David Ausubel (1918 - 2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Liliani Lecco Dettogni
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Autor: Juan Delval Editora Papirus
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Contextos de formação de Professores
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Curso de Docência Universitária
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Dominando as práticas pedagógicas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
em sistemas escolares e não escolares
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
MAPAS CONCEITUAIS.
Determinantes da Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS
A teoria de aprendizagem verbal significativa de David Ausubel
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Aprendizagem Significativa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mapas conceituais e “Cmaptools”
Em março completou 40 anos de profissão de PROFESSOR
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Mapas Conceituais.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Softwares Educacionais – Cód
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
1 ABORDAGENS DE ECLE COM BASE EM PROCESSOS CAP. 5 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:
Transcrição da apresentação:

David Ausubel (1918 - 2008) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.

Aprendizagem A atenção de Ausubel está voltada para a aprendizagem, tal como ocorre na sala de aula, no dia-a-dia da GRANDE maioria das escolas. “O fator isolado que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, CABE AO PROFESSOR IDENTIFICAR ISSO E ENSINAR DE ACORDO”.

De acordo com Ausubel Novas idéias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que as informações preexistentes sirvam de ancorador para as novas. Quando uma nova informação é absorvida pela estrutura, esta se modifica; Existe um processo de interação entre as novas informações e as que já existiam na estrutura do aluno.

Definição de aprendizagem significativa Processo no qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura do aluno.

Conceito Conceito pode ser entendido como uma regularidade observada em eventos (acontecimentos) ou objetos (coisas). Conhecer o significado de um conceito implica em saber como ele se organiza, como ele se estrutura. Conhecer os significados de uma teoria implica em saber como ela funciona, em quais circunstâncias ela se aplica.

Compreensão de um texto É um processo resultante da construção de significados. Ela envolve o entendimento das palavras (vocabulário) assim como o raciocínio e a conexão entre a nova informação e o conhecimento prévio sobre o assunto. A compreensão não é um processo passivo. O aprendiz tem de se engajar com a construção de seus próprios significados.

Comunicação Esse engajamento se reflete na utilização do conhecimento prévio, na elaboração de inferências a partir das palavras e expressões que o escritor usou para comunicar informações, ideias e pontos de vista.

Aprendizagem Mecânica Contrasta com a Aprendizagem Significativa; Novas informações com nenhuma ou pouca interação com conceitos relevantes na estrutura do aluno; Nova informação é armazenada de maneira arbitrária.

Relação entre os tipos de Aprendizagens O professor deve tentar promover a aprendizagem significativa, por ser mais duradoura; A aprendizagem mecânica pode ser útil, para formar os primeiros conceitos em uma área completamente nova a ele, como nas primeiras aulas de mecânica quântica a um aluno já iniciado em mecânica clássica.

Condições para ocorrer a aprendizagem significativa O material ou a aula deve ser POTENCIALMENTE significativo; Aluno deve possuir pré-disposição a aprender e não a memorizar; AS DUAS CONDIÇÃO SÃO NECESSÁRIAS SIMULTANEAMENTE!!!

Evidências de Aprendizagem Significativa Não promover avaliações que estimulem o aluno a repetir conceitos memorizados; Formular questões e avaliações de maneira não familiar ao aluno,de tal forma que exija máxima transformação do conhecimento adquirido. Avaliações apresentadas de maneira diferente a da que é feita no material instrucional.

Mapas Conceituais São diagramas de CONCEITOS explicitando suas interrelações e hierarquias contextuais; Indicam relações entre conceitos; Criado por Novak e seus alunos de pós-graduação na década de 70 na Universidade de Cornell.

O que são Mapas Conceituais? São diagramas que indicam relação entre os conceitos; São organizados de maneira hierárquica, não necessariamente vertical; Refletem a organização conceitual de um corpo de conhecimento ou de parte dele. São ferramentas que podem promover a APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Mapas conceituais Mapas conceituais devem ser entendidos como diagramas bidimensionais que procuram mostrar relações hierárquicas entre CONCEITOS de um corpo de conhecimento e que derivam sua existência da própria estrutura conceitual desse corpo de conhecimento. Mapa conceitual é uma técnica de exteriorização do entendimento conceitual de uma pessoal sobre um certo conhecimento.

Em termos práticos... Podem-se fazer mapas conceituais de toda uma disciplina, parte dela ou tópico específico. Pode-se fazer mapa conceitual de um texto . Mapas conceituais são individuais. Especialistas de uma mesma área fazem mapas diferentes.

Construção de um mapa conceitual Identificar os conceitos mais gerais e inclusivos; Identificar os conceitos menos gerais e mais específicos; Estabelecer as ligações entre os conceitos, podendo-se utilizar conectivos entre conceitos; Um conceito pode se ligar a vários outros, dependendo da visão do autor do mapa.

Mapas conceituais como instrumento didático Podem mostrar relações hierárquica entre os conceitos que estão sendo ensinados; Ao contrário de textos, os mapas não dispensam a explicação do professor; Devem ser usados quando o alunos já tem uma noção do campo conceitual abordado.

Mapas como instrumento de avaliação Avaliação não com o objetivo de testar conhecimento e dar uma nota classificatória, mas de obter informações sobre como o aluno vê as relações entre os conceitos de uma área específica.

Modelo sugerido de mapa conceitual

Primeiro mapa de um aluno

Alguns exemplos de mapas conceituais

Mapa Conceitual sobre mapas conceituais e Diagramas V

O papel do professor envolve, pelo menos, 4 tarefas fundamentais: Identificar a estrutura conceitual e proposicional da matéria de ensino; Identificar os subsunçores relevantes à aprendizagem; Diagnosticar aquilo que o aluno já sabe; Ensinar utilizando recursos e princípios que facilitem a aquisição da estrutura conceitual da matéria de ensino de maneira significativa;

Referências MOREIRA, M.A. Mapas Conceituais & Diagramas V. Porto Alegre: Ed. Do Autor, 2006. MOREIRA, M.A. Mapas Conceituais no Ensino de Física. Textos de apoio ao professor de Física, Instituto de Física da UFRGS, 1992. MOREIRA, M.A. Diagramas V no Ensino de Física. Textos de apoio ao professor de Física, Instituto de Física da UFRGS, 1997.