BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Futebol de sete!!!!.
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
ESPORTE E LAZER PPA
Esportes paraolímpicos
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Deficiência Sensorial
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Centro de Formação Desporto Adaptado Apresentação da modalidade
Ivoti.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
Esportes paraolímpicos
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Rotary International Distrito 4750 Governador Marcos Oliveira Rosa
MERCADO DE TRABALHO.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
DignaIdade: lazer e atividade física em idosos institucionalizados
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Eixo 1 Tecnologias Assistivas Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Gerente do Programa educação para e pelo lazer
TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?
CARTA DE BELO HORIZONTE
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Trabalho de Esportes 2014 Trabalho de Esporte.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
AMO O QUE FAÇO....
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES NO MERCADO DE TRABALHO
Síndrome de Down Ensino Regular Deficiência Visual Déficit Intelectual Paralisia Cerebral IDOSO.
Planejamento plurianual
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Esportes paraolímpicos
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Relato de Experiência Psicologia do Esporte – Vivência Terapêutica com o Paciente Obeso Denise Gersen Pinto Coelho – Psicóloga Fernanda Teixeira Carneiro.
Inclusão digital através do lúdico com jovens egressos da APAE. Bolsista: Isadora Alves Cotrim Estagiários: João Pimentel – Miria Gomes – Rosilaine Xavier.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Voleibol A.D Criciúma/ FME
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Ser referência internacional no desenvolvimento de pessoas através do esporte. Estimular a transformação social Promover relações interculturais Realizar.
Transcrição da apresentação:

BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO Iara Márcia de Oliveira Lopes Professora de Educação Fisica Especialista Treinamento Esportivo, Atividade Fisica Adaptada para Pessoa com Deficiencia. UFMG / UFJF APAE Pedro Leopoldo

INTRODUÇÃO A Bocha representa um dos esportes mais desafiadores e de significativo crescimento em todo o mundo. Foi adaptado para atender as pessoas com paralisia cerebral e outros tipos de deficiência que apresentam um grau severo de comprometimento motor. Jogo competitivo praticado individualmente, em duplas ou em equipes. É composta por 13 bolas, 6 azuis, 6 vermelhas e 1 branca (bola alvo). Esporte, reconhecido pelas entidades oficiais de nível internacional, elegendo-o como um desporto paralímpico.

OBJETIVO GERAL Proporcionar o desenvolvimento da autonomia e inclusão social através das áreas recreativas, lazer e desportiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oportunizar a prática desportiva. Desenvolver e aumentar o movimento dos membros superiores. Prevenir deficiências secundárias. Desenvolver e ampliar a capacidade psicomotora e de comunicação. Evitar o sedentarismo e integrar-se com o meio social. Ampliar os objetivos motivacionais de vida.

PÚBLICO-ALVO Pessoas com deficiência intelectual / múltipla e com paralisia cerebral com grau severo de comprometimento motor com capacidade intelectual de compreender as regras.

METODOLOGIA Em 2008 por estímulo do Comitê Parolímpico Brasileiro e da ANDE por meio de capacitações técnicas e doação do kit Bocha. O trabalho: iniciado com com algumas turmas, foi crescendo e amadurecendo.

Classificação Jogadores com paralisia cerebral podem ser incluídos em quatro classes a depender da classificação funcional: BC1: Atletas que podem competir com o auxílio de ajudantes, que devem permanecer fora da área de jogo do atleta. O assistente pode apenas estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola a pedido. BC2: Os jogadores não podem receber assistência.

BC3: para jogadores com deficiências muito severas BC3: para jogadores com deficiências muito severas. Os jogadores usam um dispositivo auxiliar e podem ser ajudados por uma pessoa, que deve permanecer na área de jogo do atleta mas deve se manter de costas para os juízes e evitar olhar para o jogo. BC4: para jogadores com outras deficiências severas, mas que não podem receber auxílio.

Com os alunos que conseguiram entender a essência do jogo e que se encaixaram dentro na classificação do Esporte, montou –se uma equipe.

Adaptações Individuais Para o aluno/atleta BC3 utilizou-se: A calha: feita de PVC Um código de comunicação alternativa para ser utilizado entre o atleta e a pessoa apoio. Suporte para a calha. Banco para a pessoa apoio.

RESULTADOS 1ª Competição: 2011 na II Olimpiada Regional das Apaes da RegionaL Centro V- 4 atletas competiram. O 1º lugar recebeu proposta para treinar no SUPERAR. Aceitação da modalidade, identificar na instituição. 2ª Competição: 2013 na III Olimpiadas Especiais das Apae’s Regional Centro V- 8 atletas competiram.

Com esse trabalho pode-se verificar a motivação para a prática desportiva; O zelo pela boa forma; O reconhecimento do bem estar corporal e psicológico, que melhora o estado de saúde, reduz o estresse e a ansiedade; Acima de tudo o prazer em realizar uma prática desportiva confirmado pelos relatos dos atletas surpresos por poder participar de uma competição, superando suas limitações, promovendo a auto realização e o fortalecimento da autonomia.

“Alegria de poder jogar. Saber que posso praticar um esporte”. Silas...

CONSIDERAÇÕES FINAIS Espera-se que diante dos resultados alcançados outros profissionais, que trabalham com diferentes modalidades esportivas na área da deficiência, sintam-se estimulados a buscar alternativas a prática desportiva e lazer dos alunos/atletas. Sugere-se a inserção dessa modalidade como uma prova padrão nas Olimpiadas Especiais das APAEs do Brasil.

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

CAMPEONATO MINEIRO DE BOCHA PARALÍMPICA DIAS: 22 A 24 DE NOVEMBRO DE 2013. LOCAL: GINÁSIO POLESPORTIVO CIDADE: MATOZINHOS-MG RESPONSAVEL: Prof. Antonio Carlos –Toninho Contato: (31)9897-0155 toninhofonseca.13@yahoo.com.br