Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
Construindo uma identidade profissional
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Universidade Federal do Amapá
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A Função do Professor Articulador
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Roteiro de observação de estágio
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Odilei Avelino dos Santos
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações sobre o Estágio II
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Transcrição da apresentação:

Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita

Estrutura Geral Apresentação Ficha de Frequência do Estagiário Planejamento do Estágio Reflexão sobre a Prática Docente Fichas de Frequência dos Estudantes Plano da Disciplina Planos de Aula Observações Gerais Autoavaliação Referências Bibliográficas Anexos

Apresentação Apresente o relatório, informando seus objetivos; Historie as atividades do estágio, com todas as informações sobre o período; Fale sobre a perspectiva adotada para o ensino de língua, literatura e gramática; Situe o estágio em relação ao curso; Comente sobre suas expectativas iniciais e sobre o desenrolar das atividades Apresente a estrutura do relatório.

Ficha de Frequência do Estagiário DATA TOTAL HORAS DIA ATIVIDADE REALIZADA ASSINATURA TUTOR OU REGENTE DO ESTAGIÁRIO

Um olhar sobre o universo de atuação profissional: identificação e contextualização Relate a sua convivência com a instituição de ensino, destaque os contatos com a direção, coordenação e professores, bem como participação nas reuniões pedagógicas; Levante as principais contribuições para o seu processo de formação, argumentado e refletindo todo esse processo;

Levante pontos fracos e fortes da instituição que você estagiou, apresentando sugestões e ideias.

Planejamento do Estágio Possibilitou a reflexão e a (re) significação do seu trabalho? Justifique e exemplifique. Resgatou o seu espaço de criatividade? De que maneira? Favoreceu a pesquisa sobre a sua própria prática? Como?

Planejamento do Estágio Ajudou a organizar adequadamente o currículo (os conteúdos da disciplina), racionalizando as experiências de aprendizagem, tendo em vista uma ação pedagógica mais eficaz e eficiente? De que maneira? Foi um elemento de auto formação docente? Explique.

Planejamento do Estágio http://13diredapodi.blogspot.com.br/2012/05/aula-inaugural-do- programa-mais.html

Reflexão sobre a prática docente O momento de regência envolve o estudo, a análise, a reflexão e a proposição de soluções de ensinar e aprender. Envolve também experimentar situações de ensinar e, aprender a executar a prática docente na sala de aula e fora dela. Conclusões a respeito dos estudos realizados, sobre as concepções de ensino e aprendizagem, bem como análise da prática realizada (observada) em sala de aula.

Reflexão sobre a prática docente Nesta fase do Relatório, o estagiário deve relatar as diferentes situações em que ocorreu o processo de ensino e aprendizagem como um momento de pesquisa que se traduz na possibilidade de compreender e problematizar as situações vivenciadas.

Ficha de Frequência dos Estudantes Modelo Livre

Plano da Disciplina 1) Identificação da Escola 2) Distribuição do Tempo 2.1 Total de aulas previstas 2.2 Previsão do número de feriados 2.3 Previsão do número de avaliações 2.4 Aulas destinadas a revisão de conteúdos 3) Objetivos (gerais e específicos) 4) Conteúdo Programático 5) Metodologia 6) Recursos (humanos, materiais e físicos) 7) Avaliação (instrumentos e critérios)

Planos de Aula Dados de Identificação da Escola Características do Grupo Foco Objetivos Atividades Referências Bibliográfica Observações

Plano de Aula: dados de Identificação da Escola Nome da Escola Endereço Professor Regente Professor Estagiário

Plano de Aula: Características do Grupo Série Turno Quantidade de estudantes Tipo de Escola / Colégio

Plano de Aula: foco Caracterização Ideias centrais ou assuntos da aula Lições do dia Conteúdos

Plano de Aula: Objetivos O que meus alunos irão fazer para comprovar o binômio ensino-aprendizagem

Plano de Aula: Atividades Inicial - o que usarei para despertar e manter o interesse de meus alunos para com esta aula? Desenvolvimento Avaliação: que instrumentos e critérios utilizarei para confirmar que os objetivos foram alcançados?

Plano de Aula: Referências Bibliográfica Todo o material consultado por para preparar todas as atividades da aula, como por exemplo, livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc.

Plano de Aula: Observações Normalmente completamos esse espaço depois que aplicamos o plano de aula, e aqui comentamos o nosso planejamento: os pontos positivos e negativos

Observações gerais sobre o desenvolvimento dos alunos e da turma Informe, de maneira geral, sobre as aprendizagens ocorridas nos eixos de LEITURA DE TEXTOS ESCRITOS, PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA. Analise as relações interativas na classe: aluno e professor; aluno e aluno; aluno e turma.

Autoavaliação Relato crítico-reflexivo do período de regência, bem como uma apreciação sobre o seu desempenho como estagiário:

Autoavaliação Escreva de forma crítico-reflexiva (argumentativa) sobre a sua experiência. Comente sobre as dificuldades que teve e sobre as ajudas recebidas no período. Estabeleça relações com os autores e os contextos vivenciados ao longo do curso.

Autoavaliação Analise criticamente as atividades do período. Analise criticamente todo o seu trabalho de atuação docente. Fale sobre suas expectativas e o decurso das atividades docentes.

Autoavaliação Suas intervenções ajudaram para promover aprendizagens significativas? O que você faria diferente? O que falta em sua formação para continuar atuando como professor?

Auto-avaliação Em que você precisará investir mais daqui para frente? Enriqueça seu texto trazendo outros autores e outras “vozes” para constituir um discurso significativo e prazeroso.

Referências bibliográficas Indique todo o material consultado por você durante todas as atividades: livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc.

Anexos Anexar o modelo de cada atividade desenvolvida com os estudantes durante a regência.