MÓDULO 7 Jogo do NIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Sérgio Elias Vieira Cury
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Curso de Gêneros Textuais
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
2006.
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Rotina na Alfabetização:
Mobilização da Comunidade Escolar
Programa Ler e Escrever
CRÔNICAS.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
DIRETORIA DE ENSINO- NORTE 2 Replanejamento 2013
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
LEILÃO DE JARDIM.
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
MÓDULO 14 A Construção do numero. Data: 18/07/2014 Módulo: M 14 – Construção do número Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo: Construção do conceito de.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Sentido de Numeramento
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Secretaria Municipal de educação
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Formação continuada 2º Encontro
Texto expositivo & argumentativo
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 7 Jogo do NIM

Data: 16/07/2014 Módulo: M7 – Jogo do NIM Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo:  Prática  Análise  Gênero textual 1º momento – Vídeo: “Resolvendo problemas em Xangrilá” Resolvendo problemas em Shangrilá -parte 1 https://www.youtube.com/watch? v=FbvaEAtt2KU Resolvendo problemas em Shangrilá -parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=JWuJ2C4FMYU Tempo estimado: 25min Assistir o vídeo “Resolvendo problemas em Xangrilá- Cyberchase”. Após análise do vídeo, respondam: As estratégias das personagens se articulam ou aproximam das propostas construídas pelo grupo para garantir a vitória nas jogadas?

2º momento – Análise coletiva da atividade de produção da carta, pelas crianças, sobre o jogo NIM (CADERNO 1, pág. 21) Tempo estimado: 55m A análise proposta a seguir justifica-se pela compreensão de que não podemos tratar os gêneros como uma simples aplicação de estruturas e padrões linguísticos a determinadas situações de comunicação. A demanda por um registro matemático, na atividade do NIM, levou a professora a propor, às crianças, a escrita de uma carta a uma professora (turma) desconhecida. A exposição dessa prática (caderno 01, pág.21) gira em torno da escolha do gênero carta (pela professora); dos interlocutores; da forma, ou seja, dos elementos que configuram uma carta (configuração linguística: local, data, saudação, assunto, despedida)e do modo de circulação (colocar em um local para que seja remetido ao receptor daquele texto). No relato, também é sugerido o modo de escrita coletiva.

Todos esses elementos são fundamentais no planejamento da produção de um gênero textual. No entanto, como diz Marcuschi (Gêneros Textuais e Ensino, 2005), os gêneros textuais não se caracterizam como formas estruturais estáticas e definidas de uma vez por todas. Eles são eventos linguísticos, mas não se definem por características linguísticas

caracterizam-se enquanto atividades sócio-discursivas caracterizam-se enquanto atividades sócio-discursivas. Ou seja, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares. 1º MOMENTO: (duração: 15min) Apresentem o objetivo da atividade (analisar coletivamente a atividade de Língua Portuguesa proposta de forma interdisciplinar com a matemática) e a estrutura da mesma. Em seguida, contextualizem, de maneira geral, a atividade de produção de texto, relatada na pág. 21. Solicitem às Orientadoras a leitura da carta das crianças do 4º ano. 2º MOMENTO: (duração: 15min) Ponto de vista – Perguntem às Orientadoras sobre o que acharam da carta escrita pelas crianças, da qualidade textual e dessa atividade desenvolvida pela professora. Anotem no flip chart os posicionamentos do grupo. 3º MOMENTO: (duração: 20min) Analisem coletivamente a atividade desenvolvida em torno do jogo NIM, a partir de perguntas:  Qual é a demanda escolar que leva a professora a escolher a carta?  Para quem a professora e a turma pretendem divulgar suas experiências com o jogo?  Que conhecimentos linguísticos a turma lança mão para escrever uma carta sobre as estratégias que desenvolveram no jogo NIM?

Para concluir, considerem : Além desses elementos, é possível abrir um debate sobre como as cartas de maneira geral, ou especificamente as de comunicação (não pessoais) circulam hoje na sociedade. Quais são, hoje, os outros meios utilizados para se cumprir a mesma função comunicativa. Como será que os leitores atuais recebem as cartas e as leem?

Com relação a essa última questão, é possível até iniciar uma pesquisa, com as crianças, por meio de enquete. Essa questão também abre outra janela para se debater: “Quais outros meios poderíamos usar para comunicar nossas descobertas aos colegas? Quais outros textos poderiam ser construídos com esse mesmo fim?” Há de se ter um cuidado com essa análise no sentido de não invalidar a atividade relatada no caderno em estudo. A proposta é que façamos uma reflexão coletiva, inclusive com a possibilidade de que outras questões surjam e outros caminhos de trabalho com os gêneros sejam considerados. Afinal, estamos constantemente aprimorando nossos conhecimentos e realizar uma análise mais crítica do trabalho que nos foi proposto é uma forma também de aperfeiçoamento. Recursos Materiais:  Vídeo  Canetão  Caderno 1