Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Rogério Oliveira de Medeiros Rosângela de Oliveira Medeiros Silva
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
UFRRJ Mestrado em Educação Profissional Agrícola
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
Ministério da Educação
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008.
Tendência Progressista Libertadora
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
A prática do psicologo no CRAS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde do Trabalhador (PEPAST): a rádio comunitária como ferramenta de comunicação útil para ações de educação popular.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da Promoção da Saúde Autores: Flávia Andréa B. de Medeiros/ Ana Larissa F. de Holanda/ Lêda Mª de M. Hansen/ Adriana G. Maia Instituição: CEFOPE/RN Introdução A Educação em Saúde é um processo sistemático, contínuo e deve ser permanente, objetivando a formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão e estimulando a busca de soluções coletivas para os problemas vivenciados. Nesse contexto, o Curso Técnico em Saúde Bucal, desenvolvido pelo Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde “Dr. Manoel da Costa Souza” do Rio Grande do Norte – CEFOPE, integrante da rede das Escolas Técnicas do SUS, no intuito de despertar nos alunos um entendimento ampliado sobre o conceito de saúde e sensibilizar sobre a importância da prática educativa na promoção da saúde, propôs a realização da I Feira de Educação em Saúde do Cefope/RN.

Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da Promoção da Saúde Autores: Flávia Andréa B. de Medeiros/ Ana Larissa F. de Holanda/ Lêda Mª de M. Hansen/ Adriana G. Maia Instituição: CEFOPE/RN Material e Métodos Todos os Cursos Técnicos oferecidos pelo CEFOPE/RN possuem um Módulo inicial comum, em suas grades curriculares, o qual denominamos de Módulo I. Entre seus componentes curriculares, há o componente Comunicação e Educação em Saúde. A Feira foi planejada, no decorrer das aulas deste componente, da seguinte forma: Os alunos foram divididos em grupos, onde cada um escolheu um tema ligado à saúde e trabalhou de acordo com os ciclos de vida da população e grupos de risco. Os alunos planejaram, prepararam e apresentaram uma atividade educativa para a comunidade e toda a equipe da escola.

Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da Promoção da Saúde Autores: Flávia Andréa B. de Medeiros/ Ana Larissa F. de Holanda/ Lêda Mª de M. Hansen/ Adriana G. Maia Instituição: CEFOPE/RN Material e Métodos Para a elaboração do material, os alunos lançaram mão de diferentes estratégias metodológicas como: dramatizações, palestras, mesa de degustação, elaboração de folhetos educativos, apresentação de cordel e de fantoches, jogos interativos e vídeos. No total, foram realizadas 20 apresentações. O material educativo foi desenvolvido com supervisão dos docentes e apoio da escola, utilizando folhetos, jornais, cartolina, lápis de cor, tinta guache, tecido TNT, EVA, materiais reciclados ou reaproveitados, gravação em CDs, alimentos, balões, bonecos de pano.

Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da Promoção da Saúde Autores: Flávia Andréa B. de Medeiros/ Ana Larissa F. de Holanda/ Lêda Mª de M. Hansen/ Adriana G. Maia Instituição: CEFOPE/RN

Discussão e Conclusão Referências Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da Promoção da Saúde Autores: Flávia Andréa B. de Medeiros/ Ana Larissa F. de Holanda/ Lêda Mª de M. Hansen/ Adriana G. Maia Instituição: CEFOPE/RN Discussão e Conclusão A experiência possibilitou uma troca de experiências e saberes, proporcionando uma interação entre escola e comunidade e motivando seus atores sobre a necessidade dessa prática na busca pela transformação da realidade, melhoria da qualidade de vida da população e na construção da cidadania, uma vez que a educação em saúde demonstra ser a estratégia mais efetiva no caminho da Promoção da Saúde. Referências ALVES, V.S. Um modelo de educação em Saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. [Acessado 22/07/2011].  Disponível em: htpp:// www.cro-pe.org.br. BARROS, C. M. S. Manual técnico de educação em saúde bucal. SESC / Departamento Nacional. [Acessado em 01/09/2011] Disponível em: http:// bvsms.saude.gov.br. SMEKE, E.L.M., OLIVEIRA, N.L.S. Educação em saúde e concepções de sujeito. In: Vasconcelos, E.M. (Org.) A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: HUCITEC, 2001. p..115-36.