INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Abordagem Cascata sobrevive
Advertisements

CONSULTORAS E REVENDEDORAS ON LINE
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
A Revolução Industrial
Seminário Federasul – SEBRAE de INOVAÇÃO
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
Sistemas da Informação e Tecnologia Guarani Futebol Clube
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.
BADULAQUES CIA. LTDA. Introdução: a) Empresa >
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Análise Financeira do Empreendimento
CRM (Customer Relationship Management)
COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como.
Projeto Integrador 2013/1 Prof. Rudy de Barros Ahrens
Easyone SAP /Business One
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Categorias do E-Business
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projeto de Gestão de Crise
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
FUTURO DE RH RH DO FUTURO
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
Gestão Farmacêutica – Mudar e Inovar
Arnaldo Vaz Jr
ATITUDE EMPREENDEDORA
Carlos Visão Global Social
Estratégia Organizacional
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Administração de Marketing
Doisnovemeia.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Marketing no Século XXI -Kotler
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Transformando estratégia em ação
Carlos Visão Global Social
ESCRITORES DA LIBERDADE
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Capítulo 19 O Mercado Global.
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Compra coletiva via internet
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Empreendedorismo e Inovação em modelo de negócios Estudo de caso: site de compras coletivas “Groupon”
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Universidade Corporativa Procenge
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Consultoria Empresarial e Educacional
Doisnovemeia.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Ciclo de Vida de Sistemas de Informação
Preferências do acionista
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de lixeiras Inventor: Mario Besagio Lopes.
O QUE É UMA STARTUP? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Aula 3 – Questões Caso 3M Aluno: Carlos Augusto Barros Gomes Código: 300796

O Post-it foi uma revolução em sua época e transformou a forma como as pessoas se comunicavam e o comportamento das organizações. No Post-it vemos uma inovação radical em produto, e depois, a inovação incremental, como o Post-it Dispenser.

O Command pode ser considerado outro exemplo de inovação radical em produto. A 3M percebeu que havia uma necessidade do mercado em relação a pendurar coisas nas paredes, e daí criou esta solução simples e prática, que permite que seu usuário pendure objetos de até 3,4Kg sem fazer sujeira ou necessidade de furar a parede. No momento da remoção, ele não estraga a parede.

Scotch-Brite, outro produto que sofreu inovação incremental. A observação perspicaz de costumes locais combinada com modificações menores de produtos resultam em grande crescimento de vendas, por exemplo, nas Filipinas a casca de coco (amarela) é usada para limpeza – a cor normal da esponja de limpeza foi mudada de verde para amarela.

Em 1937, a 3M decide investir em pesquisa para contribuir para o crescimento da companhia. A administração ajustou seu modelo de negócio para que as boas ideias, com sucesso e bons resultados, pagassem pelas falhas. Feito isto, determinou-se que todo pesquisador tem o direito de utilizar 15% de seu tempo para realizar pesquisas de seu interesse e levar a companhia a crescer. Invenções são parte dos negócios da 3M.

Como inovação em processos, podemos citar o Pacing Plus, que são os programas prioritários, que oferecem potencial para grandes vendas e lucro com atrativos retornos de investimento, além de receber acesso prioritário aos recursos da 3M e rapidamente entram em operação.

3M As características da 3M que alavancam inovações, são: Estabilidade no emprego Clima que dá aos funcionários orgulho de trabalhar na 3M Devido ao baixo turn over a 3M constrói relações pessoais com seus colaboradores Todo pesquisador tem 15% de seu tempo para realizar pesquisas de seu interesse Erros são vistos como parte do aprendizado

3M O que a 3M utiliza para estimular a inovação a nível geral: Site www.3minovacao.com.br Oferece seus produtos gratuitamente para coletar feedbacks de seus usuários (o chamado test-drive) Disponibiliza o espaço “fábrica de ideias”, onde a mais votada ideia ganha um kit 3M Oferece seminários de inovação

3M Fontes: Site da 3M no Brasil: http://solutions.3m.com.br/ Material 3M distribuído pela FGV

OBRIGADO