TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Negociação e conflitos: planejamento da negociação
Negociação e conflitos: aplicação de ténicas
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Administração de Conflitos
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
O perfil do Líder.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Desenvolvimento organizacional
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Planejamento da Negociação
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Exercícios Julgue os itens:
Comportamento Organizacional
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL MARTINELLI, Dante P., et al Editora Atlas
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Cícero paulino dos santos costa
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
CONFLITO INTERPESSOAL
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Emile Durkheim e o fato social
Técnicas de negociação – prof. Marcelo dourado
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
O Individualismo Metodológico
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Solidificando seus relacionamentos
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Aula 2 Acesso à Justiça.
Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?
OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Seminário Avançado - Eletiva A
Processo de Decisão de Tomadas
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Unidade VI Perspectiva do Poder
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
IDEOLOGIA.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Fundamentos do Comportamento em Grupo
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Negociação Para o Trabalho em Equipe
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
NEGOCIAÇÃO.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
ASPECTOS MOTIVACIONAIS NECESSÁRIOS AO CIPEIROS. CONFLITO RELACIONADO A CONVIVÊNCIA HUMANA. 4 MOTIVAÇÃO NO TRABALHO. 4 QUALIDADE. 4 PRODUTIVIDADE. 4 SASTIFAÇÃO.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Relembrando: A liderança depende da:
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO MÓDULO IX – TIPOS E INTENSIDADE DOS CONFLITOS

CONFLITO PARADOXAL Conforme Sparks (1992, p.102): “a melhor maneira de se lidar com o conflito paradoxal é o que ele chama de método de “pôr de lado”, que, segundo ele, é um método poderoso para levar as questões de uma agenda a posições mais favoráveis, até mesmo as informais”.

VANTAGENS NO MÉTODO DE “PÔR DE LADO”: Os ânimos se acalmam; Todos os envolvidos pensam melhor sobre o assunto; Retomada da negociação de forma mais sensata; Preservação da independência pelos envolvidos.

CONFLITO LITIGIOSO Temos as ações tipo ganha-ganha de uma ou ambas as partes, onde alguns pontos são relevantes, tais como: Otimismo entre todos os envolvidos; Respeito e compreensão entre ambas as partes; Clima e ambiente de harmonia e cooperação; Questões esclarecidas através de definição; Questões solucionadas em função da posição de cada parte envolvida; Exploração dos possíveis fatos; Ordenamento dos possíveis acordos, evitando respostas infundadas e inadequadas.

RESULTADOS NA NEGOCIAÇÃO DO TIPO GANHA-GANHA Acordo através de compromisso firmado por meio de esforço mútuo; Trabalho em conjunto através do estabelecimento de uma base; Confiança reforçada entre todos os envolvidos no processo.

TROCA E PRIVAÇÃO TROCA Divisão da diferença entre as posições; Ajuste consciente das posições para evitar empate forçado; Permuta de um ponto por outro. PRIVAÇÃO Se abre mão dos próprios recursos totalmente ou parcialmente, de acordo com os recursos cedidos pelo oponente; Aceitação de modificações nos posicionamentos, que eram considerados inaceitáveis.

CONFLITO Conforme Miranda (2003, p.50): “o conflito é caracterizado como um reconhecimento e um confronto de nossas diferenças, constituindo uma fonte de enriquecimento mútuo potencial”.

CLASSIFICAÇÃO DOS CONFLITOS QUANTO AOS COMPORTAMENTOS Conflitos de interesse: acontece entre duas pessoas que concordam com a opinião, porém, discordam sobre a distribuição. Ex: Conflitos de interesses financeiros, morais, estéticos, intelectuais etc. Falhas conflitantes: inexiste um desacordo latente, só ocorrendo falhas superficiais e aparentes. Conflitos de opinião: acontece quando duas pessoas discordam em opinião sobre o objeto do conflito. É considerado o conflito mais difícil de resolver, pois interfere na personalidade dos envolvidos, como por exemplo, diferenças de cultura, valores, crenças, personalidade, dentre outras.

QUANTO AOS CONTRÁRIOS Conflitos hierárquicos: envolvem posições hierárquicas em todas as estruturas. Ex: Conflitos entre pai e filho, fornecedor e cliente, chefe e subordinado etc. Conflitos individuais: ocorrem entre pessoas, grupos, organizações etc, residindo no aspecto interpessoal e no coletivo. Ex: Conflitos entre setores de uma empresa, entre grupos de uma igreja etc. Conflitos raciais: diz respeito às diferenciações entre raças por parte dos envolvidos. Ex: Conflitos entre brancos e negros, brancos e índios etc.

QUANTO AOS CONTRÁRIOS Conflitos neutros ideologicamente: acontecem quando os oponentes não se separam, ocorrendo apenas um momento de contestação e questionamento sobre determinado aspecto técnico. Conflitos de posse: ocorrem quando o foco principal é a partilha dos recursos. Ex: Conflitos entre irmãos de uma família por uma herança. Conflitos de igual para igual: aconteceu entre membros de uma mesma família, colégio, comunidade, igreja etc. Ex: Conflito entre vizinhos, colegas de trabalho, irmãos, dentre outros.

QUANTO AOS MOMENTOS DE AÇÃO Sobre os fatos: os fatos são percebidos pelos envolvidos no processo de diferentes maneiras, pois a leitura depende dos observadores. Sobre os obstáculos: quando os conflitos apresentam partes obscuras e ocultas, de nossas intenções, se tornam complexos e difíceis de identificar. Sobre os valores: são estabelecidas, nos conflitos, diferentes maneiras de avaliação, utilizando critérios sob o enfoque prático, político ou moral.

QUANTO AOS MOMENTOS DE AÇÃO Sobre os objetivos: mesmo num período curto de tempo, os objetivos podem ser transformados e alterados, pois existem inúmeras pessoas envolvidas na ação. Sobre os meios: mesmo ocorrendo acordo e convergência a respeito do obstáculo, a estratégia difere em relação aos métodos e maneiras de aplicação do acordo firmado.