AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Que EJA temos e queremos?
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
Interação com os Alunos
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS:
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Santiago Alves de Siqueira
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
PERSPECTIVAS PARA 2009.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Laboratório de Ensino a Distância
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO: O USO DO FACEBOOK NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SESI EM SANTA CATARINA

OBJETIVO Apresentar o Facebook como um recurso tecnológico/pedagógico ao processo de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos -  EJA.  

O campo educacional, no mundo contemporâneo, tem vivenciado um turbilhão de novas experiências, que vão da inovação curricular às ferramentas para o ensino e aprendizagem de docentes e discentes. Entre as novas experiências, destaca-se a inserção das redes socais no universo da escola, onde seus usos, apropriações, representações e significados produzem efeitos sobre comportamentos, culturas, práticas, políticas, valores de que as utiliza.

CONTEXTO A Rede Social Facebook vem potencializando informações e conhecimentos, disseminados nos processos de escolarização, de forma dinâmica e diversificada, através dos inúmeros recursos disponibilizados nessa plataforma de comunicação. 

De acordo com MATTAR (2013) o Facebook configura um canal de comunicação mais aberto, o que resulta em ambientes de aprendizagens mais ricos e com um maior envolvimento dos alunos nos processos de escolarização.

CENÁRIO DE USO O SESI em Santa Catarina oferta ao trabalhadores da indústria desde 1999 o Programa de Educação de Jovens e Adultos. Em 2011, o Programa passou por uma reestruturação e implantou a metodologia EaD com interatividade virtual. Atualmente o Programa de EJA EaD atende nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio cerca de 21.000 alunos. 30 polos de atendimento 395 indústrias de SC.

ModalidCENÁRIO DE USO ade – Modelo de Educação a Distância SESI – Educação de Jovens e Adultos: “blended learning” (híbrido, com momentos presenciais e a distância) Encontros presenciais físicos (25%): 02 vezes na semana, obrigatórios ao longo de cada disciplina. Encontros a distância (75%): planejados pelo professor com antecedência.

Estrutura do Curso

A inserção da rede social no SESI EJA No início de 2013, o SESI SC lançou a campanha para mobilização de novos alunos para o Programa de EJA sob o slogan “O conhecimento move sua vida?” Esta campanha teve como premissa provocar o trabalhador da indústria catarinense, no sentido de que o mesmo pudesse mensurar a necessidade de apropriar-se de novos conhecimentos por meio dos processos formais de escolarização. Processos estes, atrelados à vivência do aluno, uma vez que o SESI trabalha com a mediação da aprendizagem no sentido de oportunizar ao aluno/trabalhador a aquisição de aprendizagens significativas.

A inserção da rede social no SESI EJA Hoje se aprende dentro e fora da escola e das mais variadas formas. Aprendizagem ao longo da vida. Desafio de construir sociedades de aprendizagem. Como estratégia para ampliar as oportunidades de aprendizagem aos alunos da EJA, no início de 2013, a Coordenadoria de Educação do Programa de EJA do SESI/SC, realizou uma pesquisa, envolvendo alunos de todas as unidades escolares, com o objetivo de verificar a rede social mais utilizada.

A inserção da rede social na EJA O Facebook destacou-se no cenário da pesquisa cobrindo cerca de 73% da preferência entre os alunos.

O CONHECIMENTO MOVE SUA VIDA Em 2013, o Programa de EJA do SESI, em Santa Catarina, criou, nesta rede social, o Grupo O Conhecimento move sua vida com o objetivo de disseminar, ampliar e dar visibilidade as práticas educativas, compartilhar experiências e possíveis resultados de aprendizagem dos alunos matriculados no Programa.   

Recurso de aproximação entre sujeitos Cumplicidade entre professores e alunos Popularização dos conhecimentos Reconhecimento das ações educativas Aprendizado dinâmico Explora as potencialidades de cada indivíduo

O grupo O Conhecimento move a sua vida é um grupo aberto e, iniciou com a adesão de alguns professores e alunos. Atualmente o grupo conta com 4.365 membros.

METODOLOGIA A análise das publicações realizadas por professores e alunos da EJA, bem como os diferentes usos dessa rede social, seguiu a abordagem da pesquisa qualitativa; o processo de Coleta de dados se deu por meio da observação participante e objetivou identificar as diferentes formas de uso dessa rede pelos sujeitos que vivenciam a EJA.    

Socialização de práticas OS DIFERENTES USOS   Socialização de práticas

  Vivências

Situações de Aprendizagem

COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS DE APRENDIZAGEM

CONSIDERAÇÕES Ao inserir a rede social Facebook no universo da EJA, o SESI/SC, para além de dar visibilidade ao Programa, criou condições para que as práticas de ensino e aprendizagem, desenvolvidas nos diferentes locais do estado, possam ser curtidas, compartilhadas e comentadas por diferentes públicos.  

CONSIDERAÇÕES O Facebook configura um recurso significativo ao processo de ensino e aprendizagem bem como um disseminador de práticas e experiências educativas que tem contribuído para colocar o Brasil no circuito internacional das aprendizagens em EaD. A experiência do SESI/SC configura um exemplo a essa proposição.   

Referências COUTINHO, L. M; QUARTIERO, E. M. Cultura, mídias e identidades na Pós-modernidade. Perspectiva: Florianópolis, v. 27, n. 1, jan./jun. 2009, p. 47-68. KIRKPATRICK, D. O efeito Facebook: Os Bastidores da História da Empresa Que Conecta o Mundo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato educacional, 2013. SÉRIE SESI/UNESCO. Educação do Trabalhador. Conferência internacional sobre a educação de adultos: 1997. Hamburgo/Alemanha: Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999. SILVA, S. da. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. n. 5, Agosto de 2010 - IFSP – Campus Sertãozinho. Disponível em <http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/volumes_anteriores/volume1numero5/ARTIGOS/volume1numero5artigo4.pdf>. Acesso em 16/01/2014. VIVES, F. O medo de olhar para frente. Atualidades em sala de aula: Cartas na escola. N. 56, maio de 2011 – p. 14-17.

OBRIGADA! Rosani Aparecida Dias Favretto SESI/SC rosaniadf@sesisc.org.br Tania Cordova Tania.cordova@sesisc.org.br