TÍTULO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE ATITUDES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AUTORES: Gardênia Abbad, Vanessa Guimarães, Helena Cerveira Lopes, Hugo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
VALIDADE Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Avaliação, Métodos e Medidas Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães.
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Disciplina: Prática Profissional II
Quantitativo-Qualitativo:
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
Universidade de Brasília Instituto de Psicologia - IP Departamento de Psicologia Social e do Trabalho - DPST Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social,
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos XIV Conferência Internacional de.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Djalma Fiuza ALMEIDA1; Jorge Costa LEITE JUNIOR2
UMA ALTERNATIVA AO PROBLEMA DA AUSÊNCIA DE PRÉ-TESTE – EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UM INSTRUMENTO COM DUAS ESCALAS SIMULTÂNEAS AUTORES: RAFAEL DE MELO BALANIUK,
Seminário: Experiências Internacionais de Implementação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Portugal Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Rio de Janeiro, 2012 T RABALHO 2: S UPORTE À A PRENDIZAGEM E À T RANSFERÊNCIA COMO P.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE SUPORTE AO TREINAMENTO
INFORMAÇÕES GERAIS Referência do artigo
Flávio Sposto Pompêo; Gardênia da Silva Abbad
Programa de pós graduação
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho UMA ALTERNATIVA AO PROBLEMA DA AUSÊNCIA DE PRÉ-TESTE – EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UM INSTRUMENTO.
Trabalho 3: Transferência e Impactos de Treinamentos no Trabalho
Universidade de Brasília Avaliação de reações e aprendizagem em disciplina de graduação sobre nutrição humana construída com o apoio de NTICs e Ambiente.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.
1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.
Vanessa F. Guimarães Gardênia da Silva Abbad
Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
UNIVERSIDADE DE. UNIVERSIDADE CORPORATIVA BRASÍLIA – UnB
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Mapeamento de Competências de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 AUTORES:
A NÁLISE DO R ELACIONAMENTO ENTRE A A UTOEFICÁCIA NO U SO DO C OMPUTADOR E O I MPACTO DO T REINAMENTO NO T RABALHO VANESSA DA FONSECA GUIMARÃES Instituto.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PESQUISA SUMMIT 2011 Análise das respostas fevereiro/2012.
Universidade de Brasília - UnB
V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação de Necessidades de Treinamento de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro,
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Universidade Federal de Alagoas
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Resultados Conclusões Todos os objetivos do projeto foram satisfeitos. Sobre a análise do método proposto, houve uma grande variação dos resultados, mas.
Transcrição da apresentação:

TÍTULO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE ATITUDES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AUTORES: Gardênia Abbad, Vanessa Guimarães, Helena Cerveira Lopes, Hugo Ala Yagi, Julia Wahredorff, Natasha Milhomem Ribeiro Lopes, Suzana Kelly Soares Lara Rio de Janeiro, 2012

1. INTRODUÇÃO A Educação a Distância (EaD) é uma forma de desenvolver competências desejáveis nos trabalhadores muito utilizada pelas organizações e que demanda avaliações quanto a sua aplicabilidade e eficiência junto a sua clientela. Por isto, as atitudes dos aprendizes sobre Educação a Distância têm despertado muita atenção dos pesquisadores nos últimos anos, devido à crescente adoção da EaD em treinamentos corporativos. Estudiosos preocupados com o efeito das atitudes dos aprendizes na aquisição de nova aprendizagens construíram e validaram uma escala para avaliar este constructo com segurança psicométrica.

“Atitudes em relação à educação a distância” 2. REFERENCIAL TEÓRICO “Atitudes em relação à educação a distância” Essa variável refere-se à percepção do aluno sobre a utilidade da tecnologia ou sistema e à percepção da facilidade de uso da tecnologia ou sistema. Conforme Pompêo (2010), essas são características importantes que precisam ser investigadas em participantes de eventos instrucionais a distância, uma vez que há pesquisas comprovando a relação entre atitudes em relação em EaD e a intenção de uso ou a satisfação com o e-learning.

Ao estudar a variável “Atitudes em relação à educação a distância” o modelo nomeado Technology Acceptance Model (TAM), proposto por Davis, Bagozzi e Warshaw (1989) oferece respaldo científico para a análise das atitudes do aprendiz ante a educação a distância, apresentando uma sequência de fenômenos atitudinais e intencionais em relação ao uso de sistemas tecnológicos, muito utilizados em cursos a distância ou e-learning (Figura 01): Figura 01: Technology Acceptance Model (TAM) - Modelo de aceitação da tecnologia Fonte: Davis, Bagozzi e Warshaw (1989).

3. MÉTODO O objetivo deste trabalho foi investigar novas evidências de validade da “Escala de atitudes sobre curso a distância” de Pompêo (2010). A estrutura inicial da escala, proposta por Pompêo (2010) e apoiado por pesquisadores do grupo de pesquisa IMPACTO foi mantida, com: 09 itens e Escala de concordância de 7 pontos, com âncoras nos valores 1 – “Discordo Totalmente” e 7 – “Concordo Totalmente”. No instrumento os itens são distribuídos em duas dimensões: PERCEPÇÃO DA FACILIDADE DE USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERCEPÇÃO DA UTILIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Procedimentos de coleta e análise de dados: Perfil da amostra: 544 funcionários de um Banco de abrangência nacional. 62,7% dos respondentes são do sexo masculino , 50,5% tem tempo de serviço no banco de até 5 anos, 46,4% moram na região Sudeste, 47,3% tem escolaridade nível superior completo e 33,4% possui pós-graduação. Procedimentos de coleta e análise de dados: Os participantes responderam a uma versão online da “Escala de atitudes em relação à educação a distância”. Análises fatoriais da escala aplicada foram realizadas a fim de aferir a qualidade psicométrica do instrumento na amostra estudada.

Descrição da “Escala de atitudes em relação à educação a distância”. 3. MÉTODO Descrição da “Escala de atitudes em relação à educação a distância”. Dimensões: PERCEPÇÃO DA FACILIDADE DE USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 4 itens – Itens 1 ao 4. Exemplo de um item: “3. É fácil para mim adquirir novos conhecimentos por meio de cursos a distância”. PERCEPÇÃO DA UTILIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 5 Itens – Itens 5 ao 9. Exemplo de um item: “5. Cursos a distância tornam-me meus estudos mais produtivos.”

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Conforme a análise fatorial realizada nos 544 casos válidos de respondentes , observou – se que: A análise da matriz de dados decorrente dessa amostra indicou um alto percentual de correlações superiores a 0,50 entre as variáveis. Os valores do KMO = 0,93 e do teste de esfericidade p≤0,0001 indicaram que a matriz de dados era fatorável. A análise dos componentes principais, com tratamento listwise para os casos omissos, indicou uma estrutura empírica unifatorial com valor próprio de 6,49, com cargas fatoriais ≥ 0,78, e que explicavam 72,1% da variância total das respostas dos participantes aos itens do questionário.

Código/ Descrição dos itens A tabela a seguir apresenta a estrutura empírica resultante da análise fatorial e da consistência interna da “Escala de atitudes em relação à educação a distância”. Código/ Descrição dos itens Cargas Fatoriais h2 F5. Quando participo de um curso a distância, sinto-me capaz de aplicar , em diferentes situações, o que aprendi no curso. 0,911 0,829 F3. É fácil para mim adquirir novos conhecimentos por meio de cursos a distância. 0,890 0,793 F4. Considero-me habilidoso como participante de cursos a distância. 0,872 0,760 F8. Cursos a distância aumentam meus conhecimentos sobre assuntos importantes que preciso estudar. F7. Cursos a distância ajudam-me a resolver problemas relacionados ao meu trabalho. 0,862 0,742 F1. Considero fácil a minha interação com ambientes virtuais de aprendizagem a distância. 0,818 0,669 F2. Em um curso a distância, facilmente aprendo a utilizar as ferramentas do ambiente virtual. 0,817 0,667 F9. Cursos a distância tornam-me meus estudos mais produtivos. 0,807 0,652 F6. Cursos a distância preparam-me para o trabalho em equipe. 0,786 0,618

Estrutura empírica resultante da análise fatorial e da consistência interna da “Escala de atitudes em relação à educação a distância”. Casos Válidos 544 KMO 0,926 %Variância total explicada 72,114 Nº de itens 9 Alfa de Cronbach 0,948

5. DISCUSSÃO Os resultados da análise fatorial realizada confirmam parcialmente o modelo TAM (Davis, Bagozzi e Warshaw, 1989) de análise das atitudes dos aprendizes em relação à educação a distância uma vez que, apesar de unifatorial, a estrutura empírica é consistente e obteve evidências de validade na amostra estudada. A escala é simples e fácil de aplicar, podendo ser adotada em diversos contextos de pesquisa em avaliações de treinamentos a distância em instituições de ensino e em organizações.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS AUTORES: Gardênia Abbad (Profa Adjunto – PSTO UnB), Vanessa Guimarães (Doutoranda PSTO – UnB) , Helena Cerveira Lopes (aluna da graduação Psicologia UnB), Hugo Ala Yagi (aluno da graduação Psicologia UnB), Julia Wahredorff (aluna da graduação Psicologia UnB), Natasha Milhomem Ribeiro Lopes (aluna da graduação Administração UnB), Suzana Kelly Soares Lara (aluna da graduação Psicologia UnB). Referencias bibliográficas: Davis, F. D.; Bagozzi, R. P.; Warshaw, P. R. (1989), "User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models", Management Science 35: 982–1003. Pompêo, F. S. (2010). Efeitos do feedback na aprendizagem individual:semi-experimento em EaD com teste de desenho instrucional. (Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Brasília).