Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Programa de Ampliação dos Serviços para Trabalhadores com Deficiência Mediante Modelos de Negócios Alternativos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Sistema de Informação Gerencial
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
POR QUE PLANEJAR!.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Control Objectives for Information and related Technology
Belo Horizonte, Novembro 2012 Compras Públicas: indicadores para conduzir ações This presentation demonstrates the new capabilities of PowerPoint and it.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Planejamento Estratégico
A experiência do Estado de Minas Gerais
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Competência Legal da CIEA-BA
conhecimentos em resultados
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Planejamento Estratégico
Seminário Avançado - Eletiva A
PROGRAMA INTERMINISTERIAL DE CAPACITAÇÃO DOS TELECENTROS COMUNITÁRIOS.
Seu Agente de Mudança..
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Atuação dos agentes de Controle Social
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Universidade Corporativa Procenge
Programas Estruturadores, Indicadores e Área de Resultados: compilação e interpretação de dados informações de documentos institucionais da SEPLAG-MG PPAG.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Programa de Ampliação dos Serviços para Trabalhadores com Deficiência Mediante Modelos de Negócios Alternativos (ATN/ME BR) Avaliação Intermediária 08/11//2011

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária  Analisar resultados e o grau de atingimento dos objetivos do Projeto  Avaliar o desempenho da AVAPE como executora do Programa  Analisar o processo de execução dos componentes e das atividades (dificuldades enfrentadas / soluções implementadas)  Mensurar a efetividade das ações implementadas junto aos beneficiários  Lições Aprendidas e recomendações para sustentabilidade OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária  Objetivo Geral Ampliar as oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência, contribuindo para a sua inclusão social  Propósitos Expansão dos serviços de reabilitação profissional, capacitação e inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e fomentar modelos de negócios alternativos em parceria com empresas públicas e privadas  Componentes I.O desenvolvimento de uma rede de licenciamento II.O estabelecimento de uma nova linha de serviços - a AVAPENET III.Monitoramento da rede e divulgação dos resultados O PROJETO

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Componente 01- Desenvolvimento de uma rede de licenciamento  Propósito Viabilizar a expansão dos serviços prestados pela AVAPE através do modelo de licenciamento, proporcionando a melhoria no processo de reabilitação profissional, o fortalecimento das aptidões profissionais e a colocação em emprego de pessoas com deficiência  Etapas Formulação da metodologia de concessão de licenças Seleção dos licenciados e capacitação de consultores locais Aplicação dos requisitos para concessão de licenças às selecionadas Implantação dos processos e o acompanhamento das licenciadas

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Componente 02- Nova linha de serviços - AVAPENET  Propósito Estabelecimento de uma nova linha de serviços direcionada para a inclusão de pessoas com deficiência – um Contact Center  Ações previstas Centro de contato para a AVAPE, empresas e outras entidades Colocação profissional Fornecimento de serviço para a rede de licenciadas Formação profissional específica para o mercado de contact center  Central de atendimento  Teletrabalho

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Componente 03 - Monitoramento da Rede e Divulgação dos Resultados  Propósito Assegurar o acompanhamento, a sistematização e a divulgação dos resultados do Programa  Ações/etapas Definição de uma linha de base para o Programa Aplicação de sistema de acompanhamento para a Rede de licenciados Implementação de um software de acompanhamento para a AVAPE.NET Apresentações do Programa em seminários e congressos Desenvolvimento de estudo de casos Divulgação dos resultados e as lições aprendidas Conferência final de divulgação dos resultados

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária OBJETIVO  Avaliar o grau de evolução dos componentes do projeto levando em conta os recursos aplicados, os prazos estipulados e a dinâmica do desenvolvimento das atividades ANÁLISE GERAL  Processo de implementação dos componentes plenamente satisfatório  Corpo técnico com pleno domínio sobre as ações desenvolvidas no Programa / Capacidade para superar as principais dificuldades enfrentadas  As duas vertentes principais do Programa – a formação de uma Rede de Licenciadas e a instalação de um modelo de negócios baseado em um Contact Center – foram efetivamente implantadas e mostraram evolução adequada ao período avaliado  Gargalos: Teletrabalho / adesão das licenciadas à AVAPE.NET ANÁLISE DA EFICIÊNCIA

