Projeto “Jovem Legal”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Advertisements

1.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Políticas de Segurança Pública
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Crianças e Adolescentes
Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania - SAS
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
O campo da Psicologia no CRAS
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Projetos Financiados em 2010
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Dra. Clemen Silvia L.P.B. Gomes.
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
PROGRAMA ACOLHER.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Modelo anterior de atendimento
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Relatório de Atividade
Rio Mulher.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
Justiça Restaurativa e
Diretrizes de um programa de prevenção
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Lei e as alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente
PROJETO ESPERANÇA CRIANÇA E FAMÍLIA
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
A prática do psicologo no CRAS
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Medidas Socioeducativas
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
REUNIÕES REGIONAIS.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Projeto “Jovem Legal”

O que é o projeto “Jovem Legal”? Trata-se de um projeto determinado pelo Ministério Público a fim de que a Prefeitura Municipal de Ibiraci/MG possa atender a demanda de adolescentes que estão em conflito com a lei neste município, priorizando medidas em meio aberto através do desenvolvimento de projetos específicos de Prestação de Serviço a Comunidade e de Liberdade Assistida. O programa vem cumprir as medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do adolescente – ECA.

Para quem é o projeto “Jovem Legal” ? Para adolescentes de 12 a 18 anos de idade que cometeram ato infracional e tem que cumprir medida sócioeducativa determinada pelo juiz, podendo esta ser de Liberdade Assistida ou de Prestação de Serviço a Comunidade.

O que faz o Projeto “Jovem Legal”? Acompanha e atende adolescentes em conflito com a lei, inseridos nas medidas sócioeducativas em meio aberto: Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida. O trabalho envolve a família e a comunidade, visando proporcionar ao adolescente: Responsabilização pelo ato infracional Ruptura com a prática infracional, oferecendo oportunidades para a mudança Estimular o desenvolvimento global Fortalecer sua auto-estima Resgatar sua cidadania na construção de novas perspectivas Promove condições para que possam se desenvolver de maneira integral, através de orientação, acompanhamento, inserção e promoção social do mesmo e de sua família

Quem executa o Projeto “Jovem Legal”? Cintia – Assistente Social Magali – Pedagoga Renata - Psicóloga Rangel – Coordenador Municipal Sidnei – Coordenador Geral da FESP

Quais atividades são desenvolvidas no projeto Jovem Legal? Atendimento individual ao adolescente e sua família Atendimento grupal ao jovem e a família Visita-domiciliar Visitas às Entidades Parceiras Visitas às Entidades que oferecem curso profissionalizante Visitas às Escolas Elaboração de Relatórios

Como será o atendimento individual com o adolescente? O adolescente como autor de sua própria história; Espaço para acolher, ouvir o adolescente para que ele mesmo construa o próprio sentido sobre o ato infracional; Abrir espaço para a responsabilização; Estímular e promover oportunidade para que eles pensem e construam um sentido próprio; Viver em sociedade implica perda da liberdade (respeito de regras, normas, e ao próximo); Deslocar do ATO para a FALA; Conhecer a estrutura de personalidade: Neurose, Psicose, Perversão.

Como será os atendimentos grupais com o adolescente? Orientar, informar, conhecer os adolescentes e a maneira com que se relacionam; Principais temas trabalhados: Drogas; Sexualidade; Relacionamento com a Família; Boas maneiras Valores Construção de novas perspectivas Motivação Autonomia, auto-estima, etc

Como será o atendimento a família? Escutar, estímular a reflexão e fazer orientações sobre como lidar com os filhos (como colocar regras e limites) objetivando quebrar o ciclo de violência; Fazer um trabalho preventivo a fim de reduzir danos; Fortalecer os vínculos familiares; Promover espaço de escuta, troca e crescimento entre os pais dos adolescentes atendidos no programa.

Onde fica o Projeto Jovem Legal? Rua Isabel Demétrio, 02 – Alto da Boa Vista – Ibiraci/MG. Telefone: (35) 3544-1266