A Experiência de Sorocaba em Liga de Cirurgia Pediátrica Larissa Olm PUC-SP / Medicina Sorocaba 2015
ABRANGÊNCIA: 78 municípios SOROCABA ABRANGÊNCIA: 78 municípios Fonte: www.saude.gov.sp.br
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Aprendizado baseado em Problemas/ PBL Professor tutor Ligas Acadêmicas 4 instituições acadêmicas PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO “MEDICINA SOROCABA”
Liga de Cirurgia Pediátrica e Técnica Cirúrgica Criação: dezembro/ 2012 - Reuniões regulares em formato vertical (forma passiva) - Material didático - Disponibilização de conteúdos online - Aulas práticas em Laboratório de Cirurgia Experimental RESULTADO: Alta adesão (124 participantes na inaugural)
CONTEXTO Docente Diretoria Ligante Diminuição da frequência dos ligantes Pouca participação dos membros na escolha de temas e conteúdo geral Aulas longas expositivas Diretoria com excesso de trabalho “ESFRIOU”
X CONTEXTO Aula “expositive” Modelo bancário de ensino e aprendizagem Prática após teoria Metodologias Ativas (MA) INTERESSE dos alunos Prática com teoria
SOLUÇÕES Docente Diretoria Ligante Relação HORlZONTAL entre os participantes: Apresentação de casos clínicos Discussão simultânea Duplas de trabalho heterogêneas Reestruturação organizacional Restrição a trinta interessados Apoio teórico-prático e organizacional
SOLUÇÕES APOIO TEÓRICO-PRÁTICO: - Conteúdo online/ material didático - Questões de Residência - Atividades práticas em CC e Lab DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS E REVISÃO DE LITERATURA Comprometimento = coparticipantes do processo organizacional do grupo de estudos.
QUAL É A FÓRMULA MÁGICA?
Mudar a perspectiva e somar experiências! QUAL É A FÓRMULA MÁGICA? Mudar a perspectiva e somar experiências!
Aprendizado x Troca de Experiências Escolha de especialidade não é o foco! GRUPO DE ESTUDOS! Formação médica: competências mínimas (“Habilidades”) ampliadas (Clínica) Intercâmbio de experiências Aprimoramento profissional Preparação para eventos/ apresentações científicas Estímulo à Pesquisa e Trabalho em Equipe (Multiprofissional/disciplinar) Professor é coadjuvante, espectador e líder da discussão
VAMOS TROCAR EXPERIÊNCIAS ?
MINHA “EXPERIÊNCIA”
MINHA “EXPERIÊNCIA”
MINHA “EXPERIÊNCIA”
Vamos trocar experiências? Primeiro Caso Apresentado
Vamos trocar mais experiências? Larissa Olm larissa.olm@gmail.com @larissa.olm http://ciptecpucsp.wordpress.com/
OBRIGADA!!!