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Entrega dos Produtos (Outputs)  Recursos humanos: pleno conhecimento dos temas desenvolvidos  Recursos financeiros: execução satisfatória / antecipação / contrapartida  Bases do Programa: estruturadas conforme cronograma  Contratação de consultorias: atendimento satisfatório às demandas  Significativo volume de atividades realizadas antes do Convênio  Estrutura física e tecnológica da AVAPE NET implantada  Rede de licenciadas estabelecida em 12 cidades – 5 regiões  Plano de comunicação definido e em implementação EFICIÊNCIA DO PROGRAMA Análise Geral Desempenho satisfatório na implementação das atividades - atendimento ao cronograma de execução previsto

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Objetivo  Determinar o grau de alcance das metas estabelecidas para o período e impactos gerados junto ao público beneficiário, sob a ótica dos objetivos do desenvolvimento do Projeto Análise geral  Rede efetivamente formada - ainda não consolidada  Contact Center estruturado e em funcionamento – sustentabilidade  O impacto da intervenção dependerá em grande medida da qualidade e da intensidade do trabalho que será desenvolvido pela executora e pela incorporação da metodologia pelas licenciadas até o final do Programa Programa em desenvolvimento apresentando evolução rumo aos seus objetivos. Rede e Contact Center - principais instrumentos de atuação junto ao público – foram efetivamente implantados gerando resultados importantes, mas ainda longe do estágio de consolidação plena ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Componente 01. Desenvolvimento de uma rede de licenciadas AVAPE EFETIVIDADE DO PROGRAMA Propósito  Construir uma Rede de organizações para viabilizar a expansão da AVAPE baseado em um modelo de licenciamento, em todas as regiões do País Alcançado, com ressalvas Análise  A Rede de licenciadas encontra-se implantada com 13 unidades nas 05 regiões do País, conforme estabelecido no Projeto. Apesar de parte dela ainda demonstrar inconsistências na incorporação da filosofia e da metodologia AVAPE, os resultados revelam evolução e podem caminhar na direção do objetivo planejado  Os resultados gerados pelas licenciadas indicam dificuldades ainda não superadas e evidenciam necessidade de um período maior de acompanhamento e capacitação pela AVAPE para consolidar a Rede. Inconsistências  Assimetria no processo de incorporação da filosofia e metodologia AVAPE  Alto turnover nas equipes técnicas das licenciadas  Baixo número de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Componente 01. Desenvolvimento de uma rede de licenciadas AVAPE EFETIVIDADE DO PROGRAMA Resultados Alcançados – em 10/2011 (*) Números previstos somente para o final do período de execução, mas já apontam para dificuldades do Programa no atingimento destes indicadores Indicadores REDE Total Atendidos Mulheres Atendidas Total Capacitados Reabilitados Profissional Total CadastradosIncluídosParceiros Planejado Alcançado %1300%1766%27% (*)69%450%34% (*)258%

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária EFETIVIDADE DO PROGRAMA Componente 02. Estabelecimento de uma nova linha de serviços – AVAPE.NET Resultados Obtidos Propósito Atuar no setor de contact center para fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência através da criação de postos de trabalho e teletrabalho Alcançado, com ressalvas Meta projetada Alcançado %  Contact Center Número de PAs implantadas % Total de agentes empregados % Total de agentes com deficiência % Adesão da Rede aos serviços AVAPE.NET % Receita acumulada (R$ milhões) %  Teletrabalho Total de posições de atendimento ocupadas %

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária EFETIVIDADE DO PROGRAMA Análise  Os resultados registrados por este componente indicam boa efetividade na maioria das ações implementadas, demonstrada nos processos de recrutamento, seleção, capacitação, contratação e inclusão dos beneficiários no mercado de trabalho. Receita x Despesas apontam para sustentabilidade do negócio Inconsistências  Não adesão das licenciadas aos serviços do Contact Center  Teletrabalho - pressupostos não se confirmaram Risco de perda do BPC – insegurança jurídica – barreiras tecnológicas – custos operacionais altos (dificulta sustentabilidade) – especificidade do público Componente 02. Estabelecimento de uma nova linha de serviços - AVAPENET

