De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
AGENDADE GESTÃO MUNICIPAL. AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Agenda voltada à construção de um canal de interlocução.
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
Conferência das Cidades Mato Grosso
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
PLENÁRIA FINAL.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Premissas Dados das Microrregiões.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
A Participação Social na formulação da Estratégia de Desenvolvimento Novembro de 2014 Esther Bemerguy de Albuquerque.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
XI Marcha dos Prefeitos
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
OUTUBRO, 2009 PDEACOMPANHAMENTO PERÍODO out.2009 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ ORÇAMENTO TEMÁTICO.
Apresentação Diagnóstico Social
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Federalismo Fiscal Brasileiro
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Transcrição da apresentação:

De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento, o estado de Goiás não poderia ficar de fora deste debate, por estar dentro do contexto de todo o Brasil e também padecer das desigualdades regionais.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (2011 – 2014) I – DUPLO PLANEJAMENTO “HOJE PARA HOJE” - curto prazo 1.1. Ajuste fiscal (equilíbrio das finanças); 1.2. Ações emergenciais e conjunturais: 1.2.1. Funcionamento imediato dos serviços já existentes (hospitais, escolas, etc); 1.2.2. Viabilização de recursos para término de pequenas obras, estradas, escolas, hospitais. 1.3. Melhoria do serviço público e da qualidade de atendimento ao cidadão; 1.4. Primeiras medidas (pessoal, educação, saúde, segurança pública, assistência social e trabalho e gestão pública). “HOJE PARA AMANHÔ - médio e longo prazo 2.1. Eixos estratégicos de desenvolvimento com macro-objetivos definidos. 2.2. Programas e polos de desenvolvimento regional; 2.3. Programas e ações estratégicas do orçamento.

REALIDADE DE GOIÁS FONTE: DIAGNÓSTICO DO PLANO DE GOVERNO / ESTUDOS SEGPLAN

FONTE: DIAGNÓSTICO DO PLANO DE GOVERNO / ESTUDOS SEGPLAN

Logística de transportes FONTE: AGETOP

FONTE: AGETOP

Polos de investimentos das Indústrias de Mineração em Goiás MINERAÇÃO

INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA Produção Goiana de Etanol ENERGIA LIMPA O Estado está a caminho de se tornar um dos líderes nacionais na produção de Etanol, contribuindo para posicionar o Brasil como o maior produtor mundial do combustível renovável. 37 usinas em atividade 21 em processo de implantação Produção em 2010: Álcool = 2,8 bi de litros Açúcar = 1,8 mi de toneladas Cana-de-Açúcar = 47,7 mi toneladas Fonte: SIFAEG / PRODUZIR / ÚNICA / CONAB Elaboração Sepin/Segplan-GO

Chagan FONTE: SEPIN/SEGPLAN

Integrada de Desenvolvimento Otimização de Recursos Transformar Goiás em um dos maiores polos nacionais de desenvolvimento econômico e social do País Cidadania já, com desenvolvimento do ser humano Desenvolvimento econômico, com oportunidade para todos os goianos Desenvolvimento ambiental sustentável e infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida Governo transparente e dinâmico, com o Estado a serviço da sociedade Uma nova prática política Resultados: Área Social Infraestrutura Econômica Administração Pública PAI – Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento Otimização de Recursos Parcerias Ajuste Fiscal

TIPIFICAÇÃO Planejamento Setorial Planejamento Regional Educação, Saúde, Segurança, Saneamento, Habitação, Transporte, etc. Planejamento Regional Nordeste, Entorno do DF, Oeste, Grande Goiânia e Polos de Desenvolvimento Planejamento Segmentado Crianças e adolescentes, idosos, servidores públicos, juventude, pessoas com eficiências, mulheres, dependentes químicos, movimentos comunitários, moto-taxistas, taxistas e feirantes

Para efeito de planejamento, dividimos o Estado de Goiás em quatro regiões prioritárias e nove polos de desenvolvimento regional; Merecem maior atenção a Região Nordeste, pelos índices mais baixos de desenvolvimento econômico e social, e a Região Oeste, marcada por estagnação econômica e demográfica.

Programas e polos de desenvolvimento regional PPA 2012-2015 Programas e polos de desenvolvimento regional

Foi criado a Agenda de Gestão Municipal com os seguintes programas: Captação de Recursos e Incremento de Receitas; Gestão e Planejamento; Cooperação Técnica; Melhoria do atendimento ao público; Financiamento municipal; Desenvolvimento Regional.

Em convênio com o Governo Federal estamos implementando vários Arranjos Produtivos Locais (APL), alguns deles já em pleno funcionamento como APL do Açafrão em Mara Rosa, APL Lácteo em São Luís dos Montes Belos, APL de Calçados em Goianira, APL das Confecções em Jaraguá, APL de Fitoterápicos em Diorama e APL Farmacêutico em Anápolis. APL BNDES

Estamos finalizando o PAI – Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento, instrumento que aglutina em 39 programas as ações de Governo, estabelecendo Selo de Prioridade que compatibilizará recursos com agilidade processual nos projetos selecionados.