Experiências Municipais: Avaliação dos Servidores Públicos Municipais: Experiência do Município de São Cristóvão do Sul Sisi Blind – Prefeita Municipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
Projetos de Aprendizagem
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Prefeitura municipal de Imperatriz
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
José Alberto Ribeiro Carvalho
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Plano de Gestão da Escola
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Resolução SE 52, de Dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridos dos Profissionais da Educação da rede estadual de ensino, os.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Transcrição da apresentação:

Experiências Municipais: Avaliação dos Servidores Públicos Municipais: Experiência do Município de São Cristóvão do Sul Sisi Blind – Prefeita Municipal Ricardo Stanguerlin – Advogado Rui Braun – Secretário

“Educar é assumir compromissos e responsabilidade com o futuro. Educar é medir a qualidade e requerer a responsabilidade dos envolvidos”. AVALIAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS A experiência de São Cristóvão do Sul

AVALIAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO Emenda Constitucional 19 MUDANÇAS IMPORTANTES RELATIVAS Á AREA DE PESSOAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS (ART. 37 CF) ‏ EFICIÊNCIA LEGALIDADE IMPESSOALIDADE MORALIDADE PUBLICIDADE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

EMENDA CONSTITUCIONAL 19  Forma de SUBSÍDIO para os Agentes Políticos;  Não obrigatoriedade de Regime Jurídico Único na administração Pública (até decisão do STF em 2007);  Eleva para três anos o tempo de exercício para aquisição de estabilidade;  Servidor em disponibilidade com remuneração proporcional;

EMENDA CONSTITUCIONAL 19  Introduz o princípio da EFICIÊNCIA na Administração Pública;  Formas de participação do usuário na administração pública; implantação de serviços de atendimento ao cidadão e de mecanismos de avaliação da qualidade dos serviços;  Disciplina a representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública;  Obrigação de avaliação especial de desempenho (estágio obrigatório) por comissão para aquisição da estabilidade;

AVALIAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

AVALIAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO Art § 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços; II - o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII; III - a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.

AVALIAÇÃO x PROGRESSSÃO FUNCIONAL Um dos requisitos primordiais para assegurar eficácia é a mensuração da produtividade dos servidores e, como conseqüência, a recompensa de acordo como o empenho e os resultados demonstrados em determinado período de tempo. O Governo Municipal dispõem de um Sistema de Avaliação de Desempenho, estruturado através de um processo de avaliação dos servidores, havendo assim a possibilidade de identificar o desenvolvimento das habilidades e competências dos mesmos. AVALIAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS A experiência de São Cristóvão do Sul

Criação da sistemática no Plano de Cargos e Salários, avaliando requisitos diferenciados para o Magistério e outros para os servidores em geral, onde consta: Requisitos e forma de avaliação considerando sistemática de notas e procedimentos de encaminhamento, inclusive para a sindicância quando não atingir nota mínima; Comissão mista de avaliação (efetivos, associação, agentes políticos, chefes ou responsáveis, comunidade atendida); I – Um professor efetivo por unidade escolar Municipal, indicado pela Associação de Educadores de São Cristóvão do Sul – AESC; II – Um representante das Associações de Pais e professores – APP por unidade escolar Municipal, que não seja servidor público municipal; III – Um representante do Conselho Municipal de Educação, que não seja servidor público municipal; IV – um representante da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação; V – um servidor indicado pela Secretaria Municipal de Educação. AVALIAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS A experiência de São Cristóvão do Sul

Para os servidores em geral a comissão é composta por: I – um servidor efetivo indicado pela entidade representativa da categoria; II – um representante indicado por entidade representativa da sociedade com registro no município há pelo menos 3 anos, vedada indicação de servidor efetivo do município; III – um representante do Departamento de Recursos Humanos do município que atue na área; IV – um representante da Secretaria Municipal onde atua o servidor indicado pelos servidores efetivos; V – um representante da Secretaria Municipal onde atua o servidor, indicado pela chefia; No magistério, em especial, considera-se o cumprimento de plano pedagógico, envolvimento comunitário e requisitos diferenciados da prática; A curto e médio prazo oferecerá melhoria na qualidade do serviço público com valorização do bom servidor PÚBLICO. AVALIAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS A experiência de São Cristóvão do Sul

PROGRESSÃO COM AVALIAÇÃO POR DESEMPENHO ‏ PROGRESSÃO COM AVALIAÇÃO POR DESEMPENHO ‏ INSTRUÇÕES PARA A APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO Para a aplicação do INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO, utilizar-se-á os questionários, que tomam por referência quatro EIXOS de mensuração de desempenho para ambas as áreas. Para a avaliação do Magistério, considerar-se-ão quatro EIXOS : - OBRIGAÇÕES FORMAIS - CRESCIMENTO PESSOAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - PRÁTICA PEDAGÓGICA - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Para a avaliação dos Servidores em Geral, considerar-se-ão quatro EIXOS: - OBRIGAÇÕES LEGAIS NO EXERCIO DA FUNÇÃO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL – APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO - DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

PREENCHIMENTO PARA A EQUIPE DE AVALIAÇÃO Ler atentamente todo o questionário, preenchendo-a com imparcialidade; Julgar cada fator, separadamente, sem considerar a impressão geral que tenha sobre o servidor; Na avaliação dos quesitos será considerado, na escala de 1 a 4, as seguintes expressões: 1 Ponto = Insuficiente 2 Pontos = Regular 3 Pontos = Bom 4 Pontos = Muito Bom FORMA DA AVALIAÇÃO

a) Até 70 (setenta pontos): servidor com desempenho insuficiente, sendo que o mesmo será submetido a inquérito administrativo estando sujeito às penalidades cabíveis, inclusive demissão; b) De 71 (setenta e um) até 98 (noventa e oito) pontos: servidor com desempenho regular, sendo que o mesmo não terá direito à progressão e será encaminhado para avaliação e acompanhamento profissional conforme regulamentação a ser fixada em decreto municipal; c) De 99 (noventa e nove) até 130 (cento e trinta) pontos: servido com desempenho bom. Terá direito à progressão funcional; d) Acima de 130 (cento e trinta) pontos: servidor muito bom, com direito à progressão funcional e direito a homenagem especial a ser regulamentada por Decreto do Executivo. ATRIBUIÇÃO DE VALOR À NOTA FINAL

III – PRÁTICA PEDAGÓGICAPontos 01 Diagnostica, planeja, ministra e avalia as atividades didáticas que desempenha na sua área de atuação. 02 Planeja as atividades anuais, bimestrais e diárias da sua turma (classe) de alunos, estabelecendo objetivos e metas a serem alcançados; assegurando metas em relação ao desenvolvimento de seus alunos, 03 Apresenta objetivos condizentes com a prática desenvolvida em sala de aula e com o desempenho dos alunos (coerência entre teoria e prática). 04 Aplica as aulas de acordo com os planejamentos estabelecidos, fazendo-o com criatividade, dinamismo e responsabilidade, aproveitando o ambiente escolar para o efetivo ensino e desenvolvimento dos alunos (uso do tempo, hora atividade e recreio, observação dos alunos, utilização do espaço escolar). 05 Diversifica sua metodologia de trabalho, visando a aprendizagem da classe escolar (inclusão, dificuldades de aprendizagem, pluralidade, diversidade). 06 Identifica através de seus conhecimentos científicos o grau de desenvolvimento de seus alunos e as possíveis práticas a serem aplicadas (comprometimento do professor com a classe), utilizando, inclusive, formas alternativas de recuperação sob sua própria condução; 07 Identificar e encaminhar, quando necessário e após medidas próprias em sua sala, os alunos aos setores específicos de atendimento e aperfeiçoamento do processo de ensino- aprendizagem; 08 Elabora bimestralmente relatórios analisando o grau de aprendizagem de sua turma, considerando o progresso dos alunos, comparando-os com períodos anteriores (diagnóstico inicial e o bimestre anterior, etc). 09 Utiliza como parâmetro de análise a média individual de cada aluno e a média da turma (consideração do desenvolvimento coletivo). 10 Executa o trabalho docente em consonância com os documentos legais e diretrizes do sistema: plano político, planejamento, sistema hierárquico e demais diretrizes legais e normativas; 11 Apresenta domínio de turma, zelando pela disciplina e cumprimento de regras e preceitos, garantindo clima adequado à aprendizagem. 12 Demonstra em seu planejamento uma proposta interdisciplinar de execução de atividades (conteúdos, disciplinas, atividades, relações extra-classe) TOTAL DE PONTOS (Item III)

III – PRÁTICA PEDAGÓGICA Pontos 01 Diagnostica, planeja, ministra e avalia as atividades didáticas que desempenha na sua área de atuação. 02 Planeja as atividades anuais, bimestrais e diárias da sua turma (classe) de alunos, estabelecendo objetivos e metas a serem alcançados; assegurando metas em relação ao desenvolvimento de seus alunos, 03 Apresenta objetivos condizentes com a prática desenvolvida em sala de aula e com o desempenho dos alunos (coerência entre teoria e prática). 04 Aplica as aulas de acordo com os planejamentos estabelecidos, fazendo-o com criatividade, dinamismo e responsabilidade, aproveitando o ambiente escolar para o efetivo ensino e desenvolvimento dos alunos (uso do tempo, hora atividade e recreio, observação dos alunos, utilização do espaço escolar).

RESULTADOS OBTIDOS EM 4 ANOS IDEB Aumento na qualidade de ensino - acima da meta de 4.3 em 2011 Cresceu o Ideb 13% pontos percentuais em 2011

RESULTADOS OBTIDOS EM 4 ANOS Melhoras na metodologia de ensino e mostra como a escola utiliza todos os recursos disponíveis para o professor neste ambiente, ampliando o conhecimento do aluno.

RESULTADOS OBTIDOS EM 4 ANOS Para o professor: -Na auto-avaliação o educador revê sua prática educativa (mais responsável com seu trabalho docente); - Maior utilização dos recursos didáticos - Cumprimento das obrigações sem necessidade de cobranças constantes; - Maior procura por cursos – formação continuada.

RESULTADOS OBTIDOS EM 4 ANOS NA GESTÃO - Reflexão e discussão constante do trabalho educativo de toda a rede e análise de dados como o IDEB; - Maior investimento do poder público em formação continuada, material didático e tecnológico (lousa digital e nets, Livro didático integrado – Portal Aprende Brasil);

RESULTADOS OBTIDOS EM 4 ANOS - Investimento em apoio pedagógico e atendimento educacional especializado; - Formação da equipe gestora e equipe técnica da secretaria;

Obrigado! Sisi Blind – Prefeita Municipal Ricardo Stanguerlin – Advogado Rui Braun – Secretário