Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dieta Mediterrânica.
Advertisements

Curiosidades sobre alimentos
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
3ª Feira 4ª Feira 2ª Feira 5ª Feira 6ª Feira Para bem crescer, muitas vezes devo comer! Nota: Valor Nutricional por Porção Sopa Alho francês com lombardo.
ETNIA POLONESA.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
... Uma imagem!... Um sabor!... Um lugar! Voltar.
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
2° Encontro JAMANTARIA 2009 GRÉCIA Residência Stefanini 23/05/2009.
Dietas Saudáveis.
Imigrantes... Italianos Léo e Bruno T41 Professora Marceli.
Dicas para adotar uma dieta vegetariana
Comer bem para viver mais e melhor!
História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional
Profe Marceli Imigrantes Italianos
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
CULINÁRIA BRASILEIRA.
COMO RECICLAR?.
DICAS DE COMO REALÇAR O SABOR DA COMIDA UTILIZANDO ERVAS AROMÁTICAS
Cartografia do grupo de Angra dos Reis
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Comida Di Buteco 2011 – Belo Horizonte
Feijões Carioca Fradinho Preto Soja em Grão Branco.
Imigrantes italianos Professora:Marceli Turma:43 Artur e Vicente.
Imigrantes Italianos Daniel Prof. Marceli Turma 41.
Regras para uma alimentação saudável na
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Marinadas Observações:
TEMPEROS.
Cardapio semanal Nomes:Mariane,Arlindo,Rosana,Guilherme e Jhonatan 8°B
Cardápio Panelão do norte Especialmente para você !!!
Gastronomia lusófona: Moçambique
Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação Culinária Beatriz Filipa Fernandes Vicente nº3 8ºA Margarida Lopes Lourenço nº14 8ºA AEMF 2012/2013.
Hábitos de Alimentação
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Trabalho realizado por: João Cruz, Rui Pinheiro, Paulo Santos e Sónia Batista.
Elaboração de Cardápios
EB2/3 Viso EFA-B3 Tema: Gastronomia Asiática.
CARDÁPIO BERÇÁRIO MÊS: ABRIL
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
Energia consumida X energia adquirida
AS COMIDAS MAIS CARAS DO MUNDO. Vinagre Balsâmico – envelhecido por 75 anos. Custa R$ 5.000,00 o litro. Esta jóia vem da cidade de Módena, no norte da.
Alimentação Europeia Curiosidades
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
Comer bem, para viver melhor!
Jantar Escondidinho de Carne de Sol Arroz Refolgado Rapadura Refrigerante 15/07/2010 Cardápio sujeito a alterações.
Cozinha Asiática Chef thiago Maia.
Dia Internacional da Alimentação
Culinária do Brasil.
Alimentação no 1º ano de vida
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
Ciências Naturais – 9.o ano
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
MAGHREB. Os três países do Maghreb são: Marrocos, Argélia e Tunísia. Têm em comum pratos bem característicos: o cuscuz que costuma ser servido com carneiro,
O que pode-se dar aos bebes 4 meses para 6 meses Quando tal não é possível, iniciarmos a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses, pois esta.
Cuba é composta por várias ilhas; Única nação comunista das Américas; Está localizada na entrada do golfo do México, a apenas 170 quilômetros da costa.
Beatriz Sousa nº2 Carolina Cruz nº4 Inês Campos nº8 Leonor Pinto nº11 Matilde Pinto nº12.
ESPANHA. TRADIÇÕES A influência dos vários povos na formação da cozinha espanhola; O arroz, trazido pelos árabes; O chocolate vem dos astecas; Substituíram.
PORTUGAL. Portugal País originalmente povoado pelos Iberos, Portugal viu a passagem sucessiva de numerosos povos: cartagineses, gregos, romanos, visigodos,
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) MÉXICO. NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e.
INTRODUÇÃO Á TÉCNICA E DIETÉTICA
Transcrição da apresentação:

Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30 Gastronomia Fábio Ferreira nº12 Lúcia Martins nº 20 Tiago Mendes nº 30

Introdução Gastronomia é definida, por uma enciclopédia, como sendo “o ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais utilizados na alimentação e, em geral todos os aspectos sociais a ela associados”. Então podemos retirar daqui que a cultura influência a gastronomia, ou até que, cada cultura tem a sua própria forma de comer/cozinhar.

