las aos subordinados, por meio da imposição, da persuasão, da negociação, da auto-atribuição etc. Exemplos: identificação e seleção de pessoas com base em competências descrição de cargos, distribuição de responsabilidades categorias na avaliação de desempenho distribuição de salários e bônus segundo perfis/desempenho