THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA

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Transcrição da apresentação:

THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E INTERVENÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISITIVA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA ESPECIAL DA APAE-BH This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA

Introdução O trabalho com a Tecnologia Assistiva na escola especial da APAE-BH é fundamentado a partir de ferramentas pedagógicas que auxiliam os profissionais da educação na identificação de habilidades a serem adquiridas pelo aluno com Deficiência Intelectual e Múltipla, a fim de definir qual intervenção a ser adotada, consequentemente construir recursos didáticos adaptativos que promova aprendizagem.

EDUCAÇÃO ESPECIAL PROJETO DA TURMA Plano de Desenvolvimento Individual INTERVENÇÃO: TECNOLOGIA ASSISTIVA RELATÓRIOS TRIMESTRAL E FINAL EDUCAÇÃO ESPECIAL

Intelectual Comportamental Motora Comunicação APAE-BH / 2013 ESCOLA OFICINA SOFIA ANTIPOFF – ANOS INICIAIS Aluno: ______________________________________ Professor(a): Silvânia Gracielle Responsável: ________________________________ Ciclo:3º Ciclo Intermediário Trimestre: 1º Período 06 de fevereiro a 15 de maio HABILIDADES HABILIDADES A SEREM ADQUIRIDAS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ TECNOLOGIA ASSISTIVA RESULTADOS ALCANÇADOS Intelectual Comportamental Motora Comunicação

Intelectual Comportamental Motora Comunicação APAE-BH / 2013 ESCOLA OFICINA SOFIA ANTIPOFF – ANOS INICIAIS Aluno: ______________________________________ Professor(a): Silvânia Gracielle Responsável: ________________________________ Ciclo:3º Ciclo Intermediário Trimestre: 1º Período 06 de fevereiro a 15 de maio HABILIDADES HABILIDADES A SEREM ADQUIRIDAS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ TECNOLOGIA ASSISTIVA RESULTADOS ALCANÇADOS Intelectual Ampliar o conhecimento matemático (sequência numérica, identificação de números, contar objetos.) Ampliar o conhecimento em língua portuguesa Comportamental Sinalizar para ir ao banheiro Motora Fazer uso de sinalizadores com as mãos ou com uma das mãos Comunicação Ampliar sua comunicação gestual com o uso de sinalizadores SIM e NÂO

Intelectual Comportamental Motora Comunicação APAE-BH / 2013 ESCOLA OFICINA SOFIA ANTIPOFF – ANOS INICIAIS Aluno: ______________________________________ Professor(a): Silvânia Gracielle Responsável: ________________________________ Ciclo:3º Ciclo Intermediário Trimestre: 1º Período 06 de fevereiro a 15 de maio HABILIDADES HABILIDADES A SEREM ADQUIRIDAS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ TECNOLOGIA ASSISTIVA RESULTADOS ALCANÇADOS Intelectual Ampliar o conhecimento matemático (sequência numérica, identificação de números, contar objetos.) Ampliar o conhecimento em língua portuguesa Atividades de registro usando o engrossador de lápis. Atividades com material concreto (prancha de relação de quantidade) e jogos. Pasta de pareamento: sequência de letras e e sílabas. Comportamental Sinalizar para ir ao banheiro Painel de reforço com confirmação de uso do banheiro Motora Fazer uso de sinalizadores com as mãos ou com uma das mãos Apresentar a prancha com sinalizadores ao aluno. Comunicação Ampliar sua comunicação gestual com o uso de sinalizadores SIM e NÂO Orientação verbal Confecção de prancha com sinalizadores

Sinalizador

Reforçador Antes Depois

Atividade de registro com engrossador de lápis

Prancha de relação de quantidade

Intelectual Comportamental Motora Comunicação APAE-BH ESCOLA OFICINA SOFIA ANTIPOFF – ANOS INICIAIS Aluno: ______________________________________ Professor(a): Silvânia Gracielle Responsável:_________________________________ Ciclo:3º Ciclo Intermediário Trimestre: 1º Período 06 de fevereiro a 15 de maio HABILIDADES HABILIDADES A SEREM ADQUIRIDAS INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA/ TECNOLOGIA ASSISTIVA RESULTADOS ALCANÇADOS Intelectual Ampliar o conhecimento matemático (sequência numérica, identificação de números, contar objetos.) Ampliar o conhecimento em língua portuguesa Atividades de registro usando o engrossador de lápis. Atividades com material concreto (prancha de relação de quantidade) e jogos. Pasta de pareamento: sequência de letras e sílabas. O aluno consegue realizar sequência numérica e fazer a atividade respondendo por meio dos sinalizadores sim e não, ou apontando com o engrossador Comportamental Sinalizar para ir ao banheiro Painel de reforço com confirmação de uso do banheiro O aluno consegue solicitar par ir ao banheiro usando o sinalizador calculando o tempo entre a chegada do monitor para acompanhá-lo e até a chegada ao banheiro. Motora Fazer uso de sinalizadores com as mãos ou com uma das mãos Apresentar a prancha com sinalizadores ao aluno. O aluno compreende a solicitação feita pela professora e sinaliza. Comunicação Ampliar sua comunicação gestual com o uso de sinalizadores SIM e NÂO Orientação verbal Confecção de prancha com sinalizadores O aluno comunica-se através da prancha respondendo o que a professora pergunta através dos sinalizadores.

Conclusão 1. A Tecnologia Assistiva facilita o trabalho pedagógico, pois cria condição para aproximar o aluno à execução da atividade e no que for necessário para entendê-la, lembrando que cada aluno tem sua potencialidade peculiar, portanto a Tecnologia Assistiva deve ser desenvolvida pensando em cada potencialidade. 2. A Tecnologia Assistiva favorece a aprendizagem funcional, pois vai de encontro à real necessidade do aluno no que diz respeito ao entendimento e execução da atividade, uma vez que possibilita autonomia e/ou independência para a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ao possibilitar dar respostas anteriormente ocultas. 3. Os recursos didáticos são considerados Tecnologia Assistiva, pois auxilia o aluno com Deficiência Intelectual a executar e compreender tarefas anteriormente não executáveis ou não compreensíveis.

OBRIGADO!