BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETROCAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MESTRADO EM CIRURGIA ALUNO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
↓ FLUÍDOS IV INTRA & PÓS-OPERATORIO.
Advertisements

Insulina precoce nos recém-nascidos de muito baixo peso Early Insulin Therapy in Very-Low-Birth-Weight Infants Beardsall K, Vanhaesebrouck S, Ogilvy-Stuart.
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
Fatores prognósticos e sobrevida em recém-nascidos com hérnia diafragmática congênita(HDC) Prognostic factors and survival in neonates with congenital.
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Aneurismas do Arco Aórtico
A Terapia de Contrapulsação
> Lia Hasenclever (IE/UFRJ) Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ A Crise Econômica Global e a Indústria Brasileira.
PROJETO DE PESQUISA: Análise e Controle de Perdas Na Produção Enxuta (Lean Production): Diagnóstico e Proposição de Indicadores de Desempenho Aluno: Sigmar.
ALGORITMOS DE CONTROLE DE ADMISSÃO (COM E SEM O CONCEITO DE SESSÕES) EM SERVIDORES WEB DISTRIBUÍDOS COM QOS – IMPLEMENTACÃO E TESTES. Aluno: Rafael Scarenci.
AVALIAÇÃO DO GRAU DE DEPENDENCIA DO IDOSO ACAMADO E A SOBRECARGA DO CUIDADOR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO-SP ALUNO (A): Luizete de Sousa Alexandre.
Estudo de coorte retrospectivo
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
ECOA.
ABORDAGEM ENDOSCÓPICA DA LITÍASE DE COLÉDOCO
UNIVERSITY OF MINNESOTA
Coordenação: Paulo R. Margotto
Desenvolvimento neurológico de prematuros com insuficiência respiratória grave descrito em estudo randomizado de Óxido Nítrico Inalatório Hintz SR et.
Prof João Luiz Azevedo Prof Jean Boulez
Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive.
Reuniões Semanais da Ginecologia Endócrina , Climatério, Mastologia e Medicina Sexual (RESGECLIMS MAI13) Ricardo Kageyama Coelho (R2) Titular da.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Uso da VNI no desmame Pedro Caruso UTI – Respiratória da HC da FMUSP
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
NO ÂNGULO ESPLÊNICO DO CÓLON
Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
CONVERGÊNCIAS DAS CLASSIFICAÕES ECONÓMICAS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO 2007 Palestrante: Hermínio Saraiva Aguiar.
Análise Espacial e Temporal da Dengue no contexto sócio-ambiental do Rio de Janeiro, Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira Orientador: Oswaldo.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Stefan de Oliveira Simões
Qual o consenso para o tratamento cirúrgico da hiperidrose e quando reoperar ? Juliano Mendes de Souza.
Valéria Ramalho Santos
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
CÉSAR AMORIM PACHECO NEVES
GILBERTO FERREIRA DE ABREU JUNIOR PREVALÊNCIA DE INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA EM VEIA AXILAR DE PACIENTES PORTADORAS DE LINFEDEMA PÓS-MASTECTOMIA.
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
Hiperidrose Reflexa após simpatectomia. Manejo pré e pós-operatório
Rodrigo de Carvalho.  Introdução ◦ Descrição do Problema  Algoritmos ◦ GRASP ◦ S.A ◦ AG  Planejamento Experimental ◦ Objetivo ◦ Instância e métricas.
Wagnerlange Fernandes Damião
Aldo Lacerda Brasileiro
Hermé Vasconcellos de Gusmão Verçoza
Viviane Cordeiro Veiga
Metástases Hepáticas de Tumores Colo-retais
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
IMPACTO E PREJUÍZOS DA DOR CRÔNICA EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Fratura de Fêmur Proximal no Idoso
Autores: Francisco de Sousa Ramos (UFPE) Cínthya Carmo (UFPE)
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
Daniel G Lichtenthäler (R4) Orientador: Marcos D Saraiva
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Repercussões da anemia sobre o desenvolvimento de linguagem em crianças: estudo longitudinal prospectivo Universidade Federal de Minas Gerais Universidade.
Eficácia do sulfato de magnésio no tratamento inicial da asma aguda grave em crianças, realizado em um Hospital Universitário de nível terciário. Um estudo.
Journal of Perinatology 2014, 1–4 Publicação online
VI CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE CIRURGIA TORÁCICA 12 a 14 de abril de 2012 CAXIAS DO SUL - RS – BRASIL HOTEL INTERCITY PREMIUM Marcos Furian - Cruz Alta.
Walter De Biase da SILVA – NETO, Adalberto CAVARZAN e Paulo HERMAN
Disciplina Sistemas Sensoriais Pós-graduação Ciências da Saúde- Unb Aluno: Tiago Freitas Professores: FAYEZ BAHMAD JUNIOR CARLOS AUGUSTO COSTA PIRES OLIVEIRA.
Apoio Financeiro: Unisul
Regressão e Previsão Numérica.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CURSO DE FISIOTERAPIA DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA HIPÓTESE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MATERIAL E MÉTODOS PERGUNTA DA INVESTIGAÇÃO.
AVALIAÇAO PSICOLÓGICA NA CIRURGIA BARIATRICA
Avaliação pré operatória do paciente idoso
Avaliação da Eficácia da Cirurgia de Varizes em Pacientes Idosos
Um ensaio clínico controlado da isoniazida em pessoas com anergia e infecção pelos vírus HIV que estão em alto risco à tuberculose Gordin, 1997.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
T3T4 Endoscopic Sympathetic Blockade Versus T3T4 Video Thoracoscopic Sympathectomy in the Treatment of Axillary Hyperhidrosis  Marlos de Souza Coelho,
Transcrição da apresentação:

BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETROCAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MESTRADO EM CIRURGIA ALUNO: GIOVANI WALTRICK MEZZALIRA ORIENTADOR: PROF. DR. MARLOS DE SOUZA COELHO

T3T4 Endoscopic Sympathetic Blockade Versus T3T4 Video Thoracoscopic BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR DOI: 10.1016/j.athoracsur.2009.08.007 Ann Thorac Surg 2009;88:1780-1785 T3T4 Endoscopic Sympathetic Blockade Versus T3T4 Video Thoracoscopic Sympathectomy in the Treatment of Axillary Hyperhidrosis http://ats.ctsnetjournals.org/cgi/content/full/88/6/1780 Marlos de Souza Coelho, Ruy Fernando Kuenzer Caetano Silva, Giovanni Mezzalira,

Controlada pelo sistema nervoso BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR SUDORESE Controlada pelo sistema nervoso -Mais de 4 milhões de glândulas sudoríparas Fundamental papel no mecanismo termorregulador Atkins, Butler, 2001; Ram, Lowe, Yamachi, 2007; Munia et al.,2007

HIPERIDROSE PRIMÁRIA (HP) BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR HIPERIDROSE PRIMÁRIA (HP) Genética, hereditária Causa desconhecida Suor localizado Ram, Lowe, Yamauchi, 2007

HIPERIDROSE PRIMÁRIA (HP) BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR HIPERIDROSE PRIMÁRIA (HP) -Incidência entre 0,6 a 2,8% da população Ram, Lowe, Yamauchi, 2007; Leão et al., 2003/ Licht et al., 2005; Lee, Hong, Shin, 1999; Connolly M, Berker 2003; Munia et al., 2007

BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR FOBIA SOCIAL Loureiro et al., 2007; Pohiavaara, Telaranta, Vaisanen, 2003

BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR TRATAMENTO DA HP -O primeiro passo para o tratamento é a distinção entre a forma primária e secundária Ram, Lowe, Yamauchi, 2007; Haider, Solish, 2005; Furlan, Mailis, Pagapiu, 2000

TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA - A videocirurgia é o tratamento de escolha para os casos severos de HP.

TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA Em 1996 uma série de 9986 pacientes mostrou : - Alta taxa de sucesso - Baixo índice de complicações Kao et al., 1996

TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA Técnicas -Ressecção de gânglios simpáticos (simpatectomia) -Secção do tronco simpático (simpaticotomia) -Bloqueio simpático com clipagem(BSC) é uma técnica usada devido a potencial reversibilidade Leão et al., 2003 DEVIDO A SUA POTENCIAL REVERSIBILIDADE O BSC DEVE SER PREFERIDO NO TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR

HIPERIDROSE COMPENSATÓRIA BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR HIPERIDROSE COMPENSATÓRIA A prevenção da principal causa de insatisfação pós operatória Leseche, Castier,Thabut et al., 2003; Zacherl et al., 1998; Chou, et al, 2006; Fischel, Cooper, Kramer, 2003

HIPERIDROSE COMPENSATÓRIA(HC) BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR HIPERIDROSE COMPENSATÓRIA(HC) -Aumento do suor em áreas anteriormente normais -Ocorre em 83% a 86% dos pós-operatórios - Classificada em Leve , moderado ou intensa Munia et al., 2007; Lyra et al.,2008; LEE et al., 2003