Gastronomia Portuguesa Predominância do peixe (bacalhau) nos pratos típicos; Pão, vinho e azeite na base da alimentação; Muitos enchidos e fumados no interior; Temperos à base de especiarias; Predominância de cozidos, assados e grelhados; Cozido à Portuguesa como prato de referência.

Gastronomia Chinesa Os chineses não usam talheres, usam palitos chineses; Comida sempre bastante temperada e apimentada; Incluem nas refeições animais come tubarão, cobra, macaco...; Pratos com aspecto avermelhado, devido ao molho de soja; Paladar doce derivado dos vegetais como bambu, soja, algas; Grande uso de arroz; Representam os campos de energia na comida : Amargo – Fogo, Azedo – Madeira, Picante – Metal, Doce – Terra; Salgado – Água.

Gastronomia Africana No norte, o trigo é a base da culinária, que é mediterrânea; No sul, outros farináceos substituem o trigo: massa. Predominância de guisados e grelhados; No Centro e a Oeste o milho é a base da alimentação; A Este é o fufu, os tubérculos de inhame e a mandioca. Curiosidade: o chefe de família tem direito à melhor parte da refeição, seguindo-se dos outros adultos, e as crianças, ficam, praticamente, com os restos.

Gastronomia Americana Predominância do fast food: Hambúrgueres, pizzas, sandes, cachorros; Na bebida, predominância dos refrigerantes; Grandes sobremesas, em norma grandes quantidades de gelado; Pratos típicos: carne de porco/ vaca assada, ou filetes de peixe assados; Curiosidade: O jantar é a refeição mais forte do dia, constituída por 3 ou 4 pratos.

Gastronomia Indiana Maioria dos pratos são vegetarianos; Grande utilização de ervas e especiarias: sementes de mostarda, pimenta, cominho, cúrcuma, alho e gengibre; Vegetais mais utilizados são a lentilha, grão-de-bico, gandu, feijão, semente da vigna radiata; Predominância dos pratos fritos; Utilização de frutos secos nos pratos; Os indianos não usam talheres; Curiosidades: o pão e o arroz são considerados sobremesas.

Gastronomia Árabe Marcada pelo vastíssima variedade; O carneiro é a carne mais consumida e o salmonete o peixe mais gasto; Predominância de assados e guisados; A fruta é essencial na culinária árabe; Vegetais como repolho, aboborinha, beringela, pimentão são comuns; Usam muito as especiarias para dar sabor e perfumar os alimentos; Caracterizada pela “mesa cheia” e ausência de talheres; O pão acompanha todos os pratos; Curiosidade: Colocar um árabe numa mesa com pouca variedade de alimentos é uma ofensa.

Gastronomia Italiana Batata, tomate, pimentão e milho são parte a principal desta cozinha; Queijo e vinho entra em todas as refeições; Comida pouco temperada; Pratos de peixe não são temperados com ervas/especiarias; Utilização de massa em abundância, quer em pizzas, em pastas ou cozida em agua e azeite (esparguete, etc.); O café (expresso) também tem um papel importante, sobremesa de todas as refeições; Curiosidade: A hora da refeição é sagrada para os italianos;

Gastronomia Brasileira Arroz, feijão, milho, sorgo e cuscuz são muito utilizados; Peixe quase não é utilizado nos pratos brasileiros; Temperam a comida com pimenta abundante; O Brasil não tem uma culinária própria, pois tem influências da maioria dos países europeus, como também do continente africano; A feijoada é o prato típico do Brasil, o que mostra a influência portuguesa neste país;

Gastronomia Japonesa Arroz branco domina a gastronomia Japonesa (a carne é o suplemento); Usam palitos (hashi) em vez de talheres; Predominam cozidos e fritos, bem como o peixe cru (sashimi, p.e.); Chá verde é a sobremesa; Uso de muitos frutos do mar e da soja (em pasta ou não); Gafanhotos, lagartos e larvas às vezes entram nas refeições; Vegetais cortados são servidos no final das refeições; Curiosidade: as mesas são baixas e não se usam cadeiras, as pessoas ficam de joelhos no chão, numa almofada.

Webgrafia pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia_de_Portugal pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_da_China pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_da_África pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Culinária_dos_Estados_Unidos_da_América pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_indiana pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_árabe pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_da_Itália pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_do_Brasil pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_do_Japão