Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

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Transcrição da apresentação:

Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Ed. Física Infantil Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

EDUCAÇÃO INFANTIL POR INTEIRO É quando a criança recebe as influencias socializadoras dos demais seres humanos com os quais estabelece relações, através de um ambiente acolhedor, rico em oportunidades de experiências e com interações positivas. Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança (construção física, afetiva e intelectual). Adoção de estratégias (atividades lúdicas) (ANGELA CRISTINA MUNHOZ MALUF, 2012)

Atividades lúdicas são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências. Respeito ao grau de desenvolvimento biopsicossocial e a diversidade social e cultural das populações infantis, como também promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para que sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

PALAVRA-CHAVE EXPERIENCIAS VALORES ESTIMULO VIDA SOCIAL DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

As crianças, nas instituições de Educação Infantil, precisam: De ações sistemáticas e continuadas que visam a fornecer informações; Realizar vivências através de atividades lúdicas; Aprimorar conhecimentos.

Crianças têm corpo e emoções e não apenas “crânio” em sala de aula (WALLON, 1975). Este mesmo autor foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para a sala de aula. Entende a criança como um ser social desde a hora do nascimento e que a mesma proclama processos afetivos através da emoção. Fundamenta sua tese em elementos básicos que se inter-relacionam com a afetividade. São eles: Movimento; Inteligência; Formação do eu como pessoa.

MOVIMENTO Depende basicamente da organização dos ambientes para as crianças se movimentarem, se expandirem. Critica a persistência de instituições que restringem as crianças em carteiras ou mesas, impedindo a fluidez das emoções e do pensamento, que na opinião dele são imprescindíveis para o desenvolvimento completo da pessoa.

INTELIGÊNCIA Depende fundamentalmente de como cada criança faz as distinções com a realidade externa. Existe um conflito permanente porque as ideias se misturam entre o mundo interior, cheio de sonhos e fantasias, e a realidade, cheia de símbolos, valores sociais e culturais. Na solução desses conflitos que a inteligência evolui.

EU COMO PESSOA Depende necessariamente do outro, para ser referencia ou não. Principalmente a partir do momento em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento da descoberta de si mesma. Essa descoberta ocorre aos 3 anos, é a hora de saber que “eu” sou. (Fase de agressão, se jogar no chão, chantagem emocional, imitar as pessoas) O desenvolvimento da criança é profundamente influenciado pelo tipo de adulto que cada sociedade deseja formar, dado que as potencialidades psicológicas existentes são crucialmente dependentes do sistema de ideias, da cultura e do contexto social onde desenvolve a criança.

Segundo Piaget (1970) os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio e que existe também uma relação evolutiva entre a pessoa e o seu meio. Para ele a criança reconstrói suas ações e ideias quando se relaciona com novas experiências ambientais. O conhecimento se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. O processo de desenvolvimento mental da criança é lento segundo Piaget, ocorre por meio de graduações continuas e através dos seguintes estágios: Período da inteligência sensório-motora; Período da inteligência pré-operatória; Período da inteligência operatório-concreta; Período da inteligência operatório-formal.

Período Sensório-motor (de 1 à 3 anos) Predominam as atividades de exploração e de conhecimento do mundo social e físico. A lógica da criança nesta fase não esta presente, predominam as relações cognitivas entre ela e o meio.

Período Pré-operatório (dos 3 aos 6 Anos) Aparecem as imitações e a criança dá significado para sua própria ação. Os fatores responsáveis pelo desenvolvimento são maturação, experiência física e lógico-matemática, experiência social, motivação, equilibração, interesse e valores. Para Vygotsky (1987) a criança não nasce como um copo vazio, elas são formadas de acordo com as experiências às quais são submetidas. (família e igreja)

Vygotsky: criança é como sujeito interativo que organiza seus conhecimentos sobre os objetos num processo mediado pelo outro. Wallon e Piaget propõem estágios de desenvolvimento, porem Wallon não é favorável a ideia de que a criança cresce de maneira linear. Vygotsky valoriza o trabalho em grupo Piaget, que considera a criança como construtora do seu próprio conhecimento de forma individual. Wallon acredita que o social é indispensável. Nos primeiros anos da infância encontram-se as expressões criativas que se conjeturam nas atividades lúdicas. É por meio dessas atividades que a criança combina fatos entre si e constrói novas realidades de acordo com suas necessidades.

Podemos concluir então que... A criança vai construindo seu conhecimento de mundo de modo criativo, lúdico, modificando a realidade com os recursos da sua imaginação. Precisa ser respeitada, pois seu mundo é mutante e acaba oscilando entre a fantasia e a realidade.

POR HOJE!!!