Profissionais integrados

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Profissionais integrados Segurança Medicina Enfermagem Psicologia Profissionais integrados Atuação integrada Soluções compartilhadas Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho - SGS

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: Apresentação: Arquidamiro Raimundo Belisário - Aposentado Ernani Luiz Silva – ernani@cemig.com.br Hebert dos Santos Novaes – hebertn@cemig.com.br Rosângela Helena Scholz Couto – rhscholz@cemig.com.br Endereço da Empresa: Cemig Geração e Transmissão S.A. Av. Barbacena, 1200 – 12º andar – Ala B1 CEP 30.190-131 – Telefones: (031) 3299-4866 (031) 3299-3827 - Fax  

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT Introdução: Foi identificado um aumento expressivo do número de incidentes com veículos na Cemig Geração e Transmissão nos últimos 2 anos. Os incidentes se concentraram como de baixo potencial de risco e, muitas vezes, apenas com danos materiais. Diante desses resultados criou-se o Grupo de Trabalho Segurança Acidentes com Veículos com os seguintes objetivos: Analisar todos os acidentes ocorridos com veículos para avaliação de seus níveis de gravidade, através de ferramenta que padronizasse esta ação; Propor medidas preventivas para redução de acidentes com veículos; Definir critérios e padronizar o cadastramento de acidentes com veículos pela G&T no Sistema de Monitoramento de Acidentes e Riscos no Trabalho – SMART

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: Estatística de Acidentes com Veículos de 2003 a Jun/2006:

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 2. Metodologia: Pesquisa à Legislação vigente sobre acidentes no trabalho para apoiar a definição de critérios para o cadastramento de acidentes com veículos; Identificação das Instruções de Procedimentos relativas a veículos para apoiar as medidas a serem adotadas para a redução dos acidentes; Pesquisa de procedimentos adotados pelos diversos órgãos da G&T, relacionados à condução e manutenção de veículos, para a adoção de melhores práticas de forma corporativa e Uso da Metodologia Cemig para Identificação de Fatores de Risco e Avaliação de Riscos para análise dos níveis de gravidade e potencial de risco dos acidentes ocorridos com veículos.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.1. Análise de Potencial de Riscos: 3.1.1. Definidos três níveis de Risco: Baixo, Médio e Alto a serem cadastrados da seguinte forma: a) Riscos Médios e Altos: Sistema de Monitoramento de Acidentes e Riscos no Trabalho – SMART como “acidentes com veículos”. b) Riscos Baixos: SMART como “Acidentes com veículos”, Perda Material ou apenas registradas Comunicação de Incidente de Saúde e Segurança – CIS, sem vítimas. 3.1.2. Para a análise dos niveis de gravidade e potencial de risco dos acidentes ocorridos com veículos, foi usada a Metodologia Cemig para Identificação de Fatores de Risco e Avaliação de Riscos adotada no Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.1. Análise de Potencial de Riscos: 3.1.3. Avaliar todos os acidentes com veículos, suas causas e conseqüências, propondo medidas para evitar reincidências. As análises deverão ser apresentadas, pelo Gerente da área, até o 5º dia após a ocorrência do evento, obedecendo a seguinte hierarquia: Alto Risco: Gerência, Superintendência e Diretoria Médio Risco: Gerênica e Superintendência. Baixo Risco: Gerência (Gerente da área com o (s) envolvido (s)). Caso o Gerente/Superintendente julgue necessário apresentar algum acidente que não seja de Alto Risco na Diretoria deverá fazê-lo.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.1. Análise de Potencial de Riscos: 3.1.4. Agrupar os acidentes analisados por tipo de causa e propor medidas e ações a serem tomadas na G&T, através de reuniões com a equipe de gerentes, a serem apresentadas, quadrimestralmente, nas análises do negócio Segurança.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.2. Medidas para Redução de Acidentes com Veículos: 3.2.1. Fazer cumprir a Norma de Serviço IS –12 de 02/08/2005 – Autorização para conduzir veículo da Empresa, especialmente nos seguintes itens: 5.3 - relativo a Reciclagem em Direção Defensiva e cancelamento da autorização/permissão para conduzir veículos da empresa (de acordo com o item 4). 5.2 - relativo ao treinamento para a direção em condições adversas. 5.1 – Consultar, semestralmente, as informações contidas no banco de dados da Gerência de Coordenação e Gestão de Transporte-GE/CT sobre os condutores de veículos de suas Gerências.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.2. Medidas para Redução de Acidentes com Veículos: 3.2.1. Fazer cumprir a Norma de Serviço IS –12 de 02/08/2005 – Autorização para conduzir veículo da Empresa, especialmente nos seguintes itens: d) Itens 2.1, 3.2 e 3.2.1 – solicitar a assinatura do Termo de Responsabilidade – Veículos a Serviço, de todos os empregados que conduzem veículos da empresa, lembrando que o termo foi substituído através da nova versão da IS-12, publicada em 02/08/2005, e mantê-los arquivados em suas Gerências.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 3. Desenvolvimento: 3.2. Medidas para Redução de Acidentes com Veículos: 3.2.2. Avaliar os novos motoristas, autorizados a menos de 6 meses, que deverão estar sempre acompanhados por motoristas mais experientes, que realizarão as avaliações, até que completem 3.000 Km rodados ou 1 ano, o que acontecer primeiro. A liberação para dirigir desacompanhado será de responsabilidade da Gerência, de acordo com os resultados das avaliações, sendo necessárias, no mínimo, 5 avaliações no período. 3.2.3. Verificar e adequar a sinalização nos pátios da Empresa, para evitar acidentes nas manobras. 3.2.4. Adotar Sistema de Inspeções Programadas para itens de Segurança dos veículos.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: Desenvolvimento: 3.2. Medidas para Redução de Acidentes com Veículos: 3.2.5. Afixar, em todos os veículos, adesivos com as frases: “AO MANOBRAR PEÇA AJUDA” e “RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE”. AO MANOBRAR PEÇA AJUDA RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 4. Comentários/Resultados/Conclusões: Após a aprovação do trabalho pelo Diretor e Superintendentes da G&T foi realizado o Workshop de Segurança 2006 pela Diretoria de Geração e Transmissão com o objetivo de apresentar o trabalho em questão além de propiciar uma reflexão sobre o papel e a responsabilidade do corpo gerencial bem como sobre a importância de disseminar a segurança como valor em toda a Diretoria. Os representantes das Superintendências no Grupo de Trabalho, divulgaram as medidas definidas para todas as Gerências que são responsáveis pela implantação e acompanhamento do programa em suas respectivas áreas.

ACIDENTES COM VEÍCULOS - ANÁLISE DE POTENCIAL DE RISCOS DE ACIDENTES COM VEÍCULOS E MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM VEÍCULOS NA DGT: 4. Comentários/Resultados/Conclusões: A meta para redução da quantidade de acidentes no ano de 2006 em relação a 2005 é de 37%. As tendências para o ano de 2006 indicam que essa meta poderá ser atingida. As medidas definidas no presente trabalho têm o objetivo maior de preservar a saúde e a vida de nossos empregados, perdas estas irreparáveis para a nossa Empresa.