Pós-Graduação - EAD FACINTER

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Transcrição da apresentação:

Pós-Graduação - EAD FACINTER EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki zeliahalicki@hotmail.com Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

Empreendedorismo O que é empreendedorismo? Qual seu objetivo? Para que serve? Está na moda? Quem é empreendedor? Qual a importância do em- preendedorismo para a sociedade?

Etapas do empreendedor Despertar da motivação para criação do próprio negócio; Desenvolvimento da ideia ou processo visionário; Validação da ideia; Definição da escala de operação e identificação dos recursos; Elaboração do PN; Operacionalização do PN; Consolidação e sobrevivência.

Empreendedorismo O que é? Como? Qual o Resultado? É um PROCESSO de criar algo DIFERENTE e com VALOR, dedicando TEMPO e ESFORÇO necessários. Assumindo os RISCOS: Financeiros, Psicológicos e Sociais correspondentes; Recebendo RECOMPENSAS da satisfação econômica e pessoal.

Relembrando….. Adam Smith Desenvolvimento das nações resultado de três variáveis: Mão-de-obra; Matéria prima; Capital . Hoje mais importantes: Tecnologia; “Empreendedorismo”.

ESTAMOS EM CRISE: ...Sensação de risco? ...Indignação? ...Acomodação? ...Esperança? ...Ação?

História do empreendedorismo 1950 -SCHUMPETER pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações 1967 -1970 - KNIGHT e PETER DRUCKER introduzido o conceito de risco; 1985 - PINCHOT - introduzido o conceito de "intra empreendedor“ (dentro da organização);

Empreendedor x capitalista Cantillon um dos primeiros autores a fazer a diferenciação empreendedor e capitalista: Capitalista aquele que entra com a participação financeira no negócio. Empreendedor indivíduo que assume os riscos do negócio: aquele que tem e coloca a ideia em prática.

Empreendedor X Administrador Séculos XIX e XX forma análoga entre empreendedores e administradores Atribuição organizadores da empresa, porém, sempre a serviço do capitalista.

Crescimento do empreendedorismo no Brasil Década de 1990 Softex e Genesis apoiavam atividades de empreendedorismo em software, estimulando o ensino da disciplina em universidades e a geração de novas empresas de software (start-ups).  O programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, capacitação 6 milhões de empreendedores. Investimento: R$ 8 bilhões . Mais de 5 milhões de operações de crédito.

Crescimento do empreendedorismo no Brasil Os programas Empretec e Jovem Empreendedor do SEBRAE;  Diversos cursos e programas sendo criados nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo;  Explosão do movimento de criação de empresas pontocom no país nos anos 1999 e 2000 empresas desenvolvidas por jovens;

Crescimento do empreendedorismo no Brasil Cursos específicos como os MBAs, de curta duração e Ead sobre empreendedorismo. Crescente movimento de franquias no Brasil: 2007 mais de 1.200 redes de franquias no país, com cerca de 65.000 unidades franqueadas R$ 46 bilhões de faturamento consolidado do setor. (Fonte: Adaptado de Dornelas (2008, p. 11, 12)).

Conceitos de empreendedorismo Envolve o processo de criar algo novo, inusitado, que agregue valor bem como, a devoção e comprometimento do tempo e esforço necessário para desenvolver a atividade.

Tradução de entrepreneurship – ideias de iniciativa e inovação; Termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar; O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. (DOLABELA, 2008, p.24).

Aspectos que definem um empreendedor Tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar. (DORNELAS, 2008, p. 23)

PESQUISA GEM (Global Entrepeneurship Monitor) Maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo. Começou com uma parceria entre a London Business School e o Babson College, sendo iniciado em 1999 com 10 países, e se expandindo para 59 economias a partir de 2010.

O Brasil participou pela primeira vez no ano 2000. Os resultados do GEM incluem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anual. Mais de 300 acadêmicos e pesquisadores participam ativamente do projeto e, como membros do consórcio que realiza a pesquisa mundialmente, têm acesso à programação de entrevistas, procedimento de coleta de dados e outros detalhes para análises sistemáticas.

Pesquisa dados - exposição GEM 2012 Próxima aula: Pesquisa dados - exposição

Empreendedorismo pode ser ensinado? “o treinamento para a atividade empreendedora deve capacitar o empreendedor para imaginar e identificar visões, desenvolver habilidades para sonhos realistas” enquanto o treinamento para gerentes “enfatiza as habilidades analíticas”. (Filion apud Salim et al, 2004, p. 7)

É importante um curso superior? No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade.

A questão é: O empreendedor fez o curso superior ou o curso superior fez o empreendedor?

enfatizar as habilidade Enfoque ensino empreendedor possibilitar o indivíduo a identificar visões. administrador enfatizar as habilidade de fazer análises.

10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”? Alta taxa de mortalidade infantil das empresas; Empresas necessitam profissionais com visão; Profissionais para gerenciar e viabilizar recursos; Metodologia tradicional não forma empreendedores; Relações universidades/empresas ainda são incipientes no Brasil;

10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”? Cultura e valores do ensino não sinalizam para o empreendedorismo. Percepção da importância das MPEs ainda é insuficiente; Cultura da grande empresa predomina no ensino; Ética; Cidadania. (Dolabela, 2008).

Foco dos cursos (Dornelas, 2008) Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor; Identificação e análise de oportunidades; Como ocorre a inovação e o processo empreendedor; Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico; Como preparar e utilizar um PN; Como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio; Como gerenciar e fazer a empresa crescer.

Habilidades requeridas de um empreendedor Técnicas: saber escrever, ouvir as pessoas, ser organizado e saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know how técnico de sua área; Gerenciais: áreas de criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa; Características Pessoais: envolvem características como ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, orientado a mudanças, persistente e ser um líder visionário. (Dornelas, 2008).

Por que não eu??? É certo e reconhecido que trazer o tema do empreendimento para a ordem do dia tem permitido a pessoas que não haviam antes pensado concretamente nessa possibilidade se entusiasmar com a ideia de empreender e se fazer a pergunta: por que não eu? (Salim et al (2004, p.7).

Características dos empreendedores São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São otimistas e apaixonados pelo que fazem

Características dos empreendedores São independentes e constroem o próprio destino Ficam ricos São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Possuem conhecimento Criam valor para a sociedade (Dornelas, 2008).

Pós-Graduação - EAD FACINTER EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki zeliahalicki@hotmail.com.br Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD