Psicologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia e práticas educativas.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Qualidade de vida no Trabalho
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Correntes Pedagógicas
Avaliação Institucional
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
SÉCULO XX.
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Aprendizagem Significativa
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Psicologia Educacional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Psicologia Educacional.
Docente: Edson Alencar Silva
A Importância da Educação Continuada
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Modelo de Excelência em Gestão
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Orientação Educacional
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PSICOPEDAGOGIA.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Psicopedagogo clínico
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Educação corporativa no Brasil - 01
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Revisita ao PPP.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
twitter.com/funasa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Educacional Mediações no Contexto Escolar

ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição Escolar enquantoorganização

Abordagem prática Vivemos numa época de muitas decisões e de informações constantes, através de um mundo globalizado e cada vez mais competitivo. Isso gera inúmeras complicações de ordem física e psíquica, e todas as iniciativas que se proponham seriamente a resgatar a energia, auto-estima e poder pessoal dos indivíduos devem ser sempre incentivadas. Esta tem sido a busca de muitas pessoas em diversos setores. Quando um indivíduo entra em contato consigo mesmo, pode encontrar, não o que quer, mas aquilo que nunca sonhou almejar, e quando reconhece qual o seu desejo, sabe que era exatamente o que buscava o tempo todo.

Debate:  O objetivo de todas as atividades é desenvolver o nosso mundo psíquico de forma harmoniosa, visando prosperidade em todos os setores da vida, no relacionamento com os outros e consigo mesmo. 

Análise: Psicossocial - que parte do indivíduo para fora; Sociodinâmica - que analisa o grupo como estrutura; e Institucional - que toma todo um grupo, toda uma instituição ou todo um país como objeto de investigação.

Psicopedagogia Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem Mediações e incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.

Enfoques: Preventivo Interventivo Estimulativo Processual e sitêmico Avaliativo Recursos e outras instâncias: Exemplos…

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão Paulo Freire