Direito Civil III – Contratos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
31/12/2013www.mestremidia.com 1 Copyright © Reprodução e distribuição autorizadas desde que mantido o copyright. É vedado o uso comercial sem prévia.
Advertisements

DOS VÍCIOS REBIDITÓRIOS
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Legado.
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
Prof. Dr. Alexandre Guerra Faculdade de Direito de Sorocaba
VÍCIOS REDIBITÓRIOS         Não há que se falar em vícios redibitórios nos contratos unilaterais. Somente nos contratos bilaterais comutativos, nos quais.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS
Dos contratos em geral Aula 7 Extinção
Aula 6 Efeitos do contrato
Evicção Vicio Redibitório Extinção do Contrato Arras Compra e Venda
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
AQUISIÇÃO E PERDA DA POSSE
IPVA – locação, arrendamento mercantil e alienação fiduciária
Intervenção de terceiros
Noções de Direito Civil
USO É MAIS RESTRITO DO QUE SUPERFÍCIE E USUFRUTO E MAIS AMPLO DO QUE HABITAÇÃO.  HISTORICAMENTE ERA USADO SOBRE ESCRAVOS, MAS MODERNAMENTE NÃO TEM APLICAÇÃO,
Contrato de promessa de compra e venda e pactos acessórios
Modalidades de obrigações
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Direito Civil III – Contratos
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
02/04/2017.
02/04/2017.
CAPÍTULO IV Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos SEÇÃO I Da Proteção à Saúde e Segurança.
DOS VÍCIOS REDIBITÓRIOS arts. 441 a 446 CC
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
Locação.
DIREITO CIVIL IV - DIREITO DAS COISAS
11/04/2017.
Código Civil e Legislação de Seguro de Pessoas
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
EFEITOS DOS CONTRATOS.
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESCISÃO DO CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA
Direito Civil III – Contratos
Profº Carmênio Barroso
Proteção contratual no CDC
Evicção.
CAMBIARIDADE DOS TÍTULOS DE CRÉDITO
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA.
Eduardo Hipólito do Rego
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
Alienação Fiduciária.
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
DA COMISSÃO.
AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL
DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR DE IMÓVEL
PROAB 2013 DIREITO CIVIL PROFESSORA: RACHEL DELMÁS LEONI Aula 8.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Acadêmicos: Amanda Maciel; Cibely Saticq; Gláucio Pereira; Julia Mazon e Julyana Brizola.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
DA EXTINÇÃO DO CONTRATO: O contrato se extingue: 1)Com o seu cumprimento; 2) Pelo distrato; 3) Em razão do seu não cumprimento - rescisão 5) Onerosidade.
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
Vício redibitório e evicção como garantia do adquirente nas relações contratuais regulamentadas pelo Código Civil de 2002  Destinamos este tópico para.
REGRAS ESPECIAIS DA COMPRA E VENDA
Responsabilidade Civil
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
REVISÃO DIREITO COMERCIAL II PROF. RENATA CARVALHO CONTRATOS MERCANTIS.
DA LOCAÇÃO DE COISAS Profª SOANE LOPES. 1. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado.
DA EVICÇÃO CONCEITO: Evicção é a perda ou desapossamento total ou parcial da coisa por força de sentença judicial, que atribui a outrem direito anterior.
Transcrição da apresentação:

Direito Civil III – Contratos EVICÇÃO

Direito Civil III – Contratos Evicção É a perda da coisa em virtude de sentença judicial, que a atribui a outrem por causa jurídica preexistente ao contrato.

Direito Civil III – Contratos Evicção É a perda da coisa em virtude de sentença judicial, que a atribui a outrem por causa jurídica preexistente ao contrato. OBS: Ela se opera de pleno direito não necessitando de cláusula expressa nesse sentido.

Direito Civil III – Contratos Evicção Art. 447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.

Direito Civil III – Contratos Evicção Art. 448. Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção.

ALIENANTE – Responde pelos riscos da evicção. Direito Civil III – Contratos Personagens da Evicção ALIENANTE – Responde pelos riscos da evicção. EVICTO – Adquirente vencido na demanda promovida por terceiro. EVICTOR – Terceiro reivindicante e vencedor da ação.

Direito Civil III – Contratos Extensão da Garantia Ocorrendo a perda da coisa, em ação movida por terceiro, o adquirente tem o direito de voltar-se contra o alienante, para ser ressarcido do prejuízo. OBS: Tem direito à garantia não só o proprietário, como o possuidor e o usuário.

Se houver cláusula expressa! Direito Civil III – Contratos Exclusão da responsabilidade do alienante Se houver cláusula expressa! Não se admite cláusula tácita de não garantia! Podem assim as partes: - Reforçar (impondo a devolução do preço em dobro) - Diminuir (permitindo a devolução de apenas uma parte) - Excluir

I - à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir; Direito Civil III – Contratos Responsabilidade do alienante Art. 450. Salvo estipulação em contrário, tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou: I - à indenização dos frutos que tiver sido obrigado a restituir;

Direito Civil III – Contratos Responsabilidade do alienante Art. 450. Salvo estipulação em contrário, tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou: II - à indenização pelas despesas dos contratos e pelos prejuízos que diretamente resultarem da evicção;

Direito Civil III – Contratos Responsabilidade do alienante Art. 450. Salvo estipulação em contrário, tem direito o evicto, além da restituição integral do preço ou das quantias que pagou: III - às custas judiciais e aos honorários do advogado por ele constituído.

b) Onerosidade da aquisição. (Exceção: doações onerosas) Direito Civil III – Contratos Requisitos da evicção: a) Perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa alienada. b) Onerosidade da aquisição. (Exceção: doações onerosas) c) Ignorância, pelo adquirente , da litigiosidade da coisa d) Anterioridade do direito do evictor e) Denunciação da lide ao alienante

Direito Civil III – Contratos De evicção parcial: Art. 455. Se parcial, mas considerável, for a evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido. Se não for considerável, caberá somente direito a indenização.

Direito Civil III – Contratos Jurisprudência: AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL. INDENIZAÇÃO. DANOS MATERIAIS. COMPRA E VENDA. VEÍCULO. IMPEDIMENTO JUDICIAL. RESTRIÇÃO AO DIREITO DE PROPRIEDADE. EVICÇÃO. VERIFICAÇÃO. DANOS MORAIS. NÃO CABIMENTO. A responsabilidade do alienante, caracterizada pelo instituto da evicção como garantia, é de natureza objetiva, independe de culpa ou de demonstração de sua má-fé.

Direito Civil III – Contratos Jurisprudência: O vendedor fica responsável perante o comprador por eventuais defeitos ou vícios jurídicos do bem alienado ou do negócio firmado, só podendo eximir-se em caso de cláusula de non praestanda eviccione. Configura-se o descumprimento contratual, a impossibilidade de o comprador registrar no Detran o veículo por ele adquirido do vendedor, cujo fato impede o exercício da propriedade plena e atrai o instituto da evicção.

Direito Civil III – Contratos Jurisprudência: Constitui entendimento predominante no STJ que o descumprimento contratual, por si só, não é suficiente para configurar danos morais. (TJMG; APCV 0137109-41.2009.8.13.0604; Santo Antônio do Monte; Décima Sétima Câmara Cível; Rel. Des. Lucas Pereira; Julg. 12/08/2010; DJEMG 09/09/2010)