O Caráter Público da Função Notarial:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Políticas Públicas e Sociedade Civil
José Soares Neto MESTRE EM DIREITO PÚBLICO (UFBA)
01 - INTRODUÇÃO O Direito Administrativo é o ramo do direito que estuda as relações entre as entidades públicas, os agentes públicos e os serviços que.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
QUIZ.
Médica Previdenciária
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
GESTÃO DE TRIBUTOS TAXAS FATEC.
EDUCAÇÃO FISCAL e CIDADANIA
Espécies tributárias.
TRIBUTOS E DOCUMENTOS FISCAIS
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Unih+ Curso Preparatório OAB
GESTÃO DE TRIBUTOS Aula 02.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
Controladoria Geral da União - CGU
O tributo e suas espécies. Desvio de Finalidade das Contribuições. O tributo e suas espécies. Belo Horizonte – MG. Julho/2007.
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA I
Imposto é um tributo não vinculado Art
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
CONCEITO “Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito,
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Contabilidade Comercial
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
RELAÇÕES DE CONSUMO.
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
O CONCEITO TRIBUTO CONCEITO E DEFINIÇÃO
AGENTES PÚBLICOS.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Conceitos fundamentais de Direito Tributário
Limitações ao Poder de Tributar
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Criar um glossário(= dicionário) de CTF Em um arquivo no computador Deve ser alimentado a pedido do professor e/ou por iniciativa próprio do aluno(usando.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
OS LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
TRIBUTOS - TAXAS A taxa, prevista no art. 77, é uma espécie de tributo relacionado com a prestação de algum serviço público para um beneficiário identificado.
DEFINIÇÃO DE TRIBUTOS A finalidade do Estado é a realização do bem comum, necessitando para esse desiderato de recursos financeiros, os quais são providos.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Constituição FederalCódigo Tributário Nacional Art Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária,
TRIBUTO e suas espécies
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Profa. Silvia Bertani.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Introdução à Legislação Tributária Bacharelado em Administração Profº Antonio Carlos L. de Oliveira Direito Tributário.
DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO ADMINISTRATIVO
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
Poder de Tributar. Competência e Capacidade Tributária I.
Transcrição da apresentação:

O Caráter Público da Função Notarial: O NOTÁRIO E O REGISTRADOR COMO AGENTES PÚBLICOS Montes Claros Novembro/2006

CIDADANIA E TRIBUTOS O COTIDIANO, OS ATORES E SEUS PAPÉIS OBJETIVOS CONTRIBUIÇÕES CIDADANIA E TRIBUTOS O ESTADO E SEUS AGENTES

O COTIDIANO, OS ATORES E SEUS PAPÉIS Desempenhando papéis: pai/filho chefe/subordinado mestre/aluno candidato/eleitor usuário/servidor contribuinte.

OBJETIVOS Propiciar a reflexão sobre a importância social do tributo Avaliar o nosso papel, enquanto cidadão, usuários dos serviços oferecidos pelo Estado e como Agentes Públicos. Refletir sobre a parceria entre os agentes públicos para a consecução dos Fins Sociais do Estado.

INDIVÍDUO/CIDADÃO Indivíduo: “ A pessoa, considerada quando às suas características particulares, físicas e psíquicas” Cidadão: “1) Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2) habitante da cidade”

CIDADÃO Constituição Federal - Art. 5º “Dos direitos e deveres individuais e coletivos” Equilíbrio necessário na relação direito/dever. O cidadão paga o tributo (dever) e recebe em troca os serviços públicos (direito).

TRIBUTO “É toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa traduzir, instituído em Lei e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada.” São espécies de tributos: Impostos Taxas Contribuição de Melhoria Contribuições Sociais e de Seguridade Social.

O CARÁTER PRIVADO DA ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL Os notários e registradores: são particulares que exercem atividade pública por delegação, sob fiscalização do delegante (Estado); São remunerados pelos usuários do serviço (custas e emolumentos fixados pelo Estado).

O NOTÁRIO E O REGISTRADOR COMO AGENTES PÚBLICOS São profissionais do Direito, cuja função é: Assessorar quem necessita de assegurar seus direitos; Aconselhar quantos aos meios jurídicos adequados; Aplicador da lei para declarar a vontade das partes. Realizar o direito.

O NOTÁRIO E O REGISTRADOR COMO AGENTES PÚBLICOS Delegados do poder estatal que exercem a fé pública. Legitimam o ato, fato ou negócio jurídico que serve como base para os órgãos de registro. Exerce a administração pública de interesses privados.

O NOTÁRIO E O REGISTRADOR COMO AGENTES PÚBLICOS Princípios Constitucionais da Administração Pública a que estão subordinados: Da Legalidade Da Impessoalidade Da Publicidade Da Moralidade Administrativa Da Eficiência.

Mensagem Além do Estado visível, freqüentemente nos noticiários dos jornais e emissoras de rádio e televisão, existe um Estado invisível, muito maior, mas que não é notícia, que: mantêm em prontidão estruturas de serviços públicos como: bombeiros, policiais e pronto-socorros; ensina, educa e cuida de nossos filhos; cuida da saúde, da qualidade de remédios e alimentos.

Mensagem (continuação) Esses dois Estados são custeados pelo cidadão: um desses Estados é indesejável, o outro, necessário. Cabe-nos, como cidadãos, nos informar e distinguir bem um do outro, para que possamos agir com precisão no momento de extirpar a parte indesejável.

Qual desses Estados nós queremos? Para Reflexão: Qual desses Estados nós queremos? Muito Obrigado Antonio Jorge Freitas Lopes Auditor Fiscal da Receita Estadual E-mail: antonio.freitas@fazenda.mg.gov.br