MÓDULO 12 A Construção do numero.

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Transcrição da apresentação:

MÓDULO 12 A Construção do numero

Data: 18/07/2014. Módulo: M12 – Construção do número Data: 18/07/2014 Módulo: M12 – Construção do número Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo:  Construção do conceito de número 1º momento – Contextualização do tema Tempo previsto: 10min O formador deverá apresentar, em Power Point, o tema abordado no texto estudado e algumas situações que ilustrem os conceitos. Caderno 2 – páginas 6 a 14

2º momento – Atividade prática e reflexiva Tempo previsto: 30 min - Dividir a turma em 6 (seis) grupos; - Entregar a cada grupo, o(s) cartão(ões) de imagem; - Após a observação da imagem ou leitura do texto, entregar a questão a serem discutidas em grupo. - Apresentar as conclusões.

O formador, ao ouvir as conclusões do grupo, deverá intervir, questionar, dirimir dúvidas, desafiar o grupo, contextualizando e ilustrando com os conceitos, questões e atividades do texto.

QUESTÕES QUE PODEM SER DISCUTIDAS DURANTE E AO FINAL DA PLENÁRIA: 1) O senso numérico, por ser uma CAPACIDADE NATURAL do ser humano, e talvez de alguns animais, está presente até em bebês (podemos apresentar-lhes um ou dois objetos e oportunizar que ele estabeleça relações de quantidade). 2) Com o passar do tempo, há necessidade do ser humano de fazer comparações e determinar quantidades (onde tem mais, onde tem menos, ou se tem “tantos quantos”). 3) Há necessidade de proporcionar ao aluno todas as oportunidades de jogos e brincadeiras, em que é preciso comparar, inferir quantidades, formular hipóteses. 4) A correspondência um a um, como alternativa para pensar e registrar quantidades. 5) O trabalho em sala de aula em que o professor oportuniza atividades em que o aluno precisa fazer a correspondência um a um e até pensar em outras alternativas. 6) O processo histórico para se encontrar distintas formas de nomear e registrar quantidades. 7) Outras.

Recursos Materiais:  Power point  Cartões com as figuras  Fichas com as questões - 20