Sobre o Edital Mais Cultura:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Educação Escolar Indígena
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Plano Nacional de Cultura
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Diretoria de Currículos e Educação Integral
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Plano Nacional de Cultura
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
PLUGADOS NO FUTURO PROJETO
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE CULTURA DA UFSM PARA O EDITAL MAIS CULTURA NAS UNIVERSIDADES - MEC/MINC: INFORMAÇÕES GERAIS

Sobre o Edital Mais Cultura: O Edital Mais Cultura nas Universidades é uma ação do Programa Mais Cultura nas Universidades, instituído conjuntamente entre o MEC e o MinC, por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC no 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. O Edital Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo motivar as Instituições Federais de Ensino Superior a criarem Planos de Cultura.

Sobre o Edital Mais Cultura: Os Planos de Cultura formulados deverão articular e promover a interface entre educação, arte e cultura, estabelecendo objetivos, ações e metas que serão desenvolvidos por um período de até dois anos, considerando sua relação com as manifestações, expressões, produções artísticas e culturais e seu território.

Sobre a Comissão Plano de Cultura Em abril de 2014, a PRE por meio da Coordenadoria de Eventos e Difusão Cultural visitou todos os centros, colégios e unidades da UFSM com o intuito de formar um GT para discutir e elaborar o Plano de Cultura. Deste GT, formalizou-se uma primeira Comissão com integrantes do CCSH, CAL, CCS, CE, PRE, CCNE, CESNORS, NTE e Conselho Municipal de Cultura de SM, com o objetivo de elaborar uma proposta de Plano para UFSM nos termos do Edital.

Sobre a Metodologia de Trabalho A Comissão Plano de Cultura optou por abrir, junto à Pró-Reitoria de Extensão, uma Chamada Pública para receber propostas a integrarem o Plano de Cultura da UFSM. Foram recebidas 26 propostas, das quais 19 estavam aptas a integrarem o Plano de Cultura da UFSM.

Sobre a Metodologia de Trabalho As 19 propostas aptas a integrarem o Plano de Cultura contribuíram para que fosse traçado um primeiro diagnóstico do contexto artístico-cultural da instituição, bem como de demandas existentes. As propostas consideradas aptas formataram um conjunto de prioridades a serem executadas durante o Cronograma Físico do Plano.

Sobre o Plano de Cultura O Cronograma Físico do Plano trabalha com três Etapas: ETAPA I: Institucionalização da gestão cultural no âmbito da UFSM; ETAPA II: Apoio a ações culturais definidas como prioridades; ETAPA III: Incentivo a novas ações culturais.

Algumas Metas e Ações Meta 01 – Consolidar a atuação da Comissão Plano de Cultura para atuar no processo de institucionalização da gestão cultural no âmbito da UFSM até final de 2016. Ações: Atuação da Comissão Plano de Cultura no acompanhamento da execução do Plano, bem como no aprimoramento contínuo das metas, na avaliação constante do Plano de Cultura e na reestruturação da composição da Comissão, visando a ampliar o diálogo sobre a gestão cultural da universidade. Organização de conferências e fóruns temáticos para debater a concepção de universidade enquanto produtora de arte e culturas.

Algumas Metas e Ações Meta 03 – Ampliar o apoio a iniciativas de ensino de música a crianças em situação de vulnerabilidade social impulsionadas pelo Festival Internacional de Inverno e por iniciativas parceiras de formação de orquestras e coros, até 2017. Ações: Festival Internacional de Inverno da UFSM; Programa Orchestrarium de Incubadora de Coros e Orquestras.

Algumas Metas e Ações Meta 07 – Garantir a possibilidade de vivências e experiências em dança para pessoas com deficiência, até 2016. Ações: Incrementar ações já existentes na área da Licenciatura em Dança, como o projeto de extensão Dançando com as Diferenças, cuja especificidade reside em, através dos princípios pedagógicos da Dança-Educação, proporcionar a experiência estética por meio do estímulo à participação de pessoas com deficiência.

Algumas Metas e Ações Meta 08 – Institucionalizar no âmbito da UFSM ações e intervenções artísticas, formativas e políticas envolvendo a área das artes e as causas LGBTT, até 2016. Ações: Criar trânsitos entre o contexto acadêmico e a comunidade local e regional, grupos artísticos e segmentos de luta pelos direitos dos sujeitos LGBTT, como mostras, seminários e eventos. O Curso de Licenciatura em Dança da UFSM possui projetos artísticos nesta linha de atuação, em parceria com coletivos envolvidos com a temática da diversidade sexual, que se propõem a intervir efetivamente na realidade sociocultural para possibilitar ações afirmativas e identitárias de defesa, respeito e promoção dos direitos humanos de sujeitos LGBTT.

Algumas Metas e Ações Meta 12 – Garantir a formação de jovens artistas surdos, ampliando a discussão sobre políticas e ações inclusivas, até 2016. Ações: Ampliar a discussão sobre políticas e ações inclusivas por meio da formação de um grupo de artistas surdos com enfoque na produção e difusão da arte e cultura surda em Santa Maria. Parceria com a Escola Estadual Dr. Reinaldo Fernando Cóser, para a realização de oficinas, mini-cursos e cursos estendidos de dança com surdos e ouvintes, e processos criativos em dança com surdos e ouvintes.

Algumas Metas e Ações Meta 14 – Promover a articulação e o diálogo dos saberes populares existentes nas comunidades escolares periféricas, com vistas à valorização dos saberes artístico-culturais populares, por meio de intervenções artísticas e formativas nos lugares propostos, até 2017. Ações: Parceria com a Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda: a escola se situa em uma região periférica e bastante populosa da cidade, sendo um espaço de convivência de vários jovens residentes na zona oeste da cidade: Loteamento Cipriano, Ocupação Canaã, Rincão, Parque Pinheiro Machado e Santa Marta. A escola também se destaca como participante do Programa Mais Educação. Desta parceria busca-se constituir de um espaço de convivência em que os educandos poderão, no contraturno escolar, trocar conhecimentos nas áreas de artes, letras, história, cidadania, ciências sociais e humanas, com auxílio de mediadores ligados à Universidade, que irão ofertar oficinas de leitura, produção textual, grafite, serigrafia, bottons, fanzines, escultura, hip hop.

Algumas Metas e Ações Meta 16 – Atuar no resgate do patrimônio étnico- cultural das comunidades indígenas, quilombolas e rurais articuladas com propostas artístico-culturais desenvolvidas no âmbito universitário, até 2017. Ações: Impulsionar ações itinerantes de arte e cultura como a proposta de Caravanas Culturais, cuja atuação concilie pesquisa, extensão e ensino, levando oficinas e promovendo trocas culturais em comunidades historicamente distanciadas de outras produções e divulgações em arte e cultura.

Cronograma Financeiro