C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES B RASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2011. II Encontro do Pibid de MS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Bem-vindos!.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
Cátedra UNESCO / UNILAB
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
“Universidade e Escola”
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Brasília, 21 e 22 de setembro de Carmen Moreira de Castro Neves I Encontro Nacional do Parfor Presencial.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB 1º Colóquio Brasileiro.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Brasília, DF, 09 de abril de Hélder Eterno da Silveira

III Encontro Nacional do Observatório da Educação I Encontro Nacional do Observatório da Educação Escolar Indígena Carmen Moreira de Castro Neves.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES B RASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE II Encontro do Pibid de MS

C ARMEN M OREIRA DE C ASTRO N EVES O Pibid e os programas da CAPES para a educação básica

“Aquele que é um verdadeiro professor toma a sério somente as coisas que estão relacionadas com os seus estudantes – inclusive a si mesmo” (Nietzsche). Eu sonho com o dia em que os professores, em suas conversas, falarão menos sobre os programas e as pesquisas e terão mais prazer em falar sobre os seus alunos.” Rubem Alves

Estamos reunidos para falar de alunos...

Alunos que trabalham com alunos, alunos que aprendem com outros alunos, alunos que, no diálogo com seus professores e supervisores, aprendem juntos... Estamos reunidos para tratar de alunos que serão professores e trabalharão com alunos. Estamos reunidos para tratar do Pibid.

Trajetória

Trajetória

Trajetória

Trajetória

Trajetória

Trajetória

Trajetória Ao ser lançado, em 2007, a prioridade de atendimento do Pibid eram as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática para o ensino médio Atualmente: Educação Básica Trajetória

Outros números: estão sendo desenvolvidos subprojetos de diferentes licenciaturas (=coordenadores de áreas); professores de escolas públicas estão atuando como supervisores; Atualmente há alunos de licenciatura bolsistas do Pibid. Trajetória

Conquistas Principais impactos do Pibid :  diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura;  reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica;  articulação teoria & prática; universidades & escolas básicas;  elevação da autoestima dos licenciandos;  formação continuada para os coordenadores e os supervisores (professores das escolas da rede pública);  presença crescente de trabalhos dos bolsistas em eventos científicos;  (...)

Principais impactos do Pibid :  reconhecimento da escola básica como um campo de produção/construção de conhecimento e, simultaneamente, de apropriação de conhecimento;  enriquecimento das licenciaturas: currículos, metodologias, tecnologias e temas contemporâneos, inclusive em uma perspectiva intersetorial, qualificando a prática dos docentes;  valorização da formação de professores e da educação básica como um tema nobre nas universidades;  prestígio dos alunos do Pibid na universidade e nas escolas da rede pública;  Pibid = ensino+pesquisa+extensão;  (...) Conquistas

Principais impactos do Pibid:  nas escolas da rede pública: grande produção de materiais didáticos: jogos, vídeos, textos, livros, experiências, blogs, sites... abertura de laboratórios de ciências e informática; presença de alunos das escolas em olimpíadas científicas e outros; formação continuada dos supervisores; abertura das escolas à comunidade... Conquistas

Conquistas: O desejo de ensinar, a arte de aprender

Cenário

Foco no aluno, na aprendizagem, na criatividadeValorização dos profissionaisInvestimento em tecnologias educacionais, infra-estruturaInvestimento na qualidade dos conteúdosAprendizagem e autoria coletivas, colaborativas (...) Qualidade da educação envolve

SubjetividadesMúltiplas inteligências Pluralidade cultural Polifonia ProtagonismoInteligência coletiva APRENDIZAGEM: espaço de

construtiva colaborativa coloquial reflexivacontextualizada complexa Ativa/manipulativa intencional Jonassen, David APRENDIZAGEM: a complexidade do conceito

Conhecimento, valores, atitudes, competências; O novo e o permanente em educação; O humanismo e as tecnologias; O local, o regional e o global; A teoria e a prática; O lúdico, a ética, a estética... Equilíbrios necessários:

Aumento da criatividade, da inovação Perspectivas

Cooperação Internacional – CERN - Genebra Perspectivas UNISINOSANDREIA CRISTIANE MULLER São Leopoldo, RS UECE FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS SANTOS Quixadá, CE UFVREGINA FATIMA FERREIRA SILVEIRAViçosa, MG UFOPARUBEM SILVANEY MAIA DA SILVASantarém, PA CEFETWANDERSON BREDERNova Friburgo, RJ UTFPRRONIVAL JOSE TONONCuritiba, PR

SINERGIA COM DEMAIS PROGRAMAS DA DEB E DA CAPES Perspectivas Valorização do Magistério da Educação Básica

Edital 2009 Edital 2009: Observatório da Educação Escolar Indígena

 850 profissionais formados em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de educação,  690 professores de escolas públicas de educação básica envolvidos com pesquisa educacional;  760 graduandos, muitos com elaboração de monografia;  200 teses;  650 dissertações.  Aliados a esses indicadores, livros, eventos, artigos científicos, aprimoramento de políticas públicas e outros resultados mostram e mostrarão a relevância sócio-educacional do Observatório da Educação Concluídos os projetos apoiados pelos editais do 0bservatório da Educação, poderemos contabilizar cerca de:

 Novos Talentos - Edital 2010:  62 instituições federais de educação superior  184 subprojetos  657 atividades extracurriculares.

Britannica Escola on Line Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública Britannica Escola on Line Edital Feira de Ciências e Mostras Científicas e Apoio a Olimpíadas Científicas (com o CNPq) Apoio à participação em eventos científico- educacionais – PAEP Mestrado Profissional para professores da rede pública

UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros... UAB – Universidade Aberta do Brasil Portal de Periódicos Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) Ciência sem Fronteiras Outros...

Parcerias com o Pibid Perspectivas Parceria CAPES e FNDE

Acompanhamento e avaliação Perspectivas

Aumento da colaboração, do trabalho coletivo

Perspectivas Olhar da sociedade sobre o Pibid

“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas. É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas." Paulo Freire, 1979

A tarefa concreta do Pibid está em harmonizar o desejo de ensinar, a arte de aprender, o desejo de aprender, a arte de ensinar e a alegria de fazer a diferença.

Estamos unidos nessa construção que são o Pibid e a educação brasileira.

Diretoria de Educação Básica Presencial Carmen Moreira de Castro Neves