AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Academia de Ensino Superior
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Max Weber e a Teoria das Organizações
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES
TEORIA ESTRUTURALISTA
TEORIA ESTRUTURALISTA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO II 2012
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Comunicação e Formas de poder.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
APO Administraçao por objetivo
Administração Teoria Estruturalista Aula 08 Jorge Surian
MA_06_Natureza e tipos de organização
Comportamento Organizacional
Ciência Geográfica.
Prof. Ivã da Cruz de Araujo. Campo do conhecimento em Administração voltado especificamente para os assuntos da Gestão do Estado.
Subsistema de Aplicação
Teoria Estruturalista
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Ferramentas da Administração
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Unidade 11 - Max Weber e a Teoria da Burocracia
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Estruturalismo significa:
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
Disciplina: Marketing Aula 1
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
Teoria Geral da Administração
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Origens da Teoria Estruturalista
O Individualismo Metodológico
Teoria Geral da Administração
PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica
Legislação Trabalhista – Parte II
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Max Weber e o estudo da Burocracia
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Cargos e Salários Material para avaliação
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
MODELOS ORGANIZACIONAIS
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Questões introdutórias
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Estruturalista Prof
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Sociologia Aplicada à Administração
Transcrição da apresentação:

AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

Sociologia da Administração: origens, objetivos e finalidades: Sociologia aplicada Sociologia da Administração: origens, objetivos e finalidades: Conceito: A Sociologia da Administração é um dos ramos da Sociologia. É reconhecida também por outros títulos – Sociologia do Trabalho, da Indústria, da Empresa e das Organizações

A Sociologia significa: Sociologia aplicada A Sociologia significa: O estudo sistemático das relações sociais e dos fenômenos relacionados a formação de grupos e associações. Estudar e compreender as características gerais e comuns a todas as classes de fenômenos sociais ocorrentes; Entender o ambiente humanos e suas inter- relações. Descrever e explicar o comportamento social – global e local.

Compete a Sociologia da Administração: Sociologia aplicada Assim, A Sociologia da Administração estuda “aquele setor de comportamento social determinado pela produção industrial de bens.” (p.16) Compete a Sociologia da Administração: O estudo sistemático das relações sociais de interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e da distribuição de bens e serviços necessários à sociedade.

O objeto central da Sociologia da ADM são as relações industriais. Sociologia aplicada Objeto: O objeto central da Sociologia da ADM são as relações industriais. Tradicionalmente, a Sociologia da ADM : “estuda as relações entre a técnica e o trabalho industrial; o grau de mecanização e a forma de retribuição; a vontade, o interesse e a satisfação no trabalho, os estímulos de produção e o clima da empresa.” (p.17) Isto é, A forma como se dá a relação entre os subsistemas: Como se dá a interação entre o subsistema econômico com outros subsistemas.

Sociologia aplicada A maneira como estão estruturados – papéis de trabalho e ajustamento das pessoas a esses papéis. Os diversos tipos de papéis profissionais que atuam num mesmo espaço de trabalho. Análise de comportamento interno – como as pessoas reagem em relação as regras e normas. Estuda as causas, a desenvolvimento e as leis e a possibilidade de regulamentação dos conflitos empresariais e industriais. Preocupa-se com a unidade e integração das empresas industriais, com as tensões conflitos no interior da mesma.

O objetivo é o ponto de partida para a análise das organizações. Sociologia aplicada Objetivos e Fins: O objetivo é o ponto de partida para a análise das organizações. O que guia as decisões da empresa? Objetivo – é aquilo que se deseja e é algo alcançável. Fins – é algo que se realiza continuamente. Exemplos – pag 17. É importante entender o que uma organização e como classificamos de acordo com a sua natureza!

Pode surgir de forma planejada ou espontânea. Sociologia aplicada O que é uma organização? São formações sociais internas diferenciadas, possuem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos e estão ordenadas de forma racional, pelo menos intencionalmente, tendo em vista o cumprimento desses fins e objetivos. Pode surgir de forma planejada ou espontânea. Os estudos da organização interessa à análise sociológica: Por se tratar de formações sociais que comporta as diferenças e hierarquias; Por terem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos;

A Natureza das Organizações: Sociologia aplicada Por estarem configuradas, de forma racional e visarem ao cumprimento dos objetivos e fins. A Natureza das Organizações: As organizações se classificam de acordo com o padrão dominante de consentimento. É o que permite com que se estabeleça as relações entre indivíduos que exercem o poder e os subordinados. Tipos de Organizações:

Organização Coercitiva: Sociologia aplicada Organização Coercitiva: A coerção é o principal meio de controle sobre os membros dos níveis inferiores, resultando daí elevada alienação dos mesmos em relação a entidade. Principal meio de controle – é a força. Objetivo - disciplina. O nível de coerção é variável – depende do público assistido e métodos aplicados no cotidiano da instituição. Exemplos – clínicas psiquiátricas, prisões, casa de semi-liberdade, internatos, campo de concentração.

Organizações Utilitárias ou Normativas: Sociologia aplicada Organizações Utilitárias ou Normativas: As organizações utilitárias são aquelas que o principal meio de controle é a recompensa. O que direciona os membros é a participação calculista. Exemplos: Fábricas, minas, bancos, companhias de seguros, repartições governamentais, organizações de pesquisa, escritório de advocacia, etc...

Classificação e Objetivos das Organizações: Sociologia aplicada Classificação e Objetivos das Organizações: Classificação das Organizações: De forma geral, a SPO – ADM classifica as organizações de duas formas: Propriedades públicas; Propriedades privadas. Com base na função – empresarial, religiosa, educacional, serviços. A distinção se dá também pelo material com que trabalha o pessoal técnico: objetivos físicos ou indivíduos.

Sociologia aplicada De acordo com Hughes encontramos 5 tipos básicos de organizações na sociedade moderna: a) a associação voluntária de iguais. Ex: clubes, associações ou igrejas. b) o modelo militar – que destaca a hierarquia, autoridade e posições fixas. Ex: Forças Armadas. c) o modelo filantrópico – que conta com uma diretora leiga, um quadro itinerante de profissionais e os clientes atendidos. Ex: Universidades e hospitais. d) modelo de corporação – acionistas, diretoria, gerentes e pessoal. Ex: empresas e indústrias. e) negócio de família – pessoas de uma mesma família que tem uma empresa de fins lucrativos.

Organizações Formais: Sociologia aplicada Organizações Formais: Blau e Scott (1970), classificam as organizações sociais em 4 tipos, segundo seus objetivos. Associações de Benefício Mútuo: São aquelas que os sócios são os principais beneficiados. Ex: sindicatos, partidos políticos, clubes, seitas religiosas e associações profissionais. Firmas Comerciais: São aqueles cujos principais beneficiários devem ser seus proprietários. Ex: indústria, empresa, loja, banco companhias de seguro.

Organizações de Serviços: Sociologia aplicada Organizações de Serviços: São aquelas cujos beneficiários é a parte do público que tem contato direto com elas, com quem e para quem seus membros trabalham. Sua função é servir seus clientes. Ex: hospitais, escolas, clínicas de saúde, serviço social. Organização para o Bem-Estar Público: São aquelas que tem como beneficiário o público em geral. Ex: departamento de Estado, polícia, posto de saúde, etc...

O Papel das Organizações nas Sociedades Modernas: Sociologia aplicada O Papel das Organizações nas Sociedades Modernas: A empresa hoje, por sua importância econômica, assume cinco níveis de relacionamento: Com seus consumidores; Com os trabalhadores em geral; Com a comunidade onde, fisicamente, se situa; Com o governo (como representante global); Com as outras empresas.