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Lições Aprendidas Operacionais  A capacitação das equipes técnicas das licenciadas é mais eficaz quando realizada in loco, no próprio ambiente de trabalho agiliza a compreensão e a absorção dos programas – identifica inconsistências - promove ajustes de acordo com as condições das organizações  Campanhas motivacionais e supervisão individual são importantes ferramentas para manter um bom desempenho dos agentes de contact center o acompanhamento individual dos agentes eleva os níveis de qualidade e produtividade do trabalho e reduz o absenteísmo  Um período de maturação entre o treinamento do gestor e a capacitação dos técnicos ajuda a reduzir o turnover e a necessidade de novos treinamentos na licenciada permite ao gestor um melhor entendimento sobre o perfil e a competência necessários aos profissionais que deverão integrar as equipes dos programas A maioria das organizações do setor social não está habituada a trabalhar com foco em resultados e atingimento de metas (visão empresarial) descompasso entre o tempo de resposta das licenciadas às demandas dificultando a concretização de eventuais parcerias

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Lições Aprendidas Técnicas e Temáticas  O perfil e a visão de negócio do gestor são atributos fundamentais no processo de seleção das organizações norteiam o ritmo do desenvolvimento das atividades nas licenciadas, na articulação externa e da sustentabilidade da Rede  A incorporação da metodologia pelas organizações demanda tempo bem maior que o estimado a dinâmica e a realidade de cada licenciada - a freqüente substituição de técnicos - resistência às mudanças que introduziram processos de maior complexidade  O mercado de contact center é altamente dinâmico e competitivo necessidade de constante atualização tecnológica e uma infraestrutura física compatível com as melhores empresas do mercado  No processo de seleção/preenchimento das vagas no Contact Center o comparecimento dos candidatos gira em torno de 50% necessidade de intensificar o trabalho de recrutamento - contratar agência de recrutamento - desenvolver campanha de divulgação  A interação entre as licenciadas é fundamental para fortalecer a Rede o intercâmbio de informação sobre projetos e ações desencadeadas em determinadas organizações possibilita o aproveitamento de iniciativas similares por outras

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Fatores de Êxito  Capacidade institucional da executora a AVAPE possui uma estrutura técnica administrativa qualificada - grande capacidade de articulação em nível municipal, estadual e federal, além de participar de conselhos de órgãos e instituições nacionais e Internacionais  Programa de supervisão da Rede o suporte / orientação prestada pela supervisão são estratégicos para os resultados do Programa – o conhecimento técnico, a experiência e capacidade de comunicação da equipe possibilita a correção de procedimentos e superação das dificuldade  Interação entre as áreas do Programa um sistema de comunicação ágil entre seus técnicos possibilitou alinhar expectativas e atuar em constante avaliação do trabalho desenvolvido pelos colaboradores para identificar e propor soluções rápidas dos gargalos  Estratégia de expansão da Rede pelo modelo de licenciamento de franquias aspecto inovador no setor social redução de tempo e custos de implantação - aproveita a estrutura física/operacional rapidez na incorporação dos processos metodológicos - experiência no setor facilita a prospecção de parcerias e formação de banco de dados

Programa AVAPE – Avaliação Intermediária Recomendações  Ampliar o número de unidades da Rede A continuidade depende do equilíbrio receita x despesa - pode não se concretizar Garantir margem para possível depuração da Rede Aumentar receita do Programa a partir da entrada de novas organizações  Prorrogar o período de execução do Programa proporcionar tempo para incorporação da metodologia e os processos AVAPE nas rotinas de atendimento das licenciadas inclusive a prospecção de parcerias junto às empresas públicas e privadas  Plano de Negócio da AVAPE.NET para as Licenciadas novas perspectivas de trabalho comum. Foco: serviços de divulgação dos serviços e captação de recursos  Ampliar as ações conjuntas com as unidades da Rede para prospecção de parcerias nas regiões onde estão instaladas os resultados desta atividade são determinantes para a sustentabilidade da Rede e para o Programa  Priorizar 02 aspectos como critério de avaliação das candidatas Convergência da visão de negócios do gestor com a filosofia da AVAPE Capacidade econômica/institucional das candidatas  Fortalecer o programa de inclusão nas Licenciadas  Intensificar a divulgação do programa vetorizar o crescimento da Rede para regiões de concentração de empresas de grande porte - Rio de Janeiro - Bahia - DF

Programa AVAPE – Plano de Sustentabilidade Maurilo Oliveira Obrigado