Avaliar ao final de dois anos: BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR OBJETIVO Avaliar ao final de dois anos: o sucesso terapêutico (remissão / melhora/ mau) a satisfação (Muito satisfeito / Satisfeito / Insatisfeito) a incidência, grau e localização da hiperidrose compensatória

Foram analisados 84 pacientes BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MÉTODOS Foram analisados 84 pacientes Grupo 1 com 42 pacientes operados por BSC -Grupo 2 com 42 pacientes operados por SVT

- Adotado critérios de inclusão BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MÉTODOS O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa - Adotado critérios de inclusão - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MÉTODOS -Reavaliação ambulatorial em 7 dias, 30 dias, 6 meses, 1 ano e 2 anos -Os dados foram anotados em protocolo específico e depois transportados para uma planilha do programa Microsoft ExcelR

testes paramétricos “t de Student” BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR MÉTODOS testes paramétricos “t de Student” - não-paramétricos “Comparação entre duas Proporções” (através do software “Primer of Biostatistics”), “Qui-Quadrado” e “Exato de Fisher” (pelo Epi-Info) -O nível de significância foi menor que 5% (p<0,05)

TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR TRATAMENTO SOBRE A CADEIA SIMPÁTICA Técnicas

VÍDEO TORACOSCOPIA SIMPÁTICA

*Média +/- desvio padrão CLIPAGEM E COAGULAÇÃO NA HIPERIDROSE (t3t4) EM RELAÇÃO AO SEXO E A IDADE DADOS CLIPAGEM (N = 42) COAGULAÇÃO ( N = 42) TOTAL ( N = 84) VALOR DE p Nº % SEXO 1,000(1) Masculino 11 26.2 10 23.8 21 25.0 Feminino 31 73.8 32 76.2 63 75.0 IDADE (anos) 0,756(2) *Média +/- desvio padrão 24,4 +/- 5.0 24,7 6.1 24,5 5.5 * Mínimo e máximo 18,0 e 36.0 41.0 (1) Qui-Quadrado; (2) t de Student.

HISTÓRIA FAMILIAR NOS GRUPOS DE ESTUDO (Qui-Quadrado)

AVALIAÇÃO DOS TIPOS DE HIPERIDROSE

AVALIAÇÃO DO INÍCIO DA HIPERIDROSE

COMPLICAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDO CLIPAGEM COAGULAÇÃO TOTAL Nº % Não 39 92,9 38 90,5 77 91,7 Sim 03 7,1 04 9,5 07 8,3 42 100,0 84 p = 0,500 (Fisher)

RESULTADO DA HIPERIDROSE AXILAR NOS GRUPOS DE ESTUDO 2 Anos p = 0,315

SUDORESE COMPENSATÓRIA NOS GRUPOS DE ESTUDO (1) (Qui-Quadrado) Clipagem Qt. 33

LOCAL DA SUDORESE COMPENSATÓRIA NOS GRUPOS DE ESTUDO

SUDORESE COMPENSATÓRIA EVOLUÇÃO DA SUDORESE COMPENSATÓRIA NOS GRUPOS DE ESTUDO SUDORESE COMPENSATÓRIA CLIPAGEM (N = 42) COAGULAÇÃO TOTAL (N = 84) VALOR DE p Nº % 30 DIAS 0,810 Não 09 21,4 10 23,8 19 22,6 Leve 17 40,5 20 47,6 37 44,0 Moderado 14 33,3 24 28,6 Severo 02 4,8 04

SUDORESE COMPENSATÓRIA EVOLUÇÃO DA SUDORESE COMPENSATÓRIA NOS GRUPOS DE ESTUDO SUDORESE COMPENSATÓRIA CLIPAGEM (N = 42) COAGULAÇÃO TOTAL (N = 84) VALOR DE p Nº % ANOS 8,861 Não 09 21,4 10 23,8 19 22,6 Leve 17 40,5 16 38,1 33 39,3 Moderado 11 26,2 13 31,0 24 28,6 Severo 05 11,9 03 7,1 08 9,5 Fonte: O autor, 2010

GRAU DE SATISFAÇÃO COM A CIRURGIA NOS GRUPOS DE ESTUDO (1) Comparação entre duas proporções

BLOQUEIO SIMPÁTICO DO T3T4 POR CLIPAGEM VERSUS SIMPATECTOMIA DO T3T4 COM ELETRO-CAUTÉRIO PARA O TRATAMENTO DA HIPERIDROSE AXILAR CONCLUSÃO -Não foi encontrado diferença significativa nas variáveis analizadas entre os grupos de estudo