Prescrição para cobrança do crédito tributário e a aplicação do art. 219 do CPC: mudança de posicionamento no STJ Juliana Furtado Costa Doutora PUC/SP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

Competência Fiscalizatória, Excessos e Sanções: Responsabilidade do Estado pela Prática de Ilícitos Tributários Tácio Lacerda Gama Professor da PUC-SP.
HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Direito Tributário I Crédito Tributário.
III Encontro Regional Paulista de Administrações Tributárias Municipais EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA NFS-E DIANTE DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL.
EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Decadência- art
CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO LANÇAMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL DENUNCIA ESPONTÂNEA
Ministro Castro Meira – STJ III Congresso Brasileiro de Direito Tributário Salvador/BA - Novembro de 2009 O Prazo Prescricional para Restituição dos Tributos.
Maria Leonor Leite Vieira Mestre e Professora PUC/SP
Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL
Cassio Scarpinella Bueno Doutor e livre-docente PUC/SP
Rafael Pandolfo Doutor PUC/SP e Conselheiro CARF
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS
Gustavo da Silva Amaral Mestre PUC/SP
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
Direito Processual Penal Militar Questões prejudiciais
Decadência do direito do fisco
Jurisprudência do STJ Questões Polêmicas Ministra Eliana Calmon
Marcelo de Lima Castro Diniz
Processo Civil I Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho
Formação,suspensão e extinção do processo
Aldo de Paula Junior Mestre e Doutor PUC/SP
DECADÊNCIA STJ.
Renato Lopes Becho Livre docente USP e Juiz Federal SP
Embargos infringentes Art Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL - Generalidades
ABORDAGEM DA RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS SÓCIOS E ADMINISTRADORES
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Execução contra a Fazenda Pública
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
Juizado Especial Cível
DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV.
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
PROCESSO CIVIL: Aula 01 Competência – esfera cível
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Segundo Eduardo Sabbag
AÇÃO ANULATÓRIA (Matéria Fiscal)
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
Dra Kátia Ranzani (katia. com
PROTESTO DA CERTIDÃO DA DÍVIDA ATIVA PELO MUNICÍPIO FABIO PETENGILL III CONGRESSO MATO-GROSSENSE DE DIREITO MUNICIPAL.
Temas de Direito Tributário
Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista em Direito Contratual e Mestre em Direito Civil Comparado.
Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil pela USP. USP.
Embargos infringentes Art Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Temas de Direito Tributário
Embargos de Divergência
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL TEMA DA AULA: COISA JULGADA PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (henriquemouta.com.br)
Ação de Depósito (Art.901 a 905) Depósito é forma de contrato regulado pelos artigos 627 a 652 do CC, no qual, alguém recebe coisa móvel para guardar,
Belém, e PROF. DR. HENRIQUE MOUTA
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
INTRODUÇÃO Atente para a seguinte ordem de ocorrências: 1 - Publicação da lei (obrigação tributária ex lege - decorrente de lei ou causa de existência.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
Transcrição da apresentação:

Prescrição para cobrança do crédito tributário e a aplicação do art. 219 do CPC: mudança de posicionamento no STJ Juliana Furtado Costa Doutora PUC/SP e Procuradora-Chefe da Defesa em 2.º grau da PRFN-SP

 A interrupção da prescrição retroage a data da propositura da ação de execução fiscal?  Posicionamento do STJ no RESP SP

 Prescrição: Causa de extinção do crédito tributário; Prazo que o Fisco tem para cobrar o crédito tributário.

 Prescrição do crédito tributário: Art. 174 do CTN; Prazo quinquenal; Contado a partir da data da constituição definitiva do crédito tributário.

 Lançamento por homologação: Data da entrega da declaração; Data do vencimento do crédito, caso seja posterior a entrega da declaração.

 Súmula 436 do STJ A entrega de declaração pelo contribuinte reconhecendo débito fiscal constitui o crédito tributário, dispensada qualquer outra providência por parte do fisco (PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 14/04/2010, DJe 13/05/2010).

 Lançamento de ofício: 30 dias após a notificação do lançamento ao sujeito passivo.

 Processo de positivação: Constituição do crédito tributário; Inscrição em dívida ativa; Ajuizamento da ação de execução fiscal; Atos de execução; Extinção do crédito tributário.

 Interrupção do prazo prescricional: Art. 174, parágrafo único do CTN Antes da LC 118/05 – Citação do executado Depois da LC 118/05 – Despacho do Juiz autorizando a citação

 RESP /SP  Submetido ao rito do art. 543-C do CPC  Aplicação do art. 219, § 1.º do CPC Art omissis... § 1. o A interrupção da prescrição retroagirá à data da propositura da ação.

 Questionamentos: Rito dos recursos repetitivos; Utilização do CPC para disciplinar causa de interrupção da prescrição de crédito tributário; Aplicação dos parágrafos do artigo 219 do CPC

 RESP /SP Discute questão referente ao início da contagem do prazo prescricional nos casos de tributos sujeitos ao lançamento por homologação. Embargos de Declaração pendente.

 Súmula 106 do STJ: PROPOSTA A AÇÃO NO PRAZO FIXADO PARA O SEU EXERCÍCIO, A DEMORA NA CITAÇÃO, POR MOTIVOS INERENTES AO MECANISMO DA JUSTIÇA, NÃO JUSTIFICA O ACOLHIMENTO DA ARGUIÇÃO DE PRESCRIÇÃO OU DECADÊNCIA. (CORTE ESPECIAL, julgado em 26/05/1994, DJ 03/06/1994 p )

 Rito da execução: Tentativa de citação por todas as modalidades, antes do edital; O endereço onde é feita a citação é oferecido pelo contribuinte.

 Caracterização da prescrição: Tempo e inércia do titular  Fundamento de decidir: o mero ajuizamento da execução fiscal revela a ausência de inação Fazendária

§ 2. o Incumbe à parte promover a citação do réu nos 10 (dez) dias subsequentes ao despacho que a ordenar, não ficando prejudicada pela demora imputável exclusivamente ao serviço judiciário. § 3. o Não sendo citado o réu, o juiz prorrogará o prazo até o máximo de 90 (noventa) dias. § 4. o Não se efetuando a citação nos prazos mencionados nos parágrafos antecedentes, haver-se-á por não interrompida a prescrição.

 Impactos deste entendimento:  Mais significativos para as execuções ajuizadas anteriormente à LC 118/05.

TRIBUTÁRIO. PRESCRIÇÃO. INTERRUPÇÃO. ART. 219, § 1.º, DO CPC. RETROAÇÃO À DATA DA PROPOSITURA DA AÇÃO. MATÉRIA SUBMETIDA AO RITO DOS RECURSOS REPETITIVOS. INÉRCIA EXCLUSIVA DO FISCO. REEXAME DE FATOS E PROVAS. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 7/STJ.1. A Primeira Seção do STJ, no julgamento do RESP /SP, submetido ao rito dos recursos repetitivos, consolidou entendimento segundo o qual mesmo nas Execuções Fiscais, a citação retroage à data da propositura da ação para efeitos de interrupção da prescrição, na forma do art. 219, § 1.º, do CPC.2. Todavia, a interrupção da prescrição só retroage à data da propositura da ação quando a demora na citação é imputada exclusivamente ao Poder Judiciário, nos termos da Súmula 106/STJ.3. Hipótese em que o Tribunal de origem expressamente consignou que a citação tardia decorreu dos mecanismos inerentes ao Poder Judiciário, e não por culpa exclusivamente do Fisco.

Logo, aplica-se, ao presente caso, o art. 219, § 1.º, do CPC. Ademais, desconstituir tal premissa requer, necessariamente, o reexame de fatos e provas, o que é vedado ao STJ pela Súmula 7/STJ.4. A interposição de agravo regimental para debater questão já apreciada em recurso submetido ao rito do art. 543-C do CPC atrai a aplicação da multa prevista no art. 557, § 2.º, CPC. Agravo regimental improvido, com aplicação de multa de 1% sobre o valor da causa atualizado. (AgRg no AREsp /RS, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/10/2012, DJe 25/10/2012)

TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. ALEGADA VIOLAÇÃO DO ART. 219, § 1.º, DO CPC. FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL. IMPOSSIBILIDADE DE EXAME POR ESTA CORTE SUPERIOR. Esta Corte superior já decidiu que "a questão relacionada à necessidade de tratamento da prescrição tributária em sede de Lei Complementar, tendo em vista o mandamento contido no art. 146, III, 'b' da Constituição da República, o que afastaria, assim, a aplicação do art. 219, § 1.º. do CPC, por se tratar de matéria constitucional, não encontra neste Superior Tribunal de Justiça a competência necessária para sua solução, sendo esta, como se sabe, afeta ao Supremo Tribunal Federal, nos termos do art. 102, III, a da Carta Magna." (AgRg no REsp /RS, Relator Min. Napoleão Nunes Maia Filho) Agravo regimental improvido. (AgRg no AREsp /PB, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/09/2012, DJe 02/10/2012)

Obrigada!