Administração de Recursos Humanos II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Recrutamento, Seleção e integração
Sistema de Informação Gerencial
MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações
Cargos e salários (C&S)
“RELAÇÃO COM COLABORADORES”
Coordenação (Cont. Organização)
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Logística de Distribuição
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Ênfase em Indicadores Março / 2009
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Processo Manter Pessoas (e Afastar)
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Remuneração individual dos empregados Aspectos básicos das políticas de remuneração: a)Por.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Planejamento de Recursos Humanos O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações.
Administração de Recursos Humanos II
Distrito 4500 Distrito 4500 TREINAMENTO DE GOVERNADORES ASSISTENTES e EQUIPE DISTRITAL 2006/07 G A T S/PLD JOAO PESSOA - PB ROTARY INTERNATIONAL.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Benefícios Benefícios são os aspectos indiretos da remuneração total dos empregados, eles incluem.
Teoria Geral da Administração
Organização, Sistemas e Métodos
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Lavratti.com Slide 1/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Uma carreira é a sequência evolutiva das experiências.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Administração de Recursos Humanos II
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Administração de Recursos Humanos II
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Tipos de desligamentos.
Coelho’s Consultoria.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Negociação.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Delegação, Centralização e Descentralização
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Sugestão de Vídeo Parte 1
Aula 8 Mantendo pessoas.
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Administração de Recursos Humanos
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Processos Decisórios Aula Apresentação do Plano de Ensino. 2. Unidade 1 – Definição de Processos Decisórios.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Administração de Recursos Humanos II Demissão, Redução e Retenção de Pessoal A rotatividade dos empregados (perda e reposição de funcionários) é um processo oneroso. Mesmo assim, as organizações nem sempre querem manter todos os seus empregados. A redução drástica do quadro de pessoal diminui os custos, aumenta os lucros e faz subir os preços das ações. Se as demissões forem feitas da maneira correta, uma organização pode tornar-se mais competitiva. As organizações precisam determinar a quantidade certa de demissões e considerar cuidadosamente quando é mais eficaz permitir ou encorajar os empregados a deixarem a empresa ou quando é melhor mantê-los. O fator chave não é quantos empregados estão saindo, mas qual o valor daqueles que estão permanecendo. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração de Recursos Humanos II Demissão, Redução e Retenção de Pessoal As demissões podem causar profundo impacto na autoestima e na segurança das pessoas. Perder o emprego pode ser uma experiência angustiante. É justo mandar embora empregados que não fizeram nada de errado e que têm servido há muito tempo lealmente a empresa? Os empregados devem saber antecipadamente que serão dispensados? Quais são as situações em que a demissão é considerada apropriada? O que fazer se o padrão das demissões causar baixas no número de mulheres e membros das minorias que foram recrutados e selecionados com tanto esforço? Os empregados remanescentes e os candidatos a emprego têm seus interesses afetados pela forma com que a organização usa para lidar com as demissões. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração de Recursos Humanos II Demissão, Redução e Retenção de Pessoal As demissões são diferentes em função de quem toma a iniciativa, o empregado ou o patrão. Os empregados, em geral, preferem sair antes, quando pressentem que serão demitidos. Os empregadores frequentemente oferecem incentivos para a aposentadoria antecipada. As atividades de Recursos Humanos também têm importante participação nessas decisões. Algumas empresas procuram distinguir entre as demissões invitáveis, causadas por fatores fora do controle da organização, e as demissões evitáveis, causadas pelas políticas organizacionais. Há empresas que diferenciam as demissões disfuncionais, que envolvem a perda de funcionários valiosos, das demissões funcionais, que envolvem perdas de fácil reposição, ou a remoção de funcionários pouco valiosos. As demissões voluntárias são as decididas pelo empregado. Incluem a demissão e a aposentadoria. A dispensa é a demissão decidida pelo empregador. A exoneração acontece por motivos pessoais específicos, como incompetência, violação de regras, desonestidade, preguiça, absenteísmo, insubordinação ou incapacidade. As demissões coletivas acontecem por causa de alguma necessidade da organização. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração de Recursos Humanos II Demissão, Redução e Retenção de Pessoal Políticas flexíveis de aposentadoria que podem aumentar o tempo de permanência dos empregados mais velhos: Programas de aconselhamento sobre a aposentadoria; Pensões maiores para as aposentadorias tardias; Suplementação das pensões para esperar os benefícios do governo; Usar os veteranos como mentores ou consultores; Atribuir aos veteranos funções menos demandantes; Reestruturar as funções de forma a reduzir as pressões; Arranjos para trabalhar em casa; Permitir horários flexíveis de trabalho; Permitir redução de remuneração para meia jornada de trabalho; Utilizar as avaliações formais de desempenho como um auxílio para o plano de aposentadoria; Usar as avaliações médicas como um auxílio para o plano de aposentadoria; Proporcionar aos veteranos dispensados uma forma de prosseguir na carreira. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração de Recursos Humanos II Demissão, Redução e Retenção de Pessoal Dez princípios para dispensar um empregado com dignidade: O chefe do empregado deve conduzir o processo e fazê-lo privadamente; Manter a reunião curta e ir direto ao ponto; Oferecer apoio e simpatia, mas não dar esperanças de que a situação pode ser revertida; Explicar o porquê da decisão; Não fazer comentários discriminatórios; Controlar as emoções, não tomar muito tempo do empregado, não tocá-lo e não gritar; Garantir o acordo de indenização por escrito; Encorajar o empregado a tomar atitudes positivas, e não destrutivas; Planejar uma saída elegante; Informar os demais funcionários, clientes e fornecedores de uma forma que não lance culpa sobre o demitido